Tecnologia: como melhorar o desempenho do varejo de serviços
Estética e saúde

Tecnologia: como melhorar o desempenho do varejo de serviços

O investimento em tecnologia melhora a experiência do cliente, economiza tempo, aumenta a eficiência da empresa e gera mais vendas e lucros. Saiba como aproveitar a tecnologia para serviços

Em qualquer momento de compra de produtos ou serviços, os consumidores estão atentos a aspectos como a economia de tempo, a facilidade de completar a jornada, preços justos e uma qualidade compatível ou superior às suas expectativas.

Esses elementos estão presentes em qualquer categoria – da compra de itens do dia a dia no supermercado da vizinhança às luzes nos cabelos ou a hidratação da pele.

tecnologia para serviços

É por isso que se costuma dizer que a experiência incrível que o cliente recebe hoje se torna o mínimo esperado para as próximas experiências. Um atendimento espetacular na clínica estética se torna o padrão para a loja de calçados que é sua vizinha no shopping, ou para a farmácia do bairro. E vice-versa. Por isso, precisamos estar sempre atentos e usar a tecnologia a nosso favor para manter o cliente sempre encantado e fidelizado.

No setor de serviços, usar sistemas de gestão avançados, que controlam as operações com agilidade e permitem o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece no negócio, melhoram o relacionamento com os clientes e geram insights relevantes para campanhas promocionais, compras, estoques e administração financeira. Por isso, empresas que não adotam tecnologia para serviços ficam para trás.

Considerando os quatro pontos aos quais os consumidores estão atentos (e que citamos lá no primeiro parágrafo), como o uso de tecnologia traz benefícios para o setor de serviços de beleza? Confira os principais pontos ao utilizar a tecnologia no setor de serviços:

Economia de tempo com a tecnologia para serviços

Um bom sistema de gestão para serviços de beleza simplifica as rotinas do dia a dia do negócio. A digitalização das atividades da empresa oferece mais tempo para que os profissionais se dediquem ao relacionamento com os clientes, enquanto automatiza uma série de tarefas que auxiliam o gestor, dos profissionais e dos clientes.

Um bom exemplo está nos processos de agendamento e checkout. Tradicionalmente, agendar um serviço dependia de anotar em uma agenda física quem faria qual procedimento em qual cliente e em qual horário.

Erros de caligrafia poderiam levar a erros, ou alterações de última hora criavam “buracos” na agenda que diminuíam a produtividade do profissional – ou podiam até mesmo criar “saias justas”, como um cancelamento que não foi informado para o cliente com antecedência e faz com que este perca tempo se deslocando até a clínica ou salão.

Do ponto de vista do gestor, a tecnologia para serviços se torna uma aliada do negócio e permite controlar online, em tempo real, a agenda de todos os prestadores de serviço e o pagamento das comissões, entre outras vantagens. Tudo isso se traduz em mais eficiência no dia a dia.

Facilidade de completar a jornada

Simplicidade e facilidade aumentam a retenção dos clientes. Isso vale para o digital (quanto mais simples e intuitivo o site ou aplicativo, mais o consumidor se engaja) e vale também para a loja física (entre uma loja difícil de navegar e uma em que é possível encontrar tudo facilmente, qual você escolheria?). Por isso, toda tecnologia aplicada ao negócio precisa facilitar a jornada do cliente.

Isso pode acontecer de várias maneiras:

  • Personalizar o relacionamento para que o cliente veja primeiro os serviços que ele mais usa;
  • Digitalizar os contratos de prestação de serviços, para que atividades burocráticas sejam resolvidas mais rapidamente e o cliente se concentre na experiência que ele receberá;
  • Oferecer opções de cross selling de produtos e serviços que o cliente possa escolher rapidamente;
  • Oferecer novos serviços de uma forma atraente, antecipando o que o cliente poderia desejar;
  • Simplificar o pagamento, seja usando alavancas como cashback ou troca de pontos, ou dando velocidade ao processamento de cartões de crédito e Pix.

Tecnologia para serviços auxilia a ter preços justos

A definição do que é “preço justo” não depende só do quanto o cliente paga, mas também do que ele recebe em troca. Por isso, para cada cliente o preço justo de um serviço é diferente. Um guarda-chuva vale pouco em um dia sem chuva, mas vale muito mais quando é o único abrigo possível.

O que a tecnologia ajuda a fazer é identificar qual é o preço justo para cada cliente. Sistemas usam Inteligência Artificial para encontrar padrões de consumo e interação do consumidor com a marca e, com isso, conseguem descobrir se, naquele determinado momento, é melhor cobrar preço cheio ou oferecer algum desconto direto (x% de desconto) ou indireto (pontos em dobro, cashback, desconto na compra de um segundo serviço) para aquele cliente específico.

Cada consumidor é único – e o uso de um sistema de gestão especializado no setor de serviços personaliza o relacionamento e aumenta a eficiência do negócio.

Qualidade superior

A organização de dados, a maior visibilidade dos produtos e serviços mais usados e a capacidade de fazer o match de cada profissional com o consumidor são recursos que sistemas de gestão trazem para o dia a dia do negócio e, com isso, geram um atendimento de mais qualidade.

Com isso, passa a ser possível fazer uma gestão completa de ações promocionais, engajando e fidelizando os clientes. O estoque também ganha mais controle – e você evita que falte determinado insumo essencial para realizar um serviço importante para o cliente. Tudo isso se reverte em mais qualidade na gestão do negócio e em uma experiência mais positiva para o consumidor.

Nos dias de hoje, utilizar a tecnologia na prestação de serviços é essencial para encantar os clientes, gerar fidelização, posicionar corretamente sua marca no mercado e aumentar a eficiência e produtividade das equipes.

Setor de serviços na pandemia infográfico

A digitalização dos negócios só cresce, e quem não acompanha essa evolução fica para trás. Aproveite todos os benefícios do uso da tecnologia no setor de serviços de beleza e conquiste a preferência dos seus clientes!

Se você quer aumentar as vendas e lucros do seu negócio, fale com a gente!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente