Estética e saúde
Lembretes de consultas médicas para redução de faltas
As faltas em consultas médicas representam um desafio significativo para a eficiência do sistema de saúde, afetando tanto pacientes quanto
A forma de consumo dos clientes está mudando, principalmente pela facilidade de acesso a informações que podem influenciar sua decisão de compra. Esse novo comportamento faz com que tendências ganhem mais força, como o aumento da procura por produtos cruelty free.
Muitos produtos são feitos com base em testes animais e geram prejuízos ao bem-estar desses seres, como coelhos e ratos. No entanto, há também versões que são dispostas no mercado sem nenhum tipo de crueldade.
São justamente esses produtos que ganham a preferência dos consumidores, a partir do momento que não geram nenhum tipo de dano ao animal. Neste post, vamos falar mais sobre a tendência cruelty free do mercado e por que é importante acompanhá-la!
“Cruelty free” é um termo em inglês que significa “livre de crueldade”. Esse é o nome dado a produtos que são confeccionados sem testes em animais nem parcerias com fornecedores que utilizam esse tipo de produção.
Desse modo, ao comprar um produto cruelty free, o cliente sente que não é responsável por nenhum tipo de prejuízo à vida animal. Essa tendência faz parte de um movimento que está crescendo cada vez mais, chamado consumo consciente.
Campanhas como o documentário Salve o Ralph também contribuem para o aumento da conscientização sobre os processos de produção de várias empresas. Consequentemente, o movimento de consumo consciente gera um novo olhar da população sobre as marcas que decidem utilizar no dia a dia.
Produtos veganos e com embalagens oriundas de materiais reciclados e recicláveis também recebem um maior destaque no mercado, pois apresentam propostas importantes para empresas adotarem, como o eco-friendly, aumento das medidas sustentáveis e proteção ambiental.
O consumo consciente nada mais é que um novo comportamento do público, que visa conhecer melhor o processo de produção dos itens que consome no seu dia a dia, como na alimentação, higiene, beleza, vestuário, entre várias outras áreas da vida. Desse modo, o mercado cruelty free está intimamente ligado a esse movimento de conscientização.
Atualmente, devido ao aumento do uso da internet, mais pessoas podem ter acesso a informações interessantes, como os bastidores de uma empresa ou indústria. Esses dados trazem uma nova perspectiva para o consumo.
Afinal, por mais que a sociedade atual apresente um grande desenvolvimento tecnológico, existem novas preocupações, como a escassez de recursos naturais, justamente por conta do aumento da exploração do meio ambiente, causado pelos processos produtivos de diversas indústrias.
Isso gera preocupações do público quanto às políticas socioambientais das empresas. A adoção de medidas sustentáveis, cuidados com o meio ambiente e com os animais, condições de trabalho saudáveis para os colaboradores, ações de reflorestamento, entre várias outras, são intimamente observadas pelos clientes e pesam na credibilidade da marca.
Por conta disso, o mercado cruelty free está em crescimento. Quando há a opção de utilizar produtos que visam diminuir os danos causados à natureza, os clientes apostam neles. Além disso, o movimento de conscientização dessas causas tem se desenvolvido cada vez mais, principalmente nas redes sociais. Isso faz com que marcas que apresentam boas políticas socioambientais se destaquem e se tornem ótimas parceiras de negócio.
A indústria de produtos de higiene e cosméticos é uma das que mais utiliza o teste em animais e, consequentemente, a que mais se destaca na criação de itens cruelty free. Por isso, existem algumas marcas em que negócios como salões de beleza podem ficar de olho para contar como parceiras.
Investir em fornecedores que dispõem de um processo de produção mais consciente é uma maneira de atrair e fidelizar novos clientes, aprimorando a prestação de serviços no salão de beleza.
No mercado, é possível ver cada vez mais empresas empenhadas nesse tipo de serviço. Confira algumas marcas que se destacam no mercado cruelty free:
As iniciativas dessas empresas geraram uma forte aproximação e identificação do público preocupado com os produtos que consome, atendendo às novas demandas do mercado. Esses exemplos mostram como é possível aproveitar as tendências para inovar no negócio e trazer impactos positivos ao meio ambiente.
Para identificar se uma empresa é contra os testes em animais, é fundamental observar os rótulos dos produtos. Marcas que apresentam proposta de redução do sofrimento animal apresentam selos cruelty free nas embalagens.
Acessar o site oficial da empresa é outra prática que ajuda muito a conhecer as propostas da marca e verificar se são compatíveis com o que você busca oferecer em seu negócio. Outra sugestão é avaliar as propostas sustentáveis de cada marca, tendo em vista que iniciativas de preservação ambiental também se alinham às preferências do público atual.
Desse modo, embalagens com o Selo eureciclo ou com alguma mensagem que incentiva a proteção ao meio ambiente, como a redução de lixo produzido ou do desmatamento durante a produção, também podem indicar boas empresas para serem parceiras do seu negócio.
Vale ressaltar que acertar na escolha dos fornecedores e dos parceiros de um negócio é essencial para profissionalizar o salão de beleza. Desse modo, é possível atender às expectativas dos seus clientes ao mesmo tempo que se investe em produtos de qualidade. Essa é uma medida que favorece a procura pelos serviços e o desenvolvimento sustentável da sua empresa.
Agora que você conhece a importância dos produtos cruelty free e entende como eles se tornaram uma forte tendência, vale a pena considerar a ideia de investir em marcas que apoiam o consumo consciente e que são bem-vistas pelo público.
Gostou deste post? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa tendência!