Softwares escolares: por que é essencial investir?

Softwares escolares: por que é essencial investir?

O investimento em softwares escolares gera vantagens para os negócios e coloca a instituição de ensino alinhada com o movimento de transformação digital.

As mudanças impostas pelos últimos anos mostraram a relevância da transformação digital e sua característica estratégica para todos os setores da sociedade. Mais ainda: esse não é um assunto pontual ou uma prática capaz de se encerrar em um único projeto. Ao contrário, ela exige cuidados permanentes por sua própria natureza: o digital está em constante evolução.

No setor de educação não poderia ser diferente. Aliás, o setor é beneficiado pela transformação digital de ponta a ponta, praticamente. Utilizado como recurso de apoio dentro da sala de aula até a gestão administrativa escolar, a tecnologia facilita a vida de quem trabalha no setor. Ao mesmo tempo, aumenta a capacidade de expansão das instituições de educação e libera tempo dos profissionais da área para criar formas de transferir conhecimento.

Compreender o lugar da transformação digital na educação e como ela pode influenciar o meio escolar é essencial para todo o setor.

Levar a tecnologia para os contextos educacionais exige uma mudança de cultura. Essa atualização demandará, muito provavelmente, uma curva de aprendizado das equipes acostumadas com suas rotinas estabelecidas. Mas, vale dizer que muitas empresas de softwares escolares trabalham em conjunto com instituições educacionais e profissionais de administração escolar para criar soluções plausíveis, intuitivas e eficientes.

Tudo isso porque a adoção de softwares de educação tem o propósito de tirar burocracia e morosidade para a instituição focar esforços no crescimento saudável de seu negócio. Outra vantagem é a capacidade de combinar módulos para criar ambientes educacionais mais estimulantes e padronizados, sendo um trunfo para escolas que pensam em escalar sua metodologia mantendo um alto padrão de qualidade. Quando se pensa em escala e trabalho em rede, os softwares de educação são fundamentais.

Segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Educação cresceu 13,2% em faturamento no ano de 2022 e a tendência é continuar a evoluir.

Softwares escolares

Efeito imediato

Para concretizar todo o potencial de crescimento trazido pela tecnologia para o setor de educação, é preciso adotar os recursos já disponíveis no mercado. É necessário incorporar processos, polir métodos e montar estratégias, mas sem uma boa base tudo isso não passa de teoria.

As instituições de ensino já podem se beneficiar dos softwares escolares de maneira muito prática com o que já existe no mercado. Vamos conhecer algumas aplicações já difundidas, testadas e aprovadas para o setor educacional.

Área Financeira Educacional

Esse é um dos pontos mais sensíveis nas instituições. Muitas escolas ainda utilizam métodos convencionais de cobrança, desvalorizando seu investimento em profissionais qualificados no setor financeiro. Ligações de cobrança, por exemplo, tratam a consequência e não a causa. Já a inteligência aplicada pelos softwares de gestão financeira escolar ajuda a trabalhar preventivamente, diminuindo a inadimplência.

O Sistema de Gestão Escolar da Linx utiliza o Sponte Pay, que tem um módulo de cobrança recorrente no cartão de crédito sem comprometer o limite do responsável financeiro. Ele permite a automação de notificações eletrônicas sobre datas de vencimento e cobrança, além do envio de link de pagamento por SMS, e-mail ou WhatsApp.

Outro recurso que poupa um tempo precioso é a conciliação automática de boletos. Substituir essa operação manual por uma solução automatizada não apenas reduz o tempo da atividade, como diminui erros e prejuízos. Na operação do software, é possível ter uma visualização fácil e completa do fluxo de caixa em tempo real. Dessa forma, é possível tomar decisões importantes de maneira mais ágil.

Secretaria Escolar

A administração escolar lida diariamente com uma série de processos e documentos. O volume de trabalho manual pode ser diminuído de modo drástico com a adoção de um bom software de gestão escolar como o Sponte, oferecido pela Linx. Pelos cálculos levantados por nossas equipes juntos aos clientes, há um ganho de mais de 166 horas de trabalho por mês. Outro ganho importante é a redução de gastos com papel e impressão, que pode chegar a 45% do volume utilizado inicialmente.

O trabalho ganha agilidade também na descentralização das informações. Os softwares escolares têm a capacidade de integrar as informações da secretaria escolar e portal dos alunos, permitindo a consulta a faltas, notas, avisos gerais e pareceres de requerimentos escolares.

Captação de clientes e vendas

Outra modalidade importante dos softwares escolares é a administração das vendas. O sistema fornecido pela Linx conta com funil de vendas e workflow de tarefas para aumentar a efetividade do processo, uma vez que ele pode ser acompanhado em tempo real. A equipe consegue fazer uma triagem das oportunidades mais promissoras, ao mesmo tempo em que conduz melhor as ações com clientes mais indecisos.

CRM

Mas não para por aí. O software permite também trabalhar com marketing digital por meio do envio de campanhas de marketing por SMS e e-mail. Toda a agenda de contatos de leads fica dentro do sistema, permitindo sua visualização do contato e o as ações ativadas dentro dele de qualquer lugar, a qualquer hora. A equipe comercial também tem o registro e acompanhamento das metas estabelecidas, dando a possibilidade de fazer a gestão do resultado de maneira transparente e assertiva.

Segundo os resultados coletados com nossos clientes, essa ferramenta de CRM tem potencial para aumentar em até 3x a conversão de matrículas da escola.

Esses são os pontos centrais da transformação digital nas escolas, mas não apenas isso. Há também a possibilidade de administrar, por meio da tecnologia, a gestão pedagógica, a transmissão de aulas e o chat entre os alunos, além de apoiar uma comunicação mais facilitada entre a escola, estudantes e responsáveis.

O uso da tecnologia no setor educacional é uma realidade bem-vinda e só tende a crescer. E nós da Linx estamos aqui para oferecer as melhores soluções para essa transição. Venha falar com a gente!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!