Software de gestão de farmácias: 3 práticas essenciais
Farmácias e drogarias

Software de gestão de farmácias: 3 práticas essenciais

De nada adianta investir em software de gestão de farmácias, se você não segue algumas boas práticas para garantir um bom funcionamento dessa tecnologia.

Ter um software de gestão de farmácias possibilita agilidade no PDV, aumento das vendas, controle de estoque, conformidade com obrigações fiscais, entre inúmeras vantagens que você já sabe. Mas para aproveitar ao máximo a eficiência do seu sistema de gestão, é preciso ter em mente algumas “regras básicas” para garantir um bom funcionamento do software. 

software de gestão de farmácias

Uma pesquisa feita pela IDG Research Services apontou que empresas de pequeno e médio porte dos Estados Unidos, que utilizam um sistema de gestão, crescem 35% mais rápido que as que não usam o software. E é fácil de entender a justificativa disso: o objetivo de um sistema de gestão é integrar diversas áreas da empresa, como: financeiro, estoque, vendas, e organizar todas as informações de modo centralizado para o dono do negócio tomar as decisões.  

Não pense que basta implantar o seu sistema de gestão e tudo será resolvido, pois existem algumas regras básicas para manter o software operando de forma completa e potente. Então, antes que o time de implantação instale o sistema na sua loja, ou até mesmo, se você já tiver um sistema rodando, certifique-se de que está dando a devida atenção aos seguintes tópicos: 

 1. Equipamentos atuais 

Se o seu sistema de gestão costuma travar bastante, saiba que a causa disso, na maioria das vezes, é hardware. Ou seja, seus equipamentos que estão antigos ou até mesmo podem ter algum defeito sem que você saiba disso. Máquinas antigas, além de terem um consumo muito maior de energia, aumentam os custos de manutenção e atualizações. Então, se você usa um aparelho de 2014, por exemplo, o ideal é pensar em investir em equipamentos atuais que irão preservar a produtividade na rotina da loja. Para ter certeza se o equipamento que você usa está adequado ou não, é só conferir a relação de hardwares homologados do seu sistema de gestão.  

2. Upgrade na infraestrutura de rede  

Uma infraestrutura de rede defasada pode interferir no seu sistema, deixando-o lento e sobrecarregado. Isso acontece porque muitos estabelecimentos comerciais, ainda, trabalham com redes de computadores um pouco mais antigas, com velocidade de até 100 megabits. Mas hoje, existem velocidades bem maiores e que resolvem esse tipo de problema! E é por isso que é de extrema importância atualizar os seus equipamentos para poder comportar as novas velocidades e recursos. Com uma infraestrutura de rede atualizada, você terá eficiência no gerenciamento de dados, servidores e redes sem fio. 

3. Backups em dia 

Já imaginou perder todos os seus registros, como, banco de dados dos clientes, lançamentos no estoque e movimentações financeiras? Uma pesquisa encomendada pela Arcserve revelou que 76% das empresas de médio porte sofreram perda de dados nos últimos cinco anos, sendo que 45% dos entrevistados não conseguiram recuperar todos os seus dados após uma perda. Esse tipo de situação não vai acontecer se você fizer backups constantemente. O hábito de fazer backup garante segurança e mantém a comunicação ativa dos dados da sua farmácia com o sistema de gestão. Também é possível programar no próprio sistema para que os seus backups ocorram automaticamente, permitindo maior segurança dos seus dados.  

Aqui na Linx Farma, no processo de implantação de um de nossos sistemas para farmácias, são apurados todos os pré-requisitos determinantes para uma ótima experiência de implantação, aprendizado e adaptabilidade ao sistema. Isso visa garantir todo ganho de performance da farmácia através da adequada utilização das funcionalidades do sistema, bem como suas tecnologias aplicadas.

Se ficou curioso para entender o nosso processo e quer aproveitar para conhecer os nossos produtos, é falar com a gente! 

 

 

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