Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Entre os vários desafios de empreender no setor de combustíveis, o treinamento de frentistas é um dos mais importantes. Afinal de contas, a competência desse colaborador é fundamental para o sucesso do posto, tanto ao fidelizar o cliente como ao aprimorar a percepção sobre a sua marca.
Por isso, aproveitamos o tema para elaborar este conteúdo. O nosso objetivo é abordar as principais noções sobre esse treinamento, destacando a importância do atendimento ao cliente e quais são os principais fatores para capacitar a sua equipe. Então, não perca tempo e acompanhe 5 dicas!
Como todos sabemos, a qualidade é um aspecto central na atuação de qualquer negócio. Com o setor de abastecimento, isso não seria diferente, até porque trata-se de uma relação direta entre colaboradores e clientes.
Por isso, oferecer um serviço de qualidade é determinante para o sucesso do posto, principalmente se pensarmos na qualidade relacionada ao atendimento dos consumidores. Inclusive, aqui vai uma ideia que merece a sua atenção:
O atendimento do frentista pode ser o primeiro e último contato de um cliente com o seu estabelecimento.
Ou seja, a qualidade do atendimento pode não ser a principal responsável por atrair clientes, mas está diretamente relacionada à fidelização dos seus consumidores.
Como todos sabemos, o combustível é um produto de consumo contínuo. Por isso, a fidelização é uma estratégia de extrema importância para a sustentabilidade do posto no longo prazo — e a qualidade do atendimento é a ferramenta utilizada para conseguir esse objetivo.
É por isso que treinar o frentista é uma parte tão importante para o sucesso do estabelecimento. Tratando-se de postos, é fundamental garantir que o funcionário esteja apto a lidar com o cotidiano do negócio, conciliando as competências do cargo com o carisma necessário para lidar com o público.
Agora que você entende a importância do treinamento para o sucesso do empreendimento no longo prazo, chega o momento de conhecer os pontos mais importantes sobre ele. Afinal de contas, como essa capacitação pode melhorar a fluidez do seu negócio? Entenda!
Assim como em qualquer outro setor, a capacitação faz com que um funcionário novato se familiarize com as ferramentas e rotinas do trabalho. Isso é ainda mais importante para os postos de combustível, em que o nível de responsabilidade e risco operacional é muito elevado.
Além de conscientizar os colaboradores sobre os riscos e práticas de segurança, o treinamento é fundamental para estimular a “mecanização” do trabalho, ensinando os procedimentos, estimulando a repetição, minimizando erros e aumentando a velocidade do operador.
Lidar com o público exige competências de comunicação, como escuta, interpretação, objetividade e clareza. Às vezes, o contratado apresenta boa disciplina e pontualidade, mas falha em termos de comunicação.
O trabalho de um frentista é operar na linha de frente dos postos, em ambientes barulhentos e que exigem um contato rápido e efetivo, garantindo o fluxo de carros e a agilidade do negócio. Para isso, o treinamento é fundamental.
Além disso, esse profissional é uma extensão dos seus canais de venda, pois é um atendente ativo do seu estabelecimento. Então, além de ser capaz de realizar os serviços rápidos e interagir com o cliente, o bom frentista também deve estar pronto para converter algumas vendas.
Logicamente, o ambiente não permite interações demoradas. Mas o simples fato de o frentista sugerir serviços, produtos e soluções extras para as necessidades do cliente já é suficiente para gerar um faturamento adicional.
Por serem ambientes de alta periculosidade, os postos exigem boas práticas de organização, eficiência e otimização. As rotinas devem ser previsíveis. A atuação dos frentistas pode ser roteirizada, evitando excessos e garantindo uma cordialidade padronizada, rápida e satisfatória em todos os atendimentos.
O mesmo nível organizacional deve estar presente no manuseio das ferramentas, produtos e componentes, que devem ser constantemente retornados ao ponto de origem, evitando itens soltos pelo pátio e a quebra de previsibilidade na atuação da equipe.
Por último, a tecnologia tem um papel fundamental, pois os postos são beneficiados pelas novidades da digitalização. O frentista deve estar pronto para lidar com as tecnologias que você implementa no posto, como o manuseio de novas máquinas para pagamento, totens de autoatendimento e afins.
Assim como em todos os setores, a tecnologia representa a oportunidade de melhorar o atendimento, reduzindo custos e aumentando o faturamento. Nos postos, as tecnologias POS TEF permitem que o cliente pague de dentro do carro.
Além disso, existem outras tendências que vêm ganhando espaço e atenção. Um bom exemplo disso são as e-Wallets, as carteiras digitais, que são um símbolo da revolução bancária no país — um movimento popularizado pelo crescimento das fintechs e sua atuação no mercado nacional.
Agora que você conhece os principais argumentos para treinar a sua equipe, chega o momento de conhecer as melhores dicas e abordagens de treinamento. Confira!
A tecnologia veio para ficar. Por isso, é importante estimular essa mentalidade nos treinamentos, deixando claro que a permanência na equipe depende de um convívio funcional com essas novidades, como pagamento POS TEF, autoatendimento e automação.
É necessário capacitar os frentistas desde a admissão, explicando que a abordagem do posto é a inovação, focada em tecnologia e resultado. Isso estimula os colaboradores a abraçarem as novas tecnologias, diminuindo a resistência e aumentando a efetividade de longo prazo.
Sempre existirão detalhes que fazem as situações fugirem do planejado. Por isso, é importante estabelecer uma comunicação franca, direta e objetiva com a equipe, notificando o que precisa ser aprimorado, em uma busca constante por melhores resultados.
No entanto, o treinamento deve ser feito com equilíbrio, sem cultuar a tecnologia a ponto de todos se sentirem ameaçados pela automação dos seus trabalhos. Para isso, é importante trabalhar noções como o pertencimento, reforçando que todos compõem um time, unido e focado em um mesmo objetivo.
Por último, vem a competência de lidar com as ferramentas, tecnologias e serviços. Os frentistas lidam com ativos caros, tanto do posto como de terceiros. Por isso, a excelência técnica é obrigatória em qualquer treinamento, que deve capacitar os funcionários para minimizar a ocorrência de erros.
Como pode ver, o bom atendimento vai muito além de aspectos como simpatia e carisma. Na realidade, a qualidade depende de uma série de fatores críticos que, felizmente, podem ser ensinados aos colaboradores por meio de treinamentos especializados.
Agora que você conhece os aspectos necessários para o treinamento de frentistas, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Assim, outras pessoas ficarão por dentro do assunto!