Como usar a tecnologia no seu restaurante para ter bons resultados na reabertura? Descubra!
Bares e restaurantes

Como usar a tecnologia no seu restaurante para ter bons resultados na reabertura? Descubra!

No início da pandemia, há cerca de um ano, o Food Service teve abruptas restrições no funcionamento e os estabelecimentos não tiveram outra saída que não fosse recorrer ao delivery.

Posteriormente, vivemos diversos momentos de liberação do atendimento presencial mesclados com uma maior rigidez nas regras de funcionamento. No período de afrouxamento, por exemplo, o que se via já eram operações diferentes. Existia uma maior preocupação com a experiência de atendimento contactless e soluções de autosserviço e pagamentos por aproximação se tornaram mais comuns.

Além disso, após alguns meses do início da pandemia, a experiência do delivery também já havia mudado. Boa parte dos restaurantes desenvolveu seu delivery próprio e não estava mais somente nos marketplaces, contando também com um canal proprietário de vendas e relacionamento.

O fato importante é que boa parte dessas mudanças vieram para ficar. A transformação digital  já se faz essencial e será ainda mais vital, após a retomada total que se aproxima com a expansão da vacinação no País. O mercado evoluiu muito mais rápido do que se imaginava e quem ficar para trás perderá espaço.

Quer saber como a tecnologia continuará ajudando os restaurantes no pós-pandemia? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para você saber mais sobre o assunto. Continue a sua leitura e confira!

Como a pandemia impactou bares e restaurantes?

O setor de alimentação foi um dos mais atingidos pela pandemia da Covid-19, e muitos restaurantes que estavam em funcionamento há décadas fecharam suas portas, em alguns casos de forma definitiva. Uma coisa é verdade: todos os estabelecimentos que seguem atuando tiveram que se adaptar à nova realidade.

Mesmo com um cenário mais otimista para uma retomada do pleno funcionamento das operações devido ao crescimento do número de vacinados, o momento é ainda de cautela. Neste momento, o que tem permitido a manutenção do setor é, principalmente, o delivery e outras formas de consumo off premise.

Porém, olhar para frente e estar preparado para a retomada da economia é o que irá diferenciar os estabelecimentos que terão sucesso na reabertura dos outros. Os gestores de restaurantes, que foram forçados a passar por adaptações significativas, agora precisam investir para se preparar à retomada do consumo nos estabelecimentos e, para isso, precisam estar atentos em como oferecer uma experiência encantadora e segura, seja presencial ou digital, além de ter controle total dos números do seu negócio. E para isso, a tecnologia se mostra fundamental.

Por que estar preparado para a reabertura é importante?

Estar preparado para a reabertura é tão importante quanto ter se adaptado à realidade das entregas em domicílio no início do ano passado e, bem verdade, é também uma forma de estar um passo à frente da concorrência para a pós-pandemia.

Sem dúvidas haverá um novo normal que, provavelmente, será parecido com o antigo. Porém, ainda mais tecnológico e contactless. O cliente será empoderado e ainda mais exigente. Os indicadores de performance também serão ainda mais relevantes para o dia dos negócios, pois cada tomada de decisão será importante rumo ao sucesso.

Confira abaixo outros pontos que serão cruciais para uma reabertura com sucesso!

Sistema de gestão em tempo real

Ter controle da sua operação não é saber se no final do mês você está tendo lucro ou não. Você precisa ir além e entender todos os indicadores do seu negócio, como o total de vendas, ticket médio, custo por mercadoria vendida e tempo médio de atendimento. Outro dado relevante é saber em qual momento do dia seu estabelecimento mais vende e quais são os produtos que mais saem.

Todas essas informações só são possíveis de obter com um sistema para restaurantes inovador e seguro, que traz informações fiéis em tempo real, e que podem ser acessadas de qualquer dispositivo e lugar. Tome decisões rápida e baseadas em dados, pois assim você aumenta as chances de ser mais assertivo em sua gestão e conquistar melhores resultados.

