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07/06/2016

Última chance! Aumente o ticket médio no checkout da farmácia

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Para melhorar a performance da loja em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso que o proprietário esteja atento a cada nova ocasião favorável. Em muitos casos, são os detalhes que fazem a diferença.

O checkout, por exemplo, é um espaço importante para quem deseja aumentar o tíquete médio explorar. Mas o melhor aproveitamento depende de como o varejista trabalha a oportunidade. Entulhar produtos aleatoriamente sem critério e organização não é o melhor caminho.

Quando se trata de vendas no checkout em farmácias, por exemplo, a escolha do mix e a exposição correta definem o resultado. Para escolher o portfólio certeiro, deve-se levar em conta que esses produtos não são categorias destino da loja nem de necessidade recorrente. Portanto, os itens com mais probabilidade de ser consumidos por impulso são os mais comuns nessa área.

Os produtos vendidos por impulso são aqueles que não precisam de receita e os que costumam ser lembrados na saída. Por exemplo, analgésico e produtos pequenos para a famosa “farmacinha caseira”. Outra opção comum são as balas, chicletes, barras de cereal e guloseimas, que são itens muito rentáveis.

É necessário que a farmácia aproveite bem o espaço para a venda de produtos que não fazem parte do planejamento do cliente. Mesmo se alguns produtos não forem tão rentáveis, o ideal é mesclar com itens de margem maior para que se tenha um espaço atrativo.

Veja também: A influência do Layout nas vendas do varejo farmacêutico

Também é possível escolher um mix de produtos que seja fácil para os operadores de caixa oferecerem aos clientes. Por exemplo, se no checkout existem barras de cereal com alto teor de proteína, é possível indicar o produto para alguém que está com uma roupa de ginástica.

Com os produtos bem escolhidos e a técnica utilizada no checkout estabelecida, é hora de colocar todos os esforços nesse espaço com um bom planejamento, e não somente inserir os produtos aleatoriamente nas gôndolas.

A utilização de equipamentos adequados para a exposição dos produtos também faz toda a diferença com peças bem projetadas que expõem os produtos da melhor maneira, mas sem atrapalhar o atendimento ao cliente.

A oferta de kits promocionais, como “leve 3 pague 2” ou “compre-leve”, funciona muito bem, principalmente nos checkouts, já que possuem um apelo muito forte. E, neste caso, é importante cuidar para que não seja utilizada uma comunicação muito agressiva, para não poluir a imagem e o contato visual dos produtos no restante das lojas.

Veja a matéria na íntegra no Guia da Farmácia 


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