Trabalho híbrido, home office ou presencial: 5 dicas de como engajar a equipe
Recursos humanos

Trabalho híbrido, home office ou presencial: 5 dicas de como engajar a equipe

Desenvolver e conservar o engajamento das equipes é um dos maiores desafios do RH e da liderança das empresas. Isso ocorre porque cada profissional é único, ou seja, tem suas próprias características, habilidades e objetivos. Logo, o sucesso da companhia está atrelado ao modo como os funcionários se sentem executando suas tarefas, independentemente do modelo laboral: trabalho híbrido, home office ou presencial.

Sendo assim, o aumento da produtividade, o cumprimento de metas e objetivos, a satisfação interna, a retenção de talentos e muitos outros retornos relevantes para o empreendimento dependem da atuação do colaborador em relação à cultura organizacional.

Pensando nisso, neste artigo mostraremos como você pode engajar suas equipes da melhor forma possível em todas as modalidades de trabalho disponíveis na empresa. Prossiga com a leitura e conheça as melhores soluções para obter ótimos resultados.

Quais as principais modalidades de trabalho?

Atualmente, devido aos desafios da pandemia existem três tipos de jornada laboral. Conheça-as a seguir, bem como suas características.

Formato presencial

Como o próprio nome diz, o funcionário marca presença na companhia para exercer suas atividades de rotina e cumprir o horário diário estipulado. As peculiaridades dessa atividade são as seguintes:

  • mais tempo e dinheiro gastos em locomoção: a instituição que conta com times presenciais assume custos antes do início das jornadas diárias, já que os colaboradores passam muito tempo no trânsito ou no transporte coletivo. Gastos com locomoção são bastante comuns e necessário para que os talentos estejam presentes na companhia diariamente;
  • economia com estrutura e equipamentos: como os funcionários atuam somente na empresa, não precisam montar um espaço para trabalhar — como veremos nas modalidades a seguir — e também não precisam solicitar ou adquirir equipamentos para essa finalidade;
  • mais proximidade com a cultura empresarial: de forma remota, normalmente, é difícil garantir adaptação e integração aos outros talentos. Por outro lado, no regime presencial é possível ter mais proximidade com os colegas e aderir com facilidade aos objetivos da empresa.

Home office

O home office é um trabalho 100% remoto, ou seja, o colaborador pode atuar de casa ou em qualquer outra localidade, basta ter um dispositivo conectado à internet para exercer suas tarefas diárias. Conheça as características dessa modalidade:

  • autonomia para gerenciar horários: em casa, os talentos podem definir sua rotina e horários, desde que a empresa permita. Isso é bastante benéfico para quem sabe ser organizado, mas arriscado para quem tem dificuldade em estipular prioridades.
  • economia de tempo e dinheiro com transporte: gasta-se menos dinheiro pessoal ou da empresa com transporte e não se perde tempo entre a residência e o trabalho.
  • mais tempo com a família: o home office permite passar mais tempo com a família. Só que é necessário estipular um limite para não prejudicar o desempenho laboral — caso haja muitas interrupções ao longo do trabalho remoto.

Trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido une o melhor dos dois mundos, combinando o formato presencial com o home office. Dessa maneira, a companhia garante que os talentos tenham liberdade para atuar sem que sejam obrigados a estar fisicamente na empresa todos os dias. Veja algumas características:

  • redução de custos: como o número de funcionários presentes na empresa é menor, os gastos estruturais são menores, por exemplo, equipamentos, vale-transporte (ou combustível), água, energia, alimentação etc.;
  • menor rotatividade: muitos talentos ficam satisfeitos com esse modelo e tendem a permanecer mais tempo na companhia. Isso também atrai novos candidatos, especialmente os mais jovens;
  • comodidade: a chance de exercer obrigações em casa durante certos períodos para quem conta com boa estrutura. Afinal, o indivíduo não precisa se deslocar com frequência e pode fazer quase tudo pela internet.

Como engajar os colaboradores?

Conheça 5 dicas para engajar sua equipe nas três modalidades laborais.

