Teleconsulta: descubra por que vale a pena oferecer esse atendimento

Teleconsulta: descubra por que vale a pena oferecer esse atendimento

A teleconsulta já é uma realidade para muita gente – e por excelentes motivos. Saiba por que sua clínica deveria passar a atuar dessa forma.

Não é raro que, nos momentos mais delicados, os avanços tecnológicos tragam soluções que transformam comportamentos, hábitos e situações do mercado. Em dois anos de isolamento social, a pandemia gerou um benefício inesperado, que vem crescendo e se tornando cada vez mais relevante nas estratégias das clínicas médicas: a teleconsulta.

O conceito não é exatamente novo. A ideia é permitir que o paciente e o médico conversem, mesmo que não estejam fisicamente próximos. Mas o que era imaginado no passado como uma grande alternativa para levar médicos especialistas às regiões menos assistidas do país, se tornou uma prática até mesmo nas grandes capitais. Com a cultura digital se disseminando por toda parte, o uso de smartphones facilitando as interações e a tecnologia 5G abrindo novas possibilidades, tudo indica que a teleconsulta crescerá muito nos próximos anos.

Nos primeiros 12 meses de pandemia, 2,5 milhões de teleconsultas foram feitas no Brasil – e em janeiro de 2022, com a variante Ômicron, o número de teleconsultas diárias saltou de 7 mil para 40 mil, mostrando que os pacientes se sentiam seguros com essa modalidade. Nos Estados Unidos, entre 2015 e 2021 o percentual de teleconsultas por videochamada cresceu de 7% para 51%, ultrapassando as ligações telefônicas.

Teleconsulta

Está muito claro que, no que depender do paciente, a teleconsulta já é uma realidade. Para ele é algo tão simples quanto fazer uma chamada de vídeo no WhatsApp, no Google Meet ou no Zoom. Já para os médicos, é uma forma de atender pessoas em qualquer lugar do mundo – e para manter o acompanhamento dos pacientes em qualquer situação. E para as clínicas médicas?

Para as clínicas, adotar o serviço de teleconsulta é extremamente vantajoso. Confira 6 excelentes motivos para você implementar essa solução assim que possível em seu negócio:

Economia de tempo

A economia de tempo é, sem dúvida, um dos principais atrativos da teleconsulta, tanto para os médicos quanto para os pacientes. Essa forma de atendimento elimina as filas e o tempo de espera nas instituições médicas, evitando deslocamentos e trazendo muito mais praticidade ao dia a dia.

Como é comum que médicos trabalhem em mais de uma clínica (até mesmo em cidades diferentes), oferecer teleconsultas otimiza tempo e recursos dos profissionais, que podem atender clientes em um único local, sem necessidade de deslocamento. Isso também permite atender mais pessoas ou ter uma melhor qualidade de vida.

Facilidade de acesso

Boa parte dos pacientes tem dificuldade em se deslocar para a consulta, seja por uma condição física limitante ou por questões financeiras. A teleconsulta facilita o acesso: sem sair de casa, o paciente se conecta pelo computador, tablet ou celular à plataforma e conversa com o médico em vídeo. É uma forma fácil e prática de realizar atendimentos médicos.

O uso dessa modalidade de atendimento também permite que os pacientes sejam acompanhados com mais frequência pelos médicos. Especialmente quando o deslocamento é um problema, faz muito mais sentido uma chamada em vídeo de tempos em tempos para verificar a evolução do tratamento.

Segurança no atendimento

A relação médico/paciente é uma relação de sigilo. As melhores soluções de teleconsulta levam isso em conta e criam conexões criptografadas, para que o conteúdo da consulta só possa ser acessado pelos participantes. Da mesma forma, os exames solicitados ficam disponíveis na nuvem, mediante login e senha, somente para as pessoas envolvidas.

Melhora do prontuário

Ter um prontuário eletrônico dos pacientes é uma espécie de Santo Graal da medicina há mais de duas décadas – e a tecnologia vem avançando para viabilizar essa visão. Com a teleconsulta, as informações sobre o atendimento podem ser armazenadas eletronicamente, trazendo mais dados relevantes para o diagnóstico do paciente.

Isso é especialmente importante nos casos em que o paciente precisa consultar vários especialistas. Se no passado alguma informação podia ser perdida nesse caminho, hoje os dados são preservados – facilitando o diagnóstico e evitando erros.

As melhores soluções de teleconsulta do mercado registram as informações de maneira estruturada, usando a tabela CID-10 ou CIAP-2, permitem acessar as prescrições de medicamentos de forma atualizada e personalizam o atendimento ao cliente.

Ganhos com automação

Por se tratar de procedimentos realizados eletronicamente, as teleconsultas facilitam a integração de dados gerenciais. Guias de procedimentos, receitas e as informações sobre os pacientes podem ser compartilhadas com o plano de saúde, agilizando a geração de relatórios e o recebimento dos valores.

A geração automática de faturas, guias de pagamento, descontos, baixas de títulos e emissão de notas fiscais, por sua vez, garante que as informações gerenciais são otimizadas, aumentando a eficiência e a produtividade da clínica.

Outra área importante de automação que é facilitada por soluções tecnológicas que usam teleconsulta é o relacionamento com os pacientes. Modelos de texto e informações sobre a preparação para procedimentos são exemplos de automações que deixam os pacientes mais seguros no momento do atendimento e criam relacionamentos mais próximos – que fidelizam o público.

Aumento de receitas

Para as clínicas e para os médicos, a teleconsulta pode representar uma oportunidade de aumento de receita. O atendimento que antes necessariamente demandava a ida até um consultório pode ser feito hoje de forma mais simples, o que facilita a aderência aos tratamentos. Ao reduzir o movimento na sala de espera, a clínica e o médico diminuem custos operacionais e fazem mais atendimentos diários. Também fica mais fácil realizar encaixes de pacientes não agendados ou atender pessoas de outras localidades. Tudo isso resulta em uma operação médica mais saudável financeiramente.

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