Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Sistema para farmácia: em quais soluções investir?

Sistema para farmácia: em quais soluções investir?

Para quem deseja tornar o negócio mais eficiente, é fundamental utilizar soluções e recursos que otimizem esse trabalho, seja por meio da redução de custos ou do aumento da produtividade dentro da organização. A boa notícia é que existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado. Você sabe quais fatores considerar ao escolher um sistema para farmácia?

Afinal, não é porque uma solução funciona com o seu concorrente que ela vai gerar resultados positivos para a sua empresa. É preciso encontrar uma que esteja de acordo com os seus objetivos e desafios e, até mesmo, com o perfil do seu consumidor. De que adianta ter investir em um sistema que não solucione os seus principais problemas?

Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender um pouco mais sobre como é importante contar com um sistema para farmácia e, é claro, o que levar em consideração? Continue a leitura deste artigo para começar a potencializar a produtividade do seu negócio!

Qual é a importância de investir em um sistema para farmácia?

Imagine quanto tempo seria desperdiçado se todas as atividades na sua farmácia fossem feitas de forma manual. Além disso, quantos erros de cálculos, digitação ou conferência passariam sem ser notados? Para piorar, com todo esse trabalho operacional, como atuar com mais frequência e dedicação nas frentes mais estratégicas do negócio?

Automatizar os processos de gestão contribui diretamente para ter melhores resultados no longo prazo. Além de ser uma plataforma necessária para quem deseja adotar uma gestão mais profissional e eficiente, essa solução gera grande impacto nas operações do dia a dia de um negócio, permitindo, por exemplo, que o foco se concentre no consumidor.

Sendo assim, se o objetivo é continuar relevante frente aos concorrentes e alcançar melhores resultados com frequência, o primeiro passo é contar com um sistema para farmácia.

Quais fatores considerar durante a escolha do sistema?

Mas, na prática, o que deve ser levado em conta ao escolher um sistema para farmácia? Confira!

Funcionalidades

Imagine o seguinte cenário: a sua farmácia está realizando muitas vendas e os clientes entram na sua loja com frequência. O problema, porém, está no controle de estoque. Com o fluxo intenso de entradas e saídas, a organização não é suficiente para evitar, por exemplo, que certos itens fiquem em falta nas prateleiras. Por que, então, buscar por uma solução que não otimize essa gestão?

Isso apenas reforça a importância de entender os objetivos da sua companhia e, a partir deles, definir quais são as funcionalidades necessárias em um sistema. De nada adianta contar com uma solução popular do mercado se, na prática, ela não resolve as suas dores. Por isso, busque informações sobre quais são as features e como elas se adequam aos seus objetivos.

Complexidade do sistema

Outro fator relevante é a complexidade do sistema. Afinal, a ideia de uma ferramenta de gestão para a sua farmácia é otimizar, e não complicar a rotina de trabalho. Já pensou se a sua equipe não conseguisse nem mesmo realizar o cadastro de produtos com facilidade? Isso não seria prático, e o seu objetivo primário acabaria ficando para trás, criando mais confusão do que solução.

Uma forma de avaliar esse ponto é realizando testes com as empresas que você está negociando. Assim, é possível identificar, por exemplo, quais são as familiaridades e dificuldades. Em alguns casos, as soluções ainda podem ser personalizadas para os seus objetivos. Outro caminho é procurar o feedback de quem já utiliza o sistema em questão, algo ideal para uma opinião sem filtros.

Processo de implementação

Além disso, é preciso entender como funciona o processo de implementação da ferramenta — do tempo que vai ser exigido até quais vão ser as restrições durante a adaptação. Tudo deve ser analisado para, assim, garantir que a implementação seja a mais simples possível. As empresas de maior qualidade no serviço costumam traçar um planejamento personalizado para essa tarefa.

Suporte

Por último, o suporte oferecido pela plataforma também deve ser levado em consideração no seu processo de busca. Afinal, dificuldades podem aparecer no início, principalmente em referência ao processo de adaptação. Por isso, contar com um apoio especializado e personalizado pode fazer a diferença para aproveitar todos os benefícios.

Seja para otimizar o treinamento da sua equipe, seja para tirar dúvidas sobre uma funcionalidade específica, você deve se assegurar de que está contratando não apenas uma fornecedora, mas uma parceira para otimizar a gestão da sua farmácia. O suporte oferecido é peça-chave para isso.

Qual a importância do sistema para o preparo para a Black Friday?

Além de ser indispensável para o longo prazo do seu negócio, contar com um sistema de farmácia já pode ser útil também em ações pontuais. Um exemplo é a Black Friday, que movimentou mais de 3,2 bilhões de reais em 2019, de acordo com dados da Ebit-Nielsen. Contar com uma solução que possa otimizar a gestão, portanto, já vai ter um impacto positivo a curto prazo nas vendas.

Afinal, como suportar um aumento considerável no período de promoção sem sobrecarregar a sua equipe? É uma situação que, sem dúvidas, poderia resultar em perdas consideráveis para a sua farmácia — e não apenas em relação ao número de vendas. A reputação da sua marca também pode ser prejudicada por uma experiência negativa para o cliente em uma data relevante.

Ao procurar por um sistema para farmácia, portanto, é importante definir quais são as prioridades do seu negócio. Além dos fatores que listamos ao longo deste artigo, as particularidades da sua clientela e seu modelo de atuação podem definir se a escolha foi boa ou não. O fundamental, porém