Tudo o que você precisa saber sobre gestão pedagógica
Transformação Digital

Tudo o que você precisa saber sobre gestão pedagógica

A missão de todas as escolas começa pelo objetivo de oferecer um ensino de alta qualidade para seus estudantes, garantindo uma aprendizagem plena e uma formação completa. Mas nem todos estão cientes de que o caminho para chegar lá passa por uma gestão pedagógica eficiente.

Você sabe como funciona essa coordenação pedagógica na prática? Tem o conhecimento de quais profissionais são necessários nessa equipe? 

Vem com a gente e vamos entender tudo isso e mais!

O que é gestão pedagógica? Quais são suas funções?

A gestão pedagógica é um dos grandes pilares da gestão escolar. Junto com a organização financeira, os recursos humanos e a administração, ela é responsável por manter a escola funcionando.

Nesse grande trabalho conjunto, ela possui a função essencial de cuidar da parte que podemos chamar de “coração” da escola: o ensino e a aprendizagem de cada aluno que passa pelos seus corredores.

Na prática, a gestão pedagógica tem como funções principais:

Essas são as demandas mais centrais no trabalho da equipe pedagógica, mas vale lembrar que sua função não se resume a essa lista.

Todas as questões que envolvem o ensino e o aprendizado são de responsabilidade da gestão pedagógica, que atua em quatro áreas de destaque. Veremos mais sobre isso na sequência.

Gestão escolar ou gestão pedagógica? Qual é a diferença?

É muito comum confundir o conceito de gestão pedagógica com a ideia de gestão escolar. No entanto, a diferenciação é simples.

A gestão escolar diz respeito a todo o trabalho realizado dentro da instituição para manter seu funcionamento, o que envolve a parte administrativa, o controle financeiro, os investimentos, os recursos humanos e — é claro — a coordenação pedagógica.

Portanto, a gestão pedagógica é uma parte específica dentro da gestão escolar. Sua função, nesse espaço de destaque, é garantir o sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 

gestão pedagógica

Quais são as diferentes áreas atendidas pela coordenação pedagógica na prática?

O foco da gestão pedagógica na escola divide-se em quatro áreas distintas. Todas elas são fundamentais para o sucesso de uma instituição e — apesar de estarem “separadas” — precisam ser trabalhadas de forma integrada pela sua equipe.

Conheça essas quatro áreas tão importantes:

Gestão da ação docente

Este é o segmento da gestão pedagógica que lida diretamente com os professores. Ele envolve garantir que cada educador tenha as condições necessárias para oferecer o melhor ensino possível para seus estudantes.

Para isso, a equipe pedagógica deve promover a formação continuada, a adaptação às novas tendências da educação e a valorização e motivação dos docentes.

Preparamos alguns textos que podem ajudar sua equipe a trabalhar essas questões:

Gestão de currículo 

Esta área tem como foco a elaboração das diretrizes curriculares da escola, a escolha de metodologias e a preparação do projeto político-pedagógico.

As decisões tomadas pela equipe pedagógica na gestão de currículo precisam estar profundamente conectadas à missão e aos valores da escola. Também é importante discutir os objetivos com os responsáveis pela instituição.

Para completar, a equipe que lida com a questão curricular deve estar por dentro das novidades do mundo da educação, para buscar as tendências mais recentes em metodologias ativas, técnicas de ensino, entre outras. Para isso, vale a pena participar de eventos escolares e acompanhar as notícias e novidades do setor.

Leia também: Como elaborar um projeto político-pedagógico de forma estratégica.

Gestão de patrimônio

Neste segmento, sua equipe deve avaliar os recursos didáticos e pedagógicos disponíveis na escola, determinando também sua distribuição, de acordo com os objetivos da matriz curricular e com a necessidade dos professores.

Ainda, é sua função estudar a possibilidade de novos investimentos. Isso envolve a compra de materiais básicos, equipamentos escolares e novas tecnologias importantes para a escola

Por envolver dinheiro e patrimônio, essa é a parte da coordenação pedagógica que está mais conectada à gestão financeira. O trabalho deve ser integrado entre as duas equipes para garantir que os investimentos não prejudiquem a saúde econômica da instituição.

Gestão de resultados

A equipe pedagógica deve definir metas para a escola envolvendo o cronograma de atividades e o desempenho de alunos e professores. 

Esta área, então, tem como objetivo avaliar o cumprimento dessas metas, conferir possíveis problemas e trabalhar com os outros segmentos para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Quem faz parte da equipe pedagógica?

A gestão pedagógica é uma parte tão complexa e importante na estrutura de uma escola que não pode ser delegada a apenas uma pessoa. 

Por isso, busque contar com uma equipe composta por profissionais de qualidade, capacitados e preparados para lidar com as demandas da escola, inclusive levando em conta as oportunidades e desafios da educação na era digital.

A composição desse time depende das particularidades de cada escola. No entanto, geralmente ele conta com o diretor da escola, um coordenador pedagógico, um supervisor, um orientador e o restante do corpo docente.

Potencialize a gestão pedagógica com um sistema de gestão

Agora que você já sabe o que é a gestão pedagógica e como ela funciona em uma escola, é hora de conhecer o caminho para otimizar essas demandas. 

Um software de gestão escolar, como o Sponte, oferece mais eficiência, liberdade e autonomia para sua equipe, com planejamento pedagógico facilitado, sistema de avaliação escolar personalizado e muito mais. Não deixe de conferir.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!