Unified Commerce: uma jornada com foco na experiência do cliente

Unified Commerce: uma jornada com foco na experiência do cliente

O Unified Commerce chega ao varejo para integrar a experiência da jornada de compra do consumidor.

O Unified Commerce, também chamado de comércio unificado, envolve a integração de todos os canais de vendas, dados do cliente e de pagamentos, em uma única plataforma. 

Além desses processos, tem a prioridade de proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente. Dessa forma, todos os esforços, seja na logística ou relacionada ao atendimento, por exemplo, precisam satisfazer o consumidor. 

De acordo com uma pesquisa da PwC, 73% dos consumidores consideram a experiência do cliente como um fator importante na decisão de compra e 32% dos entrevistados abandonariam uma marca, após, uma única experiência ruim. Diante desses dados, é possível concluir que quando se investe em boas experiências para o cliente o retorno para a empresa acontece, pois os benefícios são vários como: a fidelização, aumento da retenção, aumento da indicação de novos clientes, entre outros. 

A capacidade de atender às expectativas dos clientes é fundamental para que o comércio unificado tenha sucesso. Segundo uma pesquisa da consultoria BRP, 56% dos varejistas planejam adotar uma plataforma de Unified Commerce nos próximos dois anos. O estudo feito pela Kibo, também apontou que 60% dos varejistas pretendem implementar o comércio unificado nos próximos 12 meses.

Segundo a consultoria Aberdeen Group, empresas que adotaram uma plataforma de comércio unificado registraram um aumento médio de 7,5% nas receitas anuais. Conforme o relatório da Grand View Research, esse mercado deve chegar a US $46,4 bilhões até 2028, impulsionado pelo aumento do comércio eletrônico e pela busca por soluções que ofereçam uma experiência integrada e completa ao consumidor.

unified commerce

As diferenças entre o Unified Commerce e o Omnichannel

O Unified Commerce e o Omnichannel são conceitos que se complementam e oferecem a melhor experiência de compra para os seus consumidores. Com o modelo omnichannel, o cliente pode iniciar seu processo de compra no aplicativo, dar sequência no site e finalizá-lo na loja física, onde ocorre a retirada do produto. Mas, esses processos são realizados de forma independente e não unificado.

Já o Unified Commerce por meio de uma única plataforma consegue fazer a troca de informações em todos os canais, em tempo real.  Além de ser um processo mais simplificado, a quantidade de erros durante as trocas de dados é reduzida. 

As vantagens do Unified Commerce

Veja alguns benefícios que o Unified Commerce pode oferecer. 

1. Experiência de compra integrada

Com a integração dos canais, o cliente  poderá comprar em um canal e retirar em outro. Além de ter acesso a promoções e descontos exclusivos conforme o seu histórico de compras que aumenta ainda mais a satisfação do consumidor.

2. Operação unificada em um só lugar

Com a integração dos processos em um só lugar, permite uma gestão mais eficiente do estoque, logística, processo internos e ainda reduz os custos e aumenta a produtividade. 

3. Personalização da experiência

Com as informações integradas em uma única plataforma, a empresa pode coletar informações do cliente e do seu histórico de compras e oferecer uma experiência personalizada com promoções e descontos exclusivos. 

Se você busca destacar o seu negócio no mercado, então, você precisa investir em Unified Commerce! Essa tendência oferece experiências que vão ajudar o consumidor a fidelizar com sua marca. Para te ajudar a se inserir nesta tendência que vem conquistando mais espaço, a Linx pode te ajudar nesta integração em uma única plataforma.

Quer saber mais? Entre em nossa página e veja como podemos unificar o seu e-commerce

 

Entenda o conceito de Unified Commerce, que vai além da omnicanalidade, colocando o cliente no centro de todo o processo. Como a Natura abraçou essa ideia e tem criado experiências cada vez mais marcantes para os clientes? Ouça agora em nosso podcast:

Natura

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