3 tendências no comportamento do consumidor nos próximos anos
Franquias

3 tendências no comportamento do consumidor nos próximos anos

Por Rafaeli Dutras de Oliveira, Comercial na Franquia Linx – Megasult

Com a chegada da pandemia do Coronavírus, muitas coisas mudaram na sociedade, principalmente o comportamento do consumidor. Essa transformação afeta diretamente os varejistas, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. Ações para fidelização de clientes e engajamento, nunca estiveram tão em alta, como agora.

A diversificação nos canais de venda, foi uma das maneiras que os lojistas utilizaram para tentar driblar os efeitos negativos da pandemia, e quem ainda não digitalizou a operação para acompanhar seu cliente, pode ficar para trás. Vale ressaltar que a tecnologia deve ser vista como uma aliada da sua empresa.

O novo consumidor

De acordo com informações do SPC Brasil, nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra e cerca de 63% dos consumidores visitam a loja física antes de realizar suas compras online. . Esse hábito cria uma excelente oportunidade para aumentar o fluxo de clientes para a loja física, com a retomada do varejo, possibilitando que o consumidor possa conhecer novos produtos e ao lojista de incrementar seu ticket médio.

O relatório da 44º Webshoppers, divulgou que o varejo virtual faturou R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021. Este resultado aponta um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020. No primeiro semestre de 2021, alguns departamentos tiveram maior destaque nas vendas do varejo, como por exemplo, o segmento  de  departamentos e artigos esportivos, que alcançaram respectivamente, um aumento de 14% e 27% no volume de pedidos. Não menos importante, o segmento de casa & decoração obteve uma alta de 67% em pedidos realizados.

Estes dados têm grande relevância, porque é possível perceber um crescimento na procura por produtos online e também um novo perfil de consumidor. E você, já sabe quais são as características desse novo consumidor nos próximos anos? Pensando nisso, separamos 3 tendências no comportamento do consumidor, confira:

E-book grátis tudo o que você precisa saber para o seu negócio seja omnichannel

1) Preocupação com o bem-estar

Um consumidor preocupado com seu bem-estar e à procura de qualidade de vida, tende ser exigente quanto às especificações técnicas do produto/serviço e reais benefícios que ele oferece. Nunca é tarde para preparar seu time de vendedores, para conhecer os valores e benefícios do produto, para poder proporcionar uma experiência de compra diferenciada para o cliente final.

2) Consumo sustentável

Nos últimos anos, o mundo passou por um processo de consumo desenfreado, esgotando alguns recursos naturais e cada vez mais existe essa consciência de repensar o consumo excessivo. A preocupação do consumidor com o meio ambiente, força e irá forçar as empresas a conduzirem de forma mais ecológica seus negócios.

 3) Experiência online e offline

O Omnichannel não é um assunto novo por aqui, mas é sempre importante relembrar que, clientes extremamente exigentes com a origem do produto e seus benefícios, também querem ser atendidos com agilidade e ter a uma experiência de compra memorável, por qualquer meio de comunicação ou  venda da empresa.

É importante lembrar que o varejo físico continuará existindo, mesmo com o crescimento das vendas online, e que o mundo físico e digital devem se manter alinhados para que o varejo aumente suas vendas, atendendo o consumidor com melhores experiências de compra. O importante é manter sua empresa atualizada e adaptá-la ao novo normal.

Você quer saber como podemos ajudar sua empresa a vender para esse novo consumidor? Fale com a gente!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente