Soluções para RH: o que levar em consideração na escolha?
Recursos humanos

Soluções para RH: o que levar em consideração na escolha?

Contar com agilidade, precisão e eficiência nos processos é o sonho de toda gestão, não é mesmo? É por esse motivo que investir em soluções para RH faz toda a diferença na produtividade de um negócio.

O desenvolvimento da tecnologia veio para mostrar que é possível fazer com que as atividades se tornem cada vez mais práticas e rápidas, além de oferecer melhores resultados no que diz respeito à qualidade das ações. É por esse motivo que ferramentas digitais têm sido tão procuradas pelos mais variados setores do mercado.

E não poderia ser diferente com a área dos Recursos Humanos. Neste post, confira como a sua empresa pode investir mais em soluções tecnológicas para esse setor!

Por que contar com soluções tecnológicas para o RH?

Para saber por que contar com soluções tecnológicas para o RH, é preciso levar em consideração todo o contexto que estamos vivendo no momento. Já ouviu falar de Revolução 4.0?

Esse é o nome dado à quarta fase da Revolução Industrial, que tem como principal característica o desenvolvimento tecnológico. É por esse motivo que inovações digitais surgem a todo momento e há cada vez mais investimentos no segmento da Tecnologia.

Por meio das ferramentas desenvolvidas até agora, as empresas, dos mais variados portes, têm a oportunidade de otimizar processos de maneira prática e eficiente. Isso sem contar que nem sempre é necessário investir grandes quantias para obter boas soluções para o negócio.

Com inovações como a Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas, entre várias outras tendências, foi possível refinar ainda mais os processos tecnológicos e oferecer recursos dos mais diversos custos para o mercado.

Desse modo, ao aproveitar essas ferramentas e investir em soluções que vão otimizar o trabalho do setor de RH, é possível:

  • diminuir custos;
  • aumentar a produtividade;
  • tornar os processos da empresa mais eficientes;
  • fazer uma gestão eficiente com base em dados;
  • tomar decisões mais assertivas;
  • automatizar atividades;
  • entre várias outras vantagens.

O que levar em consideração para fazer a escolha?

Já foi possível entender as vantagens de investir em sistemas de gestão de RH, certo? No entanto, para aproveitar melhor esses benefícios, você precisa acertar na escolha das soluções para RH.

A seguir, confira algumas dicas que fazem a diferença na hora de planejar o investimento em tecnologias de uma empresa!

Identifique as necessidades da empresa

O primeiro passo é considerar as principais necessidades do negócio. Uma excelente estratégia para definir os pontos que precisam ser melhorados é fazer uma análise SWOT.

Por meio dessa ferramenta, é possível identificar quais são as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que uma empresa apresenta, garantindo um estudo dos fatores internos e externos do negócio. Desse modo, os gestores têm a oportunidade de entender quais são os processos e setores que estão precisando de melhorias para, enfim, planejar essas ações que vão otimizar os processos e reduzir os riscos.

É durante essa fase de planejamento que entra o investimento em soluções digitais. Ao entender o que a empresa precisa para atingir os objetivos definidos e evitar prejuízos, é possível saber quais são as ferramentas tecnológicas que podem ajudar nessa missão.

Defina os requisitos mínimos

Agora que você sabe a finalidade das soluções que deseja adotar na empresa, é hora de garantir que é possível encontrar a melhor alternativa. No entanto, é preciso considerar que existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado. Sendo assim, como filtrar as opções?

Para isso, é preciso definir o que a solução deve ter para atender às necessidades e expectativas do seu negócio. Estabelecer alguns requisitos mínimos é uma excelente saída para reduzir as opções e seguir o planejamento de aplicação da tecnologia no setor do RH.

Faça uma pesquisa sobre as opções

Com menos alternativas, é possível fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as opções que restaram. Lembre-se de, nessa etapa, considerar tanto as vantagens quanto as desvantagens que cada solução apresenta com relação à outra.

Avalie também o custo, a manutenção, o suporte e os demais fatores que podem influenciar na qualidade de um serviço e, consequentemente, no desempenho da área do RH da sua empresa.

Mapeie as rotinas

Conhecer o dia a dia corporativo também é importante para saber se um sistema é compatível ou não com a rotina adotada. É por esse motivo que o mapeamento se torna outra ação fundamental durante o processo de escolha das soluções tecnológicas.

Sendo assim, observe como são as atividades que ocorrem dentro da empresa, qual é a dinâmica das equipes, quem são os responsáveis por cada setor e como tudo isso pode se relacionar ao sistema de gestão escolhido.

Essa etapa é necessária também para garantir um bom treinamento de todos os colaboradores, a partir do momento que forem definidas as soluções que serão aplicadas. Desse modo, é possível engajar as equipes e se certificar de que as ferramentas digitais serão aproveitadas ao máximo dentro da empresa.

Solicite uma demonstração

É bastante complicado fazer a compra de um produto ou a contratação de um serviço sem conhecê-lo, certo? Por essa razão, solicitar uma demonstração do sistema é uma excelente opção para verificar se a solução escolhida tem, de fato, uma boa aplicabilidade no seu negócio.

Boa parte das empresas de TI conta com um projeto que ajuda a fazer testes de um software e observar se ele é compatível com a rotina organizacional. Desse modo, com essa experiência, você ainda conhece o atendimento, o suporte e as soluções oferecidas por cada parceiro, identificando melhor com quem você pretende fechar negócio.

Quais são os diferenciais da Linx Humanus?

Quando o assunto é eficiência, a Linx se destaca. Com a plataforma Humanus, você consegue integrar os dados dos setores, garantindo que as informações sejam organizadas corretamente e de maneira segura. Por meio disso, há também a redução de erros operacionais e a diminuição de custos com o setor, tendo em vista que os processos são mais ágeis e dinâmicos.

Além disso, o que você pode esperar da Linx é segurança nos processos. Com tecnologia em nuvem, todos os dados podem ser acessados pelas pessoas autorizadas, de onde estiverem, sem riscos de perdas ou vazamentos.

Gostou de conhecer essas soluções para RH? Então, agora é hora de colocar as dicas em prática e encontrar as melhores opções para otimizar as atividades de sua empresa e conduzir o negócio ao sucesso.

Aproveite a oportunidade e veja como a Humanus, da Linx, pode ajudar a impulsionar a sua empresa!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente