9 motivos para migrar sua farmácia para a nuvem
Farmácias e drogarias

9 motivos para migrar sua farmácia para a nuvem

Solução em nuvem para farmácia facilita a administração em tempo real, diminuem custos e simplificam o acompanhamento dos negócios.

O varejo é um negócio que não pode ficar sem funcionar. Se os sistemas estiverem fora do ar, vendas são perdidas. Dependendo do caso, você perde o cliente para sempre. É um risco que, simplesmente, não vale a pena correr.

O uso de equipamentos antigos, ocorrências de queda de energia ou acidentes levam à perda de dados e à necessidade de realização periódica de backups. Sem contar o risco de ter os dados de clientes e do negócio capturados por hackers. É uma situação ruim, mas para a qual, até recentemente, não havia alternativa. O jeito tradicional de administrar a estrutura de TI de uma farmácia era o único jeito, exigindo grandes investimentos para manter a farmácia funcionando.

A nuvem (cloud computing) soluciona esse problema. Com um sistema de gestão de farmácias que funciona 24 horas, 7 dias por semana, conectado à nuvem, o dono da farmácia passa a ter acesso a todos os dados em tempo real. Os backups são feitos automaticamente e a segurança das informações aumenta muito, uma vez que todas as informações são criptografadas.

Solução em nuvem para farmácia

Isso abre uma série de vantagens para a operação de farmácias independentes e pequenas redes. Confira 9 bons motivos para você considerar a migração do seu negócio para a nuvem:

1) Gestão de medicamentos controlados

As farmácias precisam reportar, em até 7 dias, a venda de medicamentos controlados via SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados). Se por algum motivo os dados da venda e do cliente são corrompidos ou são perdidos, a farmácia tem um problema a resolver e pode estar sujeita a multas.

2) Histórico de vendas

Saber o que cada cliente compra, e com que frequência, é uma informação essencial para calibrar os estoques da farmácia e para manter a fidelidade dos consumidores. É preciso ter um sistema de gestão que garanta a integridade do histórico de vendas da farmácia.

3) Controle de pagamentos

A farmácia é um negócio de margens apertadas, especialmente nas farmácias independentes – que possuem uma participação maior de medicamentos controlados em seu mix. Por isso, a gestão financeira precisa ser impecável: não é possível se dar ao luxo de perder informações essenciais para o negócio.

4) Gestão em tempo real

Sistemas na nuvem atualizam seus dados em tempo real. Dessa forma, o dono da farmácia não precisa estar fisicamente presente para saber o que acontece dentro da loja: com um smartphone, é possível ter acesso às informações essenciais do negócio, por meio de dashboards que apresentam os dados mais importantes de forma rápida e eficiente.

5) Aderência à LGPD

Atualmente, todo negócio que lida com dados dos clientes precisa seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É preciso mudar processos e treinar as equipes para lidar com as novas normas. Contar com um sistema de gestão já pronto para a LGPD reduz o tempo de treinamento e os custos de adaptação do negócio.

6) Online first, offline second

Uma preocupação frequente quando se fala em sistemas na nuvem é: “e se a internet cair? Minha loja fica sem funcionar?” A resposta é “não”. Soluções como o Linx Farma Cloud funcionam no conceito online first, offline second, em que o sistema funciona conectado à internet, mas, se houver qualquer instabilidade, as transações são processadas offline e atualizadas na nuvem assim que possível.

Essa solução elegante faz com que o lojista consiga manter seu histórico e o controle sobre o negócio, ao mesmo tempo em que não deixa a loja parar de funcionar.

7) Proteção total

Nem sempre o pequeno varejo possui o conhecimento ou os recursos necessários para proteger seus dados adequadamente. Com isso, podem expor informações sensíveis de cliente ou do negócio à ação de hackers. Como os ataques de ransomware têm demonstrado recentemente, empresas de todos os portes estão sujeitas à possibilidade de ficarem temporariamente fora do ar.

Para uma farmácia independente, ficar sem vender pode ser proibitivo. Um varejista que movimente R$ 90 mil por mês perde, em média, R$ 3 mil por dia sem vendas. O que, às vezes, significa toda a sua margem de lucro. Ficar fora do ar por uma falha de segurança está fora de questão.

Sistemas baseados na nuvem contam com diversas camadas de proteção que tornam a vida de cibercriminosos muito mais difícil. Dessa maneira, farmácias que usam sistemas cloud contam com uma proteção extra para seus dados e uma segurança adicional para a operação do negócio.

8) Atualizações de sistema

A farmácia é um negócio de compra e venda de medicamentos – e de relacionamento com o cliente. Não é um negócio de fazer manutenção de sistemas ou de atualização de software. Com o uso de sistemas que rodam na nuvem, o varejista foca naquilo que sabe fazer melhor, enquanto o fornecedor do sistema mantém a plataforma atualizada e segura.

Assim, sempre que o lojista entrar na plataforma, terá acesso automaticamente à versão mais atualizada, sem precisar baixar novas versões ou correr o risco de alguma brecha de segurança por falta de atualização.

9) O fim do backup

Por fim, sistemas que rodam na nuvem podem abrir mão do backup tradicional. Em vez de deixar o computador ligado copiando dados em períodos ociosos, plataformas cloud automaticamente atualizam as informações na nuvem, em um backup online e em tempo real. Assim, dificilmente alguma informação é perdida. Um recurso essencial para negócios que lidam com produtos controlados – como é o caso das farmácias.

Guia definitivo para o planejamento estratégico em farmácias

A plataforma Linx Farma Cloud é uma solução em nuvem que oferece rapidez e disponibilidade no controle e administração das farmácias. Robusto, ágil e com interface intuitiva, ele reduz os custos de administração do negócio e de treinamento de funcionários, além de facilitar a gestão financeira e dos estoques, e garantir o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais.

Com integração aos maiores Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs) do mercado, o Linx Farma Cloud faz o gerenciamento de campanhas promocionais e de descontos, aumentando a competitividade das farmácias independentes e pequenas redes.

Quer saber mais sobre o Linx Farma Cloud? Fale com o nosso time de vendas.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente