Como escolher um sistema para supermercado? Veja aqui!
Supermercados (ou hipermercados)

Como escolher um sistema para supermercado? Veja aqui!

Gerir uma empresa demanda inúmeros esforços de quem está na linha de frente de qualquer negócio. Quando se trata de atividades no varejo estes esforços devem ser ainda maiores por conta de características próprias do mercado. Dado este cenário, o uso de sistema para supermercado se popularizou com o intuito de facilitar as atividades diárias, atraindo cada vez mais o interesse para esse tipo de solução.

Como as atividades executadas pelo varejo envolvem uma grande quantidade de dados, essas redes têm o desafio de aprimorar suas operações com o uso de novos recursos tecnológicos. Conseguir identificar quais as principais características que um sistema deve ter e o que observar na hora da compra é indispensável para realizar um bom investimento. Se você ainda não sabe o que é importante para escolher um bom sistema, continue a leitura e descubra agora mesmo!

Quais os desafios de gestão de um supermercado?

Estar à frente de qualquer empreendimento exige um conjunto de boas decisões e de boas práticas diárias. Para manter um fluxo tão intenso de mercadorias e serviços operando de modo contínuo é necessário ainda mais coordenação.

Por isso, grande parte dos desafios enfrentados por esse tipo de estabelecimento estão relacionados ao uso de ferramentas de gestão. Alguns desses problemas estão relacionados a integração do canal de atendimento e vendas, o acompanhamento do processo de transformação digital, as novas demandas dos clientes e o uso das informações para a criação de estratégias próprias.

Como um sistema pode ajudar com isso?

Ao utilizar um sistema de gestão, existem inúmeras vantagens associadas, como a redução de erros e ganhos de produtividade, até questões mais proeminentes na criação de estratégias como o recolhimento de dados dos consumidores, seu perfil de compras, periodicidade, enfim, tudo que é necessário para traçar estratégias de vendas mais adequadas às necessidades de cada um. Abaixo destacamos algumas das principais vantagens. Confira!

Segurança de informações

Com o uso de um sistema é possível estabelecer usuários para os colaboradores e limitar o acesso. Isso gera segurança para todos os setores com a permissão exclusiva para a equipe responsável. Isso também evita erros por conta de colaboradores de outros setores que podem interferir de algum modo na gestão dos demais. Por exemplo, os funcionários do setor de estoques não precisam de acesso aos dados de contas da empresa e, portanto, devem ter acesso limitado à sua área de competência.

Organização dos dados

Agrupar todas as informações referentes à organização de vendas, estoques, compras e demais dados permite uma gestão mais dinâmica e um melhor gerenciamento da equipe. Por isso, um sistema integrado pode gerar grandes ganhos de produtividade para este setor. Considere, por exemplo, o segmento de compras, esse campo pode ganhar muita produtividade se conseguir acesso facilitado aos dados do gerenciamento de estoque e de consumo de determinada mercadoria. Isso permite melhorar o uso dos recursos da empresa e gerar compras mais assertivas em relação à demanda dos clientes.

Melhoria de indicadores

Ao utilizar um sistema de gestão é possível saber quais são as despesas que mais cresceram nos últimos meses, quais as mercadorias mais vendidas, qual o tempo médio de um produto no estoque, entre outros vários indicadores que permitem desenvolver estratégias mais eficientes. O uso desses indicadores permitem identificar os gargalos da empresa de modo mais claro e focado, auxiliando no desenho de estratégias de marketing, além de contribuir para melhorar o entendimento da demanda e permite potencializar os segmentos mais fortes na empresa.

Quais as vantagens de usar um sistema?

Há diversas vantagens associadas às melhorias gerais no fluxo de dados, correção de problemas, além de ganhos na dinâmica das atividades diárias compreendendo desde o recebimento da mercadoria até a sua entrega para o consumidor final. Outros benefícios devem ser considerados com mais destaque, por conta de suas contribuições a empresa.

Redução de erros e fraudes

Em um ambiente com muitos fluxos as chances de erros pequenos como os de digitação ou efetuar operações incorretas são muito comuns e podem gerar grandes problemas. Erros desta natureza ocorrem no caixa, se os valores forem somados sem o uso de um sistema automatizado, e no escritório, por meio de falhas na gestão de notas fiscais, pagamentos de boletos ou erros em transferências.

Um importante meio de resolver questões de fraude é automatizar seu PDV (Ponto de Venda) com o uso de um software ou equipamentos para automação. Entretanto, não é somente no ambiente de vendas que ocorrem fraudes, mas também na equipe de colaboradores. Se não há conferência do pedido de compra com o pagamento realizado, o ambiente interno no supermercado pode gerar grandes prejuízos.

Ganhos de produtividade

Com a centralização de informações em um sistema completo é possível evitar retrabalho com o preenchimento de dados que podem ser reaproveitados de outros setores. Esses dados podem ser de compras, do estoque ou informações de fornecedores que são utilizadas por vários segmentos da empresa.

Outro importante ganho ocorre no aspecto fiscal e tributário. Para a apuração correta de impostos é necessário considerar informações presentes nas notas fiscais de venda. Para as firmas que tem um sistema completo, o processamento de tais notas pode ser feito com um clique e poupar horas de trabalho dos colaboradores que podem ser aproveitados em outras atividades.

Como escolher o sistema adequado?

O primeiro aspecto que deve ser considerado se refere às necessidades do mercado, incluindo qual o tipo de demanda, qual o fluxo de clientes e o percentual da demanda que a empresa atende ou busca atender. Na sequência, é necessário considerar qual a estrutura básica para utilizar cada software e quais os procedimentos usados na implementação.

Após as verificações iniciais fica mais fácil determinar que tipo de sistema é ideal para sua firma e após isso, estabelecer quais os custos e benefícios de cada opção disponível no mercado.

Quais os diferenciais do sistema da Linx?

A Linx entrega uma diversidade de soluções que permitem ao supermercado vender mais, em todos os momentos e minimizar os riscos de perdas. Um sistema integrado e completo que possibilita que os processos operacionais sejam descomplicados e gerem mais informações sobre os clientes. Além disso, é possível integrar a loja com o aplicativo para realizar vendas online e desenvolver serviços diferenciados como entregas exclusivas conforme o perfil do cliente e utilizando uma gestão omnichannel completa.

Esses são apenas alguns dos benefícios que tecnologias assim podem oferecer a este segmento. Deste modo, todos os indícios apontam o quão vantajoso pode ser incluir esse tipo de sistema para supermercado em seu estabelecimento. Não perca mais tempo e tome uma atitude capaz de gerar mudanças positivas e consistentes no dia a dia de sua corporação.

Gostou do nosso conteúdo? Viu como um sistema próprio pode mudar totalmente a dinâmica de trabalho da sua empresa? Então conheça as nossas soluções agora mesmo!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente