Estética e saúde
Lembretes de consultas médicas para redução de faltas
As faltas em consultas médicas representam um desafio significativo para a eficiência do sistema de saúde, afetando tanto pacientes quanto
O mercado de beleza tem grandes oportunidades de crescimento na retomada da economia. Saiba como se preparar e aproveitar ao máximo essas possibilidades.
O setor de beleza foi profundamente impactado pela pandemia. As mudanças de prioridade dos consumidores e as limitações ao contato causadas pelo isolamento social exigiram que indústrias e varejistas se adaptassem rapidamente e transformassem seus negócios. Para o mercado de beleza, o resultado foi uma revolução!
Considerado como varejo não-essencial, o setor precisou fechar as portas e lutar pela sobrevivência no mundo digital. WhatsApp e redes sociais se tornaram fundamentais na estratégia de captação e relacionamento com os clientes, enquanto o e-commerce ganhou força como canal de vendas.
Nesse período, os consumidores mudaram seu comportamento em relação aos produtos e serviços de beleza. O cuidado pessoal passou a incorporar a saúde mental e o conceito de bem-estar agora reúne corpo e mente. O consumo consciente e a busca por matérias-primas sustentáveis também ganharam força, ao mesmo tempo em que rituais anti-stress se tornaram mais importantes. Aspectos ligados à segurança também ganharam relevância, e tudo isso continuará forte no pós-pandemia.
Por isso, as empresas do mercado de beleza precisam estar preparadas para aproveitar as oportunidades de crescimento que este segundo semestre já vem apresentando:
No mundo pré-Covid, o foco estava em produtos e tratamentos estéticos. Com a pandemia, a beleza interior passou a ser tão ou mais importante que a exterior. De um lado, o isolamento social reduziu as ocasiões de uso de maquiagem e perfumaria; de outro, a insegurança trazida pela crise aumentou o interesse em bem-estar e equilíbrio.
Por isso, no pós-pandemia existe uma grande oportunidade para cuidar do corpo e da mente do cliente. Isso pode se apresentar de várias formas:
Antes da pandemia a digitalização dos negócios já era uma oportunidade de crescimento. No pós-pandemia, passa a ser essencial. As avaliações da sua empresa no Google e as indicações de outros clientes são dois dos fatores mais importantes na decisão do cliente, e ambos podem ser impulsionados com o uso de tecnologia. Com a evolução do comportamento dos clientes, é essencial contar com recursos como:
A pandemia pegou muita gente desprevenida. Muitos negócios enfrentaram o isolamento social sem uma visão adequada do caixa ou controle sobre os estoques. No pós-pandemia, negócios com uma visão integrada de suas operações ficam em vantagem, pois podem se antecipar às demandas dos clientes, fazer promoções em cross selling, otimizar processos e encontrar oportunidades de ganho que até então estavam ocultas.
O uso de um sistema de gestão que agiliza desde a agenda até os serviços traz mais interatividade, relacionamento personalizado e eficiência operacional para o seu negócio. Com uma plataforma que automatize aspectos como o comissionamento dos profissionais, você pode identificar pontos de melhoria e garantir mais lucratividade.
A pandemia trouxe uma lição muito importante: quem atua em parceria aumenta suas possibilidades de sucesso. Essa é uma das razões que explicam o crescimento dos marketplaces, que já representam mais de 50% do varejo online brasileiro: esse modelo de negócios tem sido um caminho importante para o desenvolvimento das empresas de beleza.
Na retomada dos negócios, os marketplaces continuarão a ser um dos motores do crescimento das vendas digitais. Por isso, esteja atento às diversas oportunidades que esse modelo pode oferecer:
O mercado de beleza tem grandes oportunidades de crescimento no pós-pandemia. Para aproveitar essas oportunidades, porém, é preciso ser capaz de identificá-las e se posicionar corretamente. E isso só consegue fazer quem está preparado.
Se você quer aumentar as vendas e lucros do seu negócio, fale com a gente!