ERP
A importância de um ERP para a gestão de lojas de shopping
Ferramenta integra todas as pontas para que a gestão de lojas de shopping seja mais ágil e eficiente. Confira! Gerenciar
Por Rafaeli Dutras de Oliveira, Comercial na Franquia Linx – Megasult
Com a chegada da pandemia do Coronavírus, muitas coisas mudaram na sociedade, principalmente o comportamento do consumidor. Essa transformação afeta diretamente os varejistas, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. Ações para fidelização de clientes e engajamento, nunca estiveram tão em alta, como agora.
A diversificação nos canais de venda, foi uma das maneiras que os lojistas utilizaram para tentar driblar os efeitos negativos da pandemia, e quem ainda não digitalizou a operação para acompanhar seu cliente, pode ficar para trás. Vale ressaltar que a tecnologia deve ser vista como uma aliada da sua empresa.
De acordo com informações do SPC Brasil, nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra e cerca de 63% dos consumidores visitam a loja física antes de realizar suas compras online. . Esse hábito cria uma excelente oportunidade para aumentar o fluxo de clientes para a loja física, com a retomada do varejo, possibilitando que o consumidor possa conhecer novos produtos e ao lojista de incrementar seu ticket médio.
O relatório da 44º Webshoppers, divulgou que o varejo virtual faturou R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021. Este resultado aponta um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020. No primeiro semestre de 2021, alguns departamentos tiveram maior destaque nas vendas do varejo, como por exemplo, o segmento de departamentos e artigos esportivos, que alcançaram respectivamente, um aumento de 14% e 27% no volume de pedidos. Não menos importante, o segmento de casa & decoração obteve uma alta de 67% em pedidos realizados.
Estes dados têm grande relevância, porque é possível perceber um crescimento na procura por produtos online e também um novo perfil de consumidor. E você, já sabe quais são as características desse novo consumidor nos próximos anos? Pensando nisso, separamos 3 tendências no comportamento do consumidor, confira:
Um consumidor preocupado com seu bem-estar e à procura de qualidade de vida, tende ser exigente quanto às especificações técnicas do produto/serviço e reais benefícios que ele oferece. Nunca é tarde para preparar seu time de vendedores, para conhecer os valores e benefícios do produto, para poder proporcionar uma experiência de compra diferenciada para o cliente final.
Nos últimos anos, o mundo passou por um processo de consumo desenfreado, esgotando alguns recursos naturais e cada vez mais existe essa consciência de repensar o consumo excessivo. A preocupação do consumidor com o meio ambiente, força e irá forçar as empresas a conduzirem de forma mais ecológica seus negócios.
O Omnichannel não é um assunto novo por aqui, mas é sempre importante relembrar que, clientes extremamente exigentes com a origem do produto e seus benefícios, também querem ser atendidos com agilidade e ter a uma experiência de compra memorável, por qualquer meio de comunicação ou venda da empresa.
É importante lembrar que o varejo físico continuará existindo, mesmo com o crescimento das vendas online, e que o mundo físico e digital devem se manter alinhados para que o varejo aumente suas vendas, atendendo o consumidor com melhores experiências de compra. O importante é manter sua empresa atualizada e adaptá-la ao novo normal.
Você quer saber como podemos ajudar sua empresa a vender para esse novo consumidor? Fale com a gente!