E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
O varejo online pode fazer da sustentabilidade um recurso importante para aumentar sua eficiência, conquistar mais clientes e melhorar a sociedade. Veja como fazer:
A sustentabilidade é uma das principais tendências mundiais de negócios. Considerada como um dos quatro caminhos estratégicos para a expansão do varejo em 2021, é um tema importante tanto para um relacionamento mais próximo com os clientes, como para a saúde financeira das empresas.
No e-commerce, o papel da sustentabilidade vem sendo debatido com base em argumentos muito fortes, já que, ao mesmo tempo, o varejo online pode ser um caminho importante para a redução da “pegada ambiental” das empresas e uma fonte adicional de poluição.
O crescimento acelerado do e-commerce gera desafios em aspectos como:
Já no lado positivo, o e-commerce reduz a “pegada de carbono” das empresas de diversas maneiras:
Por se tratar de um problema com múltiplas causas, as respostas para o impacto ambiental das vendas online também dependem de diversos fatores. Aqui estão alguns caminhos para diminuir o consumo energético e as emissões de poluentes em sua cadeia de distribuição online:
A logística do e-commerce se baseia em otimizar as entregas para maximizar o retorno sobre o investimento em cada viagem. Quanto mais entregas forem realizadas por um único veículo, em uma determinada rota, menor o custo da distribuição e o consumo de combustíveis. O envio de um item, de um CD para a casa do cliente, tem o mesmo consumo de carbono de uma ida do cliente para uma loja para comprar 24 produtos. E a logística reversa nem entra nessa conta.
Existem vários caminhos para aumentar a eficiência da distribuição:
Uma parte menos visível da questão ambiental é a movimentação de produtos que não serão vendidos. Comprar errado significa estocar errado, levar para as lojas itens que vão encalhar, recolher os produtos não vendidos e descartá-los. Varejistas que possuem sistemas de previsão de demanda gerenciam muito melhor suas compras e, com isso, evitam desperdícios.
Em um varejo omnichannel, a previsão de demanda precisa levar em conta não apenas o perfil de consumo nas lojas físicas, mas também o atendimento aos pedidos online. A coleta de dados sobre os clientes e seus hábitos, desejos e necessidades é um recurso essencial para entender melhor o consumidor e organizar melhor os estoques, gerando mais resultados.
O maior impacto ambiental do sistema de pagamentos está no papel-moeda. A cadeia de distribuição de dinheiro (produção, distribuição, armazenamento, proteção e devolução para os bancos) tem um forte impacto ambiental, que pode ser zerado com o uso de sistemas digitais de pagamento. Uma transação por PIX ou por link de pagamento, por exemplo, elimina a necessidade de pagamento em dinheiro ou por boleto bancário.
O uso de pagamentos digitais pode ser estimulado em determinados perfis de consumidores a partir de uma perspectiva ambiental. A ideia de eliminar o corte de árvores ou a poluição pelo envio de um boleto para a casa do cliente pode ser um incentivo suficiente para o pagamento pelo aplicativo, o que ainda traz o benefício extra de um maior entendimento do comportamento do consumidor.
Modelos de negócios baseados na assinatura de produtos têm uma vantagem em relação a ecommerces tradicionais: a previsibilidade da demanda. Essa previsibilidade permite otimizar ainda mais as entregas. Normalmente, a imprevisibilidade dos pedidos dos clientes faz com que seja preciso usar veículos de tamanhos diferentes a cada dia, muitas vezes passando pelo mesmo local com diferença de horas. Serviços de assinatura facilitam o planejamento das entregas e maximizam o uso do metro cúbico dos veículos de delivery.
A redução da pegada de carbono é uma questão urgente: o mundo tem menos de uma década para cortar em 45% os níveis atuais de emissões de poluentes para evitar grandes problemas ambientais. Em alguns pontos, as conquistas são incríveis: o uso de eletricidade nos data centers, por exemplo, cresceu 6% desde 2010, mesmo com um aumento anual de mais de 1.700% no volume de tráfego de dados. Isso significa que a digitalização dos negócios é um caminho importante para um varejo mais sustentável. É hora de repensar todos os aspectos do e-commerce e do varejo omnichannel para entregar resultados ainda melhores.
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