Tecnologia na gestão de padarias: o que você precisa ter para crescer
Mercado de proximidade

Tecnologia na gestão de padarias: o que você precisa ter para crescer

Tecnologia na gestão de padarias e conhecimento sobre o setor são essenciais para vender cada vez mais

Em um mundo cada vez mais digitalizado, tecnologia é essencial para obter os melhores resultados possíveis. Seja por questões legais ou para obter vantagens competitivas relevantes, as padarias que querem liderar seu setor precisam investir em tecnologia para entender melhor os clientes, personalizar promoções, otimizar o mix de produtos e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Mas quais são os recursos tecnológicos essenciais para quem quer obter os melhores resultados na gestão de sua padaria? Para crescer, você precisa contar, no mínimo, com estes equipamentos e softwares:

1) Tecnologia na frente de caixa

A gestão de uma padaria começa por um bom sistema de gerenciamento, que funciona como o cérebro do seu negócio e reúne as informações que passam pelo checkout. Uma boa plataforma garante disponibilidade máxima do PDV, para que ele nunca fique fora do ar e ofereça controle total sobre o que acontece na padaria.

Na hora de contratar um sistema de frente de caixa para sua padaria, fique atento para que a solução acelere seu fluxo de vendas, reduzindo filas e viabilizando pagamentos rápidos (inclusive com carteiras digitais, Pix e QR Codes), trazendo a tecnologia para a gestão da sua padaria.

tecnologia gestão padarias

2) Sistema integrado de gestão para padarias

De pão em pão, as padarias movimentam R$ 105,85 bilhões no mercado brasileiro, mas o setor vai muito além de seu carro-chefe. Cada vez mais, por sinal, as padarias se transformam em restaurantes de conveniência, com soluções rápidas e práticas para as necessidades de alimentação de seus clientes.

A vocação das padarias como lojas de proximidade, que trazem conveniência e bom atendimento, cria oportunidades para fidelizar os clientes e aumentar as margens com outros produtos – de vinhos a refeições prontas, existem inúmeras oportunidades. A grande questão é que, quanto mais produtos a padaria vende, mais complexa fica a gestão. Por isso, um sistema de gestão que integre frente de caixa, estoque, notas fiscais e pedidos para os fornecedores aumenta a eficiência e gera grandes benefícios para o seu negócio.

3) Conectividade máxima

Hoje em dia, todo negócio precisa estar conectado 24 horas por dia à internet. No caso das padarias, é preciso estar online para que as notas fiscais sejam validadas na Secretaria da Fazenda, por exemplo. Mas é possível ir além: a oferta de WiFi é uma conveniência que o consumidor considera muito positiva, aumenta o tempo de permanência na loja e contribui para o crescimento das vendas.

Por isso, vale muito a pena desenvolver um bom projeto de conectividade para atender às necessidades de gestão da padaria, coletar mais dados sobre os clientes e gerar melhores experiências para os consumidores. Tudo isso sem deixar de lado a segurança da informação e a alta performance das conexões. Diversas soluções podem contribuir para que sua padaria tenha um bom desempenho nessa área.

4) Integração com apps de delivery

A integração com apps de delivery é um ponto cada vez mais importante da missão das padarias em atender bem seus clientes. Ainda mais considerando as padarias que foram além do tradicional e se transformaram em verdadeiros mercados de proximidade: para elas, oferecer serviços de delivery é estar ainda mais próximo dos clientes e entregar o que eles precisam, com alta velocidade.

Existem muitas vantagens em integrar os apps de delivery ao sistema de gestão da sua padaria. Do aumento das vendas ao baixo custo da operação, passando pela presença em diversas plataformas com uma gestão unificada, as padarias podem impulsionar suas vendas a partir da integração aos principais aplicativos de delivery do mercado.

5) Gestão de estoque inteligente para sua padaria

Quanto mais o negócio da padaria se sofistica, mais importante se torna uma boa gestão do estoque. Ainda mais considerando que a maioria dos itens é perecível: reduzir as perdas economiza dinheiro, ao mesmo tempo em que saber comprar os produtos certos garante recursos suficientes para investir em outras áreas do negócio.

No dia a dia do negócio, nem sempre a gestão de estoques recebe a atenção merecida. Cuidado com isso! Uma gestão tecnológica e eficiente aumenta o fluxo de caixa, diminui o dinheiro empatado em produtos que não têm saída e permite acompanhar de perto o que acontece com cada produto no ciclo de venda. Quem gerencia bem seus estoques vende mais, pois expõe melhor os produtos, compra na hora certa e consegue usar melhor seu dinheiro para entregar o que o consumidor precisa.

6) Relatórios customizados para gestão da sua padaria

Potência não é nada sem controle, já dizia o famoso comercial de televisão. Não adianta ter uma grande capacidade de realizar promoções ou controlar a saída de produtos se não existem relatórios capazes de mostrar, em tempo real, o que está acontecendo no negócio. Essa capacidade de apresentar a informação certa no momento que é possível mudar alguma coisa, por sinal, faz toda a diferença na gestão do negócio e é possível com a tecnologia para gestão de padarias.

Por isso, garanta que seus sistemas possam gerar relatórios customizados para as suas necessidades de negócios, com dashboards que apresentem somente as informações mais relevantes e os dados das áreas que precisam de atuação imediata da gestão. Dessa forma, o sistema seleciona as informações mais relevantes, para que você possa tomar ações e resolver problemas mais rápido.

7) Esteja sempre atualizado

Além de contar com a tecnologia para gestão de padarias, que tragam velocidade para seu negócio, você precisa estar sempre preparado para lidar com a inovação. Caso contrário, é como ter uma Ferrari e não saber pilotá-la. Para estar sempre em contato com o que está acontecendo no mercado, é muito importante participar de eventos como congressos e feiras. Essa é uma grande oportunidade de conhecer pessoas, retomar contatos antigos e ouvir de outras empresas o que está sendo feito e quais as tendências.

cta_ebook_tecnologia_proximidade

Um bom exemplo é a Fipan, evento que acontece anualmente em São Paulo. Tanto no Congresso quanto na feira do evento, você encontra as principais tendências do setor no Brasil e no mundo, de forma gratuita.

Além disso, conte sempre com a Linx para seu negócio! Se você deseja usar a tecnologia para gestão de padarias, clique aqui e conheça nossas soluções.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente