Como aumentar o ticket médio de farmácias? Veja 4 dicas!
Farmácias e drogarias

Como aumentar o ticket médio de farmácias? Veja 4 dicas!

É importante ter uma quantidade significativa de clientes, afinal, é disso que qualquer negócio sobrevive. Mas a busca pela lucratividade exige bem mais; por isso, saber como aumentar o ticket médio de farmácias é uma busca constante para os empreendedores do setor.

Temos uma boa notícia, que é o bom desempenho econômico dessas lojas, impulsionado pela essencialidade dos itens que são anunciados em suas gôndolas. Mesmo tendo ótima saúde, é raro que exista alguém que não entre em uma farmácia ao menos uma vez por semana — nem que seja para usar a balança disponibilizada aos consumidores.

Toda essa procura deve ser utilizada como meio para promover novas vendas e aumentar o ticket médio. Quer saber quais são as 4 principais dicas para vender mais e conseguir esse resultado? Continue a leitura e confira!

O que é ticket médio?

É definido como um índice que aponta a média do valor gasto por cliente e pode ser calculado a cada compra, semana, mês ou ano. Também é possível que esse cálculo seja feito de forma mais ampla, considerando a totalidade de compras feitas globalmente durante esses períodos.

Vamos considerar esse segundo exemplo, e que 1.000 clientes gastaram R$ 35.000 em um único mês. O ticket médio dessas contas é igual a 35.000 ÷ 1.000, o que totaliza R$ 35,00 gastos a cada compra efetuada.

Como aumentar o ticket médio de farmácias?

Se, ao fazer o cálculo acima, o resultado parece desanimador para a sua farmácia, saiba que não há nada perdido. Nesse caso, o ideal é que você crie estratégias que aumentem o consumo por cliente, e são muitas as formas para se conseguir isso, como você verá nas dicas a seguir!

1. Invista em marketing digital

Torne a sua farmácia conhecida localmente e até mesmo para além da sua cidade por meio de estratégias de marketing digital. Aproveite a alta nas vendas online e aumente o número de vendas e o valor dos itens que serão comprados. Uma boa exposição dos seus produtos com prazos de entrega, preços e marcas atrativas faz toda a diferença.

Para promover seus produtos, invista também em conteúdos relevantes sobre os principais, como dicas de beleza e outras que se relacionem com os segmentos de saúde e higiene. Isso fará com que você rapidamente se transforme em uma referência, o que levará mais clientes e com novas necessidades à sua farmácia.

2. Conheça seus produtos

Não basta abrir um negócio e esperar a clientela ir até você com os pedidos em mãos, pois isso limitará tremendamente sua atuação e crescimento. Esteja devidamente qualificado e tenha uma equipe competente, que saiba identificar aquilo que o público busca e esteja apto a fazer indicações que solucionem os problemas levados até o balcão.

Faça isso com a devida responsabilidade, ética e transparência, para que a busca pelo aumento do faturamento não gere problemas como a prescrição de remédios de uso controlado ou o exercício irregular de profissões alheias à sua formação. Ter uma margem de lucro maior não pode nem deve significar agir de modo reprovável!

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3. Ouça sua clientela

Utilize mecanismos que aprimorem a relação com a clientela, e a escuta ao seu público é um dos caminhos a serem seguidos. Use a tecnologia a seu favor, verifique o nível de satisfação constantemente e pergunte o que pode ser melhorado e/ou aquilo que ele gostaria de encontrar no seu negócio.

4. Aposte na automação

A tecnologia pode ser uma aliada ainda mais presente no seu negócio por meio de softwares de automação, que pode contemplar diversas rotinas burocráticas e repetitivas, como o controle de documentos fiscais, estoque e gestão financeira. Aproveite as ferramentas poderosas que estão disponíveis para você e utilize elas para aumentar o seu lucro!

São dicas simples e que, se seguidas da maneira adequada, com certeza levarão ao aumento do ticket médio de farmácias. Ter uma rentabilidade maior não faz bem apenas à saúde financeira da sua empresa, mas também permite que você tenha capacidade de resolver outras demandas suas e do seu público.

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