Conheça a importância da tecnologia no Departamento Pessoal e na Gestão de Pessoas
Recursos humanos

Conheça a importância da tecnologia no Departamento Pessoal e na Gestão de Pessoas

Está pensando na importância que a automação do Departamento Pessoal (DP) e da Gestão de Pessoas (GP) pode trazer para o fluxo operacional da sua empresa? É necessário considerar que grande parte da rotina desses segmentos dependem do gerenciamento de informações, controle de registros e organização de dados relevantes sobre os profissionais da organização. O problema é que toda essa demanda reflete em tarefas lentas, repetitivas e burocráticas.

A boa notícia é que existem ferramentas tecnológicas capazes de apresentar soluções, otimizar o tempo, diminuir os esforços da equipe, agilizar processos e garantir a precisão das tarefas do dia a dia. Esse tipo de inovação também colabora para o desenvolvimento de abordagens relacionadas ao capital humano.

Pensando nisso, reunimos diversos detalhes relevantes que comprovam a importância de investir em tecnologias para aprimorar o cotidiano do Departamento Pessoal e da Gestão de Pessoas. Confira.

Tecnologia no Departamento Pessoal e a Gestão de Pessoas

As rotinas que envolvem o capital humano são um elemento de sucesso nas organizações, independentemente de promover treinamentos, contratar novos talentos ou assegurar o cumprimento da lei trabalhista.

Só que alguns setores de DP desperdiçam muito tempo em obrigações burocráticas, especialmente no que se refere aos trabalhos manuais que impedem que os profissionais tenham uma atuação eficiente e competitiva na empresa.

No entanto, isso tem mudado nos últimos anos, pois as companhias e setores estão passando por uma grande transformação digital disruptiva. As que não estão aderindo a essa demanda correm o risco de ficarem defasadas lá na frente.

O uso de aplicativos, softwares e ferramentas inteligentes é ideal para modernizar o cotidiano do DP e do GP, ocupando o lugar do uso de arquivos físicos e a execução analógica de atividades. Afinal, uma atuação arcaica prejudica obrigações, como folha de pagamento, gerenciamento da jornada laboral e contratação de novos profissionais.

departamento pessoal

Vantagens da tecnologia para esses setores

Os aparatos tecnológicos são indispensáveis para o desenvolvimento do DP e do GP. Conheça os benefícios e entenda como esses recursos otimizam esses setores.

Mantém o foco em questões estratégicas

O primeiro diferencial da automação é que a parte maçante do trabalho passa a ser realizada por soluções que exigem pouca ou nenhuma atuação humana. Portanto, os profissionais têm tempo de sobra para focar em outros assuntos mais estratégicos.

A folha de ponto, que pode demorar horas ou dias para ser avaliada, pode ser substituída pelo ponto eletrônico digital e por softwares de gestão específicos para gerenciar pessoas. Já a elaboração e distribuição de holerites, que é feita manualmente, pode ser digitalizada, e os recibos de pagamentos enviados online para os colaboradores.

Agiliza as rotinas de departamento pessoal

Justamente pelo alto nível burocrático, as rotinas do Departamento Pessoal e da Gestão de Pessoas ficam mais demoradas que a média. Algumas funções, como o agendamento e o controle das férias, podem custar para serem concluídas.

Essa demora é incompatível com o que é esperado. Em um segmento de mudanças rápidas e intensas, passar muito tempo cuidando de tarefas maçantes e sem impacto estratégico é prejudicial para o setor.

Novamente, a automação é a melhor resposta. As ferramentas de gestão operam com algoritmos avançados, realizando processos complexos em poucos segundos. Imagine um relatório de assiduidade das equipes por setor de trabalho. Elaborar todos pode levar dias, sem falar na presença de erros e a sobrecarga.

Melhora a tomada de decisões diárias

A automação é o primeiro passo para ter acesso a informações completas e detalhadas. Bons sistemas de gestão contam com dashboards (painéis de controle) recheados de dados estratégicos dos colaboradores e do departamento.

Registros sobre admissões, desligamentos, benefícios complementares, férias vencidas e jornada de trabalho são extremamente valiosos e ajudam o time responsável a tomar decisões ágeis e acertadas.

Favorece a criação de equipes “enxutas”

Esse é outro destaque que evidencia a necessidade de investir na automação das rotinas. Como grande parte da atividade burocrática pode ser automatizada e direcionada para programas avançados, a necessidade por mão de obra fica reduzida. Assim, é possível atuar com equipes menores e mais focadas.

Existe uma série de benefícios nos times enxutos. Eles são mais proativos e ágeis em avaliar resultados, elevando a eficiência da Gestão de Pessoas. Outro destaque está na diminuição de custos. É possível diminuir gastos com a contratação de pessoal e ter um orçamento maior para investir em melhorias estratégicas. Como visto, existem diversas vantagens correlacionadas.

Elimina erros operacionais

Gerenciar as rotinas de gestão de capital humano é um desafio e tanto, pois há sempre um grande volume de tarefas e responsabilidades. Em razão disso, é comum que falhas ocorram no expediente e que os responsáveis tenham de refazer os trabalhos.

Só que a frequência de erros é um grande problema que precisa ser solucionado, pois comprometem a produtividade da empresa, geram custos desnecessários, aumentam a sobrecarga diária e tiram o foco dos colaboradores. Afinal, é necessário repetir alguns procedimentos que saíram errados.

Mais uma vez, a tecnologia pode ajudar, já que diminui significativamente essas ocorrências. Como todas as informações são cruzadas e integradas em tempo real, fica difícil que algo saia fora do padrão e prejudique o fluxo operacional do DP e da GP.

Esse cenário de melhoria também garante a otimização da qualidade do negócio. Ou seja, fica mais fácil liderar os profissionais com eficiência e, por consequência, gerar melhorias para os resultados com o time.

Infográfico Folha de pagamento

Reduz a rotatividade de funcionários

O uso de ferramentas tecnológicas de ponta melhora a satisfação interna e diminui a rotatividade de funcionários, pois eles percebem que a empresa está investindo em otimizações operacionais. Assim, as chances de talentos buscarem novos desafios fora da companhia diminuem drasticamente, além de haver uma melhoria sensível da sua produtividade laboral.

Alguns colaboradores sofrem para lidar com softwares lentos e morosos, o que leva ao descontentamento. Logo, quando a instituição oferece melhorias nesse quesito, ela permite que dados circulem com rapidez e fiquem disponíveis em tempo real. Dessa forma, o clima organizacional fica mais dinâmico e agradável para todos os envolvidos, e a probabilidade de fidelizar talentos só cresce.

Viu só como a tecnologia é de extrema importância para o Departamento Pessoal e para a Gestão de Pessoas. Adote soluções de qualidade para aprimorar as atividades de rotina e melhorar os resultados do seu negócio.

Nesse sentido, o Humanus, software de Gestão de RH da Linx, pode ajudar você de maneira estratégica e instantânea. A solução Folha de Pagamento, por exemplo, simplifica as operações de RH e deixa seu empreendimento em dia com as obrigações legais. Com ela, você otimiza o tempo, diminui a incidência de erros, melhora o controle de ponto, faz a Gestão Integrada de Processos e reduz custos operacionais.

Acesse o nosso site e fale conosco para tirar dúvidas e conhecer o nosso portfólio de soluções para RH.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente