Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Um dos segredos para conseguir vantagem sobre a concorrência é a rapidez na prestação de um serviço. A eficácia no envio dos produtos faz com que o cliente se sinta mais satisfeito, seja fidelizado e tenha confiança na marca. Então, por que não adotar a tele-entrega na farmácia?
Ao entender a importância do delivery e implementá-lo de maneira eficaz, fica mais fácil alcançar um público ainda maior e oferecer mais comodidade para os consumidores. A seguir, explicamos o assunto com mais detalhes. Descubra como implementar essa operação agora mesmo!
O primeiro ponto desse planejamento é buscar a excelência no atendimento e o domínio do estoque do estabelecimento. É o contato inicial que trará uma boa impressão e definirá a adesão e a manutenção do cliente. Se o atendente o trata bem e demonstra conhecimento de causa, esse consumidor vai ter sempre o desejo de buscar o seu suporte.
Para que essa assistência de qualidade seja oferecida, é preciso disponibilizar meios para que os clientes possam ter contato imediato com a loja. Além de números de telefone, uma providência que dinamiza o processo é manter um recurso como o WhatsApp disponível para o consumidor fazer seus pedidos em um delivery online.
Informar uma margem de tempo para entrega é algo que demonstra respeito pelo seu cliente e faz com que ele se prepare para esse momento. Além disso, a geração de nota fiscal e a definição de pagamento são processos que as operadoras de caixa e os atendentes já deverão ter fechado quando o entregador chegar para recolher o pedido.
Apesar de a tele-entrega da farmácia ser um serviço que atrai e satisfaz os clientes, é preciso considerar que ela vai gerar alguns custos para a empresa. Entre eles, estão:
Caso queira contratar entregadores terceirizados, a gestão desses custos se torna mais simples, uma vez que esses profissionais costumam cobrar taxas fixas para realizar os envios.
Se você pretende repassar a taxa de entrega para seus clientes, precisará saber precificá-la da forma correta. Com a terceirização do serviço, o cálculo é mais simples, uma vez que você terá o custo fechado de cada envio.
No caso de colaboradores contratados, a conta se torna mais complexa, apesar de o gasto ser menor. Aqui, você precisa levantar todos os custos que tem para manter a operação de tele-entrega e fazer o rateio para descobrir por quanto o serviço sai por dia.
Com base no volume médio de entregas diárias, fica mais fácil entender qual é o valor médio que se gasta com esse trabalho.
Aplicativos e demais soluções tecnológicas são indispensáveis, uma vez que dão velocidade ao negócio. Além disso, esse tipo de recurso ajuda a ampliar a gama de possibilidades de acionamento da sua marca, sendo uma vitrine a mais para sua farmácia.
Nesse sentido, contar com soluções que ajudam na gestão do estoque e do pagamento é uma forma de melhorar a experiência dos clientes, uma vez que o atendimento fica mais ágil e eficaz. Vale a pena também centralizar os pedidos, para manter o fluxo de trabalho mais organizado.
Implementar um serviço de tele-entrega na farmácia é um excelente caminho para melhorar o atendimento e a experiência dos seus clientes com a empresa. Com esse passo, será mais fácil fidelizá-los e criar uma boa imagem no mercado.
O que achou do artigo? Quer entender como a tecnologia vai melhorar os processos na sua farmácia? Então, tire todas as suas dúvidas conosco agora mesmo!