5 tendências de mercado para 2022 que vieram para ficar!

Tecnologias, destaques e ritmo de inovação. Da forma como percebemos, atravessamos um dos períodos mais interessantes para a competitividade e diferenciação das empresas. Entre as várias tendências de mercado existentes, cabe à gestão identificar as alternativas mais interessantes para alavancar seu negócio.

Por isso, elaboramos este post exclusivo sobre o tema. O nosso objetivo é demonstrar a importância da adoção de tendências para o aprimoramento dos seus resultados. Para isso, listamos as novidades mais relevantes para 2022, e como você pode implementá-las no seu negócio. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que é importante acompanhar as tendências de mercado?

Competitividade, destaque e satisfação. Em nossa visão, esses são os principais argumentos que estimulam o estudo e a implementação de tendências em qualquer negócio. Diferentemente do que muitos pensam, as tendências não existem apenas sob a forma de novidades no campo da tecnologia e do marketing.

Na realidade, um dos principais tipos de tendência é a operacional, que estimula a transformação na sua forma de fazer negócios. Um exemplo é a exportação de produtos e serviços. Em um cenário de dólar forte, facilidade logística e internacionalização dos canais, vender para o exterior está cada vez mais interessante.

Em contrapartida, quem não se atenta a essas oportunidades pode cair na estagnação, pois não há nada de novo sendo testado. Por isso, é tão importante acompanhar e identificar boas tendências no mercado, pois assim você se mantém em contato com boas ideias que podem ser replicadas na realidade do seu negócio.

Outro aspecto é a vantagem competitiva da adoção prematura. Esse é o termo utilizado para descrever pessoas e empresas (early adopters) que participam de uma tecnologia, tendência ou solução quando esta ainda está em sua fase embrionária, sem tanta atenção do mercado.

A melhor forma de ver isso é pensando no varejo pós-pandemia. Afinal, quantas empresas precisaram se adaptar, a duras penas, às soluções da transformação digital. Para as lojas que já eram modernas e altamente digitalizadas, não houve esse período de adaptação, apenas de eficiência e produtividade aumentadas.

E isso se aplica a todos os setores — imobiliárias que já usavam assinaturas eletrônicas, concessionárias que já faziam tours virtuais e escritórios que já apostavam no home office. Todos esses cenários destacam empresas que já estavam preparadas para a nova realidade operacional, e foram altamente beneficiadas por isso.

Quais as 5 principais tendências de mercado para 2022?

Exportação, internacionalização, integração, IA e Live Commerce. Da forma como percebemos, essas são as tendências mais relevantes para 2022 e os próximos anos. Não por acaso, as gestões de tecnologia e inovação das grandes empresas já estão tão atentas a cada um desses temas e destaques. Entenda!

1. Exportação

Essa é uma tendência estimulada por uma pressão econômica. Como todos sabem, o dólar vem realizando uma trajetória de alta severa em relação ao real. Em ano eleitoral, a instabilidade monetária brasileira pode favorecer a estagnação ou a aceleração do dólar em um patamar elevado.

Por conta disso, muitas gestões estão avaliando modelos e soluções para a exportação de seus produtos. Para quem exporta, o dólar alto é um fator positivo, pois é possível precificar o produto de maneira extremamente competitiva, e ainda assim, assegurar um faturamento elevado.

2. Internacionalização

Essa é uma tendência complementar à exportação. A internacionalização é a adaptação de funcionalidades, serviços e produtos para oferecê-los em outros mercados. Não apenas isso, mas a tendência também pode ser vista como uma forma de adaptar uma marca para a sua estreia em um novo mercado.

O estímulo para isso é variado. Para alguns, o mercado internacional é o caminho perfeito para quem desejar expandir e escalar. Para outros, a internacionalização é uma maneira de ampliar o faturamento e elevar o ticket médio, captando clientes e vendas em mercados de moeda mais forte e consolidada.

3. Integração

Aqui, falamos da IoT, a Internet das Coisas. Em nossa visão, essa tecnologia está cada vez mais próxima da popularização. Basicamente, a tendência consiste em uma realidade plenamente integrada e conectada, em que dispositivos de todos os tipos são conectáveis e interativos a partir de soluções centralizadoras.

Em 2022, é possível que veremos uma popularização acelerada no mercado de soluções para casas e escritórios inteligentes, estimulando a integração de conectividade de ambientes, elevando a praticidade por meio dessa tecnologia (IoT) e seus aplicativos.

4. IA

Hoje, já vivemos em um tempo em que a Inteligência Artificial deixou de ser um tema distante e abstrato. Mais do que nunca, a inteligência computacional está sendo utilizada em soluções de tecnologia aplicada, analisando métricas e oferecendo insights importantes para a tomada de decisão.

Além disso, a IA também vem sendo adotada para esclarecer e simplificar o mundo do marketing. Com tantos dados disponíveis, soluções de Inteligência Artificial são muito úteis na análise e interpretação dessas informações, conferindo um diferencial competitivo para as empresas que contam com essas soluções.

5. Live Commerce

Por último, mas também importante, uma tendência que vem chamando a atenção do mercado. Como sugere o nome, o live commerce é um modelo de comércio ao vivo. Por meio dessa estratégia, empresas dispõem de influenciadores e vendedores para interagir por vídeo com o consumidor, em tempo real, e estimular as vendas.

Gigantes do e-commerce chinês já demonstraram o valor da estratégia, contabilizando mais de 50 bilhões de transmissões por ano, que promoveram mais de 1 trilhão de yuans em vendas durante o período. Não por acaso, a estratégia está prestes a ser colocada à prova por grandes varejistas do mercado brasileiro.

No fim das contas, é importante avaliar a maneira certa de adotar essas tendências. Primeiro, você deve considerar a compatibilidade. Se existir um fit legal entre a sua solução e a tendência, esse é um indicativo forte de que você pode considerar a ideia. Em segundo, é reconhecer o valor da tecnologia, que em qualquer setor, é capaz de entregar a melhoria dos resultados de forma insuperável.

Agora que você sabe a importância de adotar boas tendências de mercado para a sua empresa, aproveite para iniciar essa jornada com quem mais entende do assunto. Aqui, a nossa recomendação é que você conheça o Linx Humanus, a nossa solução completa para o seu RH, capaz de revolucionar a velocidade, eficiência e confiabilidade da sua gestão. Confira!

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