Mercado de beleza: conheça as principais tendências pós-pandemia
Estética e saúde

Mercado de beleza: conheça as principais tendências pós-pandemia

O mercado de beleza tem grandes oportunidades de crescimento na retomada da economia. Saiba como se preparar e aproveitar ao máximo essas possibilidades.

O setor de beleza foi profundamente impactado pela pandemia. As mudanças de prioridade dos consumidores e as limitações ao contato causadas pelo isolamento social exigiram que indústrias e varejistas se adaptassem rapidamente e transformassem seus negócios. Para o mercado de beleza, o resultado foi uma revolução!

Considerado como varejo não-essencial, o setor precisou fechar as portas e lutar pela sobrevivência no mundo digital. WhatsApp e redes sociais se tornaram fundamentais na estratégia de captação e relacionamento com os clientes, enquanto o e-commerce ganhou força como canal de vendas.

Nesse período, os consumidores mudaram seu comportamento em relação aos produtos e serviços de beleza. O cuidado pessoal passou a incorporar a saúde mental e o conceito de bem-estar agora reúne corpo e mente. O consumo consciente e a busca por matérias-primas sustentáveis também ganharam força, ao mesmo tempo em que rituais anti-stress se tornaram mais importantes. Aspectos ligados à segurança também ganharam relevância, e tudo isso continuará forte no pós-pandemia.

Por isso, as empresas do mercado de beleza precisam estar preparadas para aproveitar as oportunidades de crescimento que este segundo semestre já vem apresentando:

1) Cuide do cliente por inteiro

No mundo pré-Covid, o foco estava em produtos e tratamentos estéticos. Com a pandemia, a beleza interior passou a ser tão ou mais importante que a exterior. De um lado, o isolamento social reduziu as ocasiões de uso de maquiagem e perfumaria; de outro, a insegurança trazida pela crise aumentou o interesse em bem-estar e equilíbrio.

Por isso, no pós-pandemia existe uma grande oportunidade para cuidar do corpo e da mente do cliente. Isso pode se apresentar de várias formas:

  • Desenvolver produtos e serviços que possam ser entregues como rituais aos clientes. Assim, o banho deixa de ser somente um momento de limpeza e se torna uma purificação;
  • Repensar o layout, as cores e a iluminação das clínicas estéticas e das lojas físicas para oferecer alguns minutos de férias do cotidiano;
  • Fazer com que a jornada de consumo tenha um sentido de redescoberta, uma vez que muita gente está há quase 18 meses com pouco contato externo.

mercado de beleza pós-pandemia

2) Digitalize a jornada de consumo

Antes da pandemia a digitalização dos negócios já era uma oportunidade de crescimento. No pós-pandemia, passa a ser essencial. As avaliações da sua empresa no Google e as indicações de outros clientes são dois dos fatores mais importantes na decisão do cliente, e ambos podem ser impulsionados com o uso de tecnologia. Com a evolução do comportamento dos clientes, é essencial contar com recursos como:

  • Agendamento online de atendimentos: os clientes não querem perder tempo e buscam praticidade em tudo. Uma plataforma tecnológica que ofereça agendamento online poupa tempo do cliente e melhora os processos internos do negócio.
  • Análise de dados de comportamento: cada cliente é único e tem preferências muito específicas. A experiência do consumidor precisa se basear em ferramentas de captação e relacionamento para gerenciar as preferências de cada cliente e entregar personalização em cada contato.
  • Promoções exclusivas: a personalização não está apenas em chamar o cliente pelo nome. Mais importante que isso é conhecer bem o público para saber que produtos e tratamentos oferecer, em que ocasião, a que preço. Com o uso de tecnologia, você transforma a jornada de consumo e aumenta sua lucratividade.
  • Pagamentos digitais: a hora do pagamento costuma ser o aspecto menos interessante da experiência de consumo, praticamente um “mal necessário” para o cliente. Recursos que acelerem o pagamento, como links de pagamento e sistemas contactless, ou mesmo ferramentas que eliminem a transação, como carteiras digitais e pagamentos no aplicativo, melhoram a satisfação do cliente e aumentam as vendas.

3) Aumente os controles sobre o negócio

A pandemia pegou muita gente desprevenida. Muitos negócios enfrentaram o isolamento social sem uma visão adequada do caixa ou controle sobre os estoques. No pós-pandemia, negócios com uma visão integrada de suas operações ficam em vantagem, pois podem se antecipar às demandas dos clientes, fazer promoções em cross selling, otimizar processos e encontrar oportunidades de ganho que até então estavam ocultas.

O uso de um sistema de gestão que agiliza desde a agenda até os serviços traz mais interatividade, relacionamento personalizado e eficiência operacional para o seu negócio. Com uma plataforma que automatize aspectos como o comissionamento dos profissionais, você pode identificar pontos de melhoria e garantir mais lucratividade.

Setor de serviços na pandemia infográfico

4) Esteja atento ao ecossistema

A pandemia trouxe uma lição muito importante: quem atua em parceria aumenta suas possibilidades de sucesso. Essa é uma das razões que explicam o crescimento dos marketplaces, que já representam mais de 50% do varejo online brasileiro: esse modelo de negócios tem sido um caminho importante para o desenvolvimento das empresas de beleza.

Na retomada dos negócios, os marketplaces continuarão a ser um dos motores do crescimento das vendas digitais. Por isso, esteja atento às diversas oportunidades que esse modelo pode oferecer:

  • Acesso a novos consumidores, que podem ser posteriormente atraídos para o e-commerce da própria marca;
  • Aceleração da digitalização dos negócios, pois os marketplaces já contam com uma estrutura desenvolvida e pronta para vender;
  • Acesso a novos serviços de marketing, logística e financeiros, que aumentam a profissionalização do varejo e as possibilidades de geração de resultados;
  • Possibilidade de multiplicação de negócios. Dados do Hub de Marketplaces da Linx Commerce mostram que, em média, cada varejista online brasileiro está presente em 4,6 marketplaces. Assim, eles diversificam sua presença online para reduzir a dependência de uma única plataforma e alcançar públicos diferentes.

O mercado de beleza tem grandes oportunidades de crescimento no pós-pandemia. Para aproveitar essas oportunidades, porém, é preciso ser capaz de identificá-las e se posicionar corretamente. E isso só consegue fazer quem está preparado.

Se você quer aumentar as vendas e lucros do seu negócio, fale com a gente!

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