Delivery próprio

Estar no delivery online já não é mais uma opção e sim um pré-requisito para o sucesso de um food service, e quase todo o mercado já percebeu isso, se movimentando para manter o negócio de pé em 2020.

O passo posterior que alguns negócios já deram é ter a sua própria operação de entregas em domicílio, retomando as rédeas do seu delivery. Os marketplaces são importantes e continuarão sendo para trazer novos consumidores, mas eles são uma gigante praça de alimentação, com concorrência feroz. Além disso, não possibilitam ao restaurante construir um relacionamento com seus clientes e cobram comissionamentos bastante altos.

Com um site e aplicativo próprio, além de transformar suas mídias sociais em canais de venda, o restaurante aumenta suas vendas, reduz custos e, o principal, aumenta consideravelmente a taxa de fidelização. Quem não quer ter mais clientes fiéis? Manter um cliente é muito mais barato do que conquistar novos e um cliente fiel será um soldado da sua marca, divulgando-a. Esse é o crescimento orgânico e a sustentação que todo negócio busca.

Banner CTA_Como utilizar o Delivery para superar a crise

Autosserviço

Invista também em soluções para uma experiência encantadora de compra presencial. Ofereça tecnologias contactless, por meio das quais o próprio consumidor pode fazer seu pedido, empoderando-o. Você pode disponibilizar, por exemplo, cardápio digital via tablets em cima de cada mesa, um recurso que otimiza o atendimento de forma tecnológica e segura, além de proporcionar maior agilidadeAinda sobre cardápios digitais, uma alternativa que segue a linha contactless e que pode ser facilmente adotada é a disponibilização por meio de QR Code. Basta o seu cliente apontar a câmera do próprio celular para o código, em poucos instantes o menu se abre e ele já pode realizar o pedido. Essas soluções se aplicam para estabelecimentos com operação mesa.

Já para operação balcão, os totens de autoatendimento desempenham esse papel de trazer mais agilidade à operação, reduzir custos e oferecer um atendimento encantador e seguro. Inclusive, contribuem para aumentar o ticket médio do restaurantepodendo passar de 20% de aumento.

Tecnologias de autosserviço permitem otimização de mão de obra, já que o restaurante pode aumentar sua capacidade de atendimento sem necessariamente contratar mais pessoas, reduzem desperdícios devido à sua integração com a cozinha que envia os pedidos diretamente para a equipe de produção, além de, claro, oferecer uma experiência de compra apaixonante ao consumidor final.

Pagamentos contactless

Também é possível utilizar tecnologias semelhantes no momento do pagamento da conta. Um exemplo é o QR Linx, um QR Code único que aceita pagamentos via carteiras digitais e Pix, sistema lançado pelo Banco Central. De forma geral, o varejo caminha a passos rápidos rumo ao autosserviço, do pedido ao pagamento, tornando toda a experiência de atendimento mais rápida, eficiente e segura!

Como a tecnologia pode ajudar a obter resultados melhores?

A tecnologia otimiza toda a operação do restaurante, do pedido ao pagamento. Todos as soluções citadas anteriormente contribuem para um atendimento mais seguro e eficiente, reduzindo custos e aumentando as vendas. Pense nisso!

Como a Linx pode ajudar o meu negócio?

Ter um software capaz de entregar relatórios essenciais em tempo real e centralizar a gestão de pedidos é um item de primeira necessidade. Outras rotinas do restaurante também podem se beneficiar, como o controle de estoque e demais atividades administrativas. Além disso, soluções de autoatendimento, cardápio digital e pagamentos com carteiras digitais são parte do portfólio da Linx para o Food Service.

Com tecnologias integradas, inteligentes e contactless os restaurantes economizam dinheiro e recursos humanos, que poderão equilibrar o fluxo de caixa do seu estabelecimento.

Agora que você sabe como deve ser feita a gestão de pedidos em seu restaurante, aproveite e entre em contato conosco!

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Receba nossas novidades