1) Estipule metas claras

Ter metas claras e comunicá-las ao time é essencial para que todos entendam o objetivo dos trabalhos. A comunicação recíproca faz com que cada profissional compreenda sua importância nas atividades organizacionais. Saber como as funções devem ser exercidas contribui para o alcance das metas, o que gera uma percepção de importância individual em cada funcionário, motivando-os. Assim, todo o esforço da equipe terá uma finalidade significativa, aumentando sua produtividade.

2) Crie planos de crescimento profissional

Grande parte dos talentos almeja alavancar sua carreira profissional. Quando há oportunidade dentro da própria instituição, esse é o melhor motivo para continuarem nela e melhorar sua performance laboral.

Devido às diversas modalidades de trabalho, o plano de crescimento profissional não deve atender somente o desenvolvimento vertical, e sim no reconhecimento claro de valores, habilidades e objetivos do colaborador na organização. Assim, ele tem a chance de contribuir ao máximo para o sucesso da empresa.

3) Revise a cultura organizacional

Como a cultura organizacional está atrelada à missão, à visão e aos valores da companhia, é preciso que ações orgânicas e experiências diárias sigam essa linha, especialmente em equipes híbridas e de home office, pois ficam longe das dependências da empresa.

O primeiro passo é revisar e deixar a cultura mais flexível de modo a equilibrar a linha tênue que se forma entre vida profissional e pessoal. Se o trabalho é remoto, una esses dois mundos de forma empática e inclusiva para que o time absorva os aspectos culturais do negócio.

4) Ouça os feedbacks

Escute todos os funcionários, pois cada membro da equipe tem algo relevante a dizer para otimizar o fluxo operacional e o relacionamento interpessoal da companhia. Fazer uma videochamada com um colaborador que está passando dificuldades, por exemplo, pode trazer soluções para desenvolvê-lo e melhorar sua performance. Reserve momentos da sua semana para ouvir a todos.

Ebook Diferentes gerações de colaboradores: guia da diversidade geracional

5) Tenha uma política de reconhecimento

Todos os dias são chances para engajar e motivar os times. Práticas específicas, como oferecer brindes, eleger os funcionários do mês, garantir participação nos lucros, conceder comissões de vendas e flexibilizar a política de benefícios são essenciais. Além disso, é válido separar alguns minutos do dia para enviar agradecimentos via e-mail ou fazer ligações breves após metas batidas. Existe uma infinidade de maneiras de demonstrar apreço pelos membros da equipe.

Qual a importância de manter a equipe engajada?

A importância do engajamento de funcionários é sentida por meio dos benefícios obtidos. Conheça os principais:

  • melhora na produtividade: crescimento considerável da capacidade de produção dos talentos, pois eles estarão em sintonia com os propósitos da instituição, gerando ótimos resultados gerais;
  • desenvolvimento de soluções inovadoras: a motivação no trabalho gera uma conexão afetiva que eleva o senso de pertencimento. Assim, os colaboradores ficam propícios a apresentarem soluções inovadoras de modo a otimizar o fluxo operacional e melhorar o nível competitivo da empresa no mercado;
  • redução de custos: com o ato de engajar, a economia de recursos humanos vem a galope. Graças à retenção de talentos, você reduz despesas relacionadas a demissões, recrutamento, seleção e capacitação de novos integrantes.

Independentemente da modalidade laboral exercida na sua empresa — presencial, home office ou trabalho híbrido — é muito importante praticar as dicas e informações mencionadas neste conteúdo. Afinal, funcionários engajados elevam o nível de expansão e sucesso da empresa, estejam onde estiverem.

Uma sugestão para obter esse resultado é fazer a transformação tecnológica do departamento de RH. O Humanus é um software robusto de gestão de RH, pois tem tudo que você precisa para simplificar operações de rotina, simplificar processos, garantir agilidade, proteger dados sensíveis e executar as atividades com precisão (sem erros). Acesse o site e conheça o nosso catálogo de soluções para gerenciar seu capital humano com mais eficiência.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente