Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Como a tecnologia pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos? Entenda!

Como a tecnologia pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos? Entenda!

Cada alimento que vai para o lixo de um restaurante leva junto um pouco do lucro da empresa. Esse problema sempre foi uma grande preocupação para todos os empreendedores, que buscam por soluções para saná-lo. A tecnologia é um dos principais meios para gerir com mais eficiência o estoque, e ter um atendimento e um preparo de pedidos com menos erros.

Além de melhorar os resultados financeiros do negócio, uma boa gestão da matéria-prima também impacta na visibilidade da marca quanto a responsabilidade com o meio ambiente e com os próprios insumos. Se você precisa encontrar meios de reduzir o desperdício no seu restaurante, continue a leitura e descubra como a tecnologia pode ser útil nestes casos!

Quais os prejuízos gerados pelo desperdício de alimentos?

O aspecto mais importante é o resultado financeiro. Alguns dos equívocos comuns que geram desperdícios são: compras além do necessário, falta de controle de estoque, estimativas inadequadas de demanda, pedidos anotados de forma errada pelo atendente e o mau preparo dos pedidos por parte da equipe de cozinha.

Agora, imagine seu restaurante cometendo pequenos erros como esses todos os dias. O resultado no final do mês é um prejuízo enorme que vai minando aos poucos o lucro e tornando o negócio inviável. Além disso, uma empresa que constrói uma reputação em torno da responsabilidade com meio ambiente e com os alimentos tende a ser mais valorizada por seus clientes.

Como evitar o desperdício?

O primeiro passo para evitar o desperdício é identificar a origem desta perda. Verificar exatamente onde você está cometendo falhas é essencial para desenhar melhores processos, a fim de corrigir o rumo do seu negócio e conquistar melhores resultados.

Por exemplo, se observar que grande parte do desperdício está ocorrendo por conta de alimentos vencidos, isso indica que é na gestão de compras que está o problema. Contudo, se há muita sobra de refeições prontas, então o problema está na cozinha em superestimar a demanda.

Deste modo, alguns pontos são essenciais ao desenvolver estratégias para o melhor uso da matéria-prima. Cuidados como atenção na armazenagem, melhor controle de estoque, medidas da demanda diária de refeições, melhor atendimento e uma melhor gestão da equipe de cozinha entre outros, podem fazer com que a empresa melhore seu desempenho em todos os setores.

Como a tecnologia pode ajudar?

Já existem sistemas informatizados que foram especificamente desenhados para atender as necessidades dos restaurantes. Essas novas tecnologias melhoram as operações do negócio, principalmente por conta do grande volume de dados estatísticos que permitem realizar estimativas mais certeiras quanto à demanda dos consumidores.

Isso favorece a implementação de melhorias no gerenciamento de estoques, nas relações com fornecedores e nas estratégias de logística para alcançar um novo nível de precisão na produção e minimizar drasticamente as perdas de matéria-prima.

As duas melhores formas de reduzir os desperdícios ainda são ter um atendimento mais eficiente e controlar o preparo de todos os pedidos. Para solucionar o primeiro problema, existem tecnologias de autosserviço onde o próprio cliente realiza seu pedido e dispositivos móveis para atendimento que facilitam a vida do atendente. Nos dois casos, os pedidos são enviados diretamente para a cozinha, tornando o processo mais eficiente. Para objetivar o problema no preparo de pedidos, há tecnologias que permitem a equipe de cozinha ter logo a sua frente telas inteligentes que dizem exatamente quanto tempo cada prato leva para ficar pronto, inclusive ordenando e orquestrando tudo para que os pedidos saiam no tempo certo e sejam entregues perfeitamente.

Quais soluções da Linx podem ser úteis?

A Linx tem um portfólio de soluções completo e totalmente focado nas necessidades de um bar ou restaurante. Todo os indicadores do seu negócio podem ser acompanhados em tempo real via tablet, notebook e até mesmo pelo celular, permitindo um controle ainda mais eficiente.

O sistema ainda fornece informações detalhadas sobre vários segmentos do restaurante, como o setor de compras, estoque e dados sobre os consumidores. Isso tudo permite identificar quais segmentos não estão usando adequadamente os recursos da empresa para, assim, desenvolver melhores práticas de gestão para o negócio.

O desperdício de alimentos pode tornar o negócio insustentável e deve ser corrigido imediatamente. Contar com um suporte especializado e uma tecnologia de ponta é a forma mais inteligente e eficiente de lidar com esta questão.

Gostou do nosso artigo? Então entre em contato conosco e saiba quais soluções a Linx pode oferecer ao seu negócio!

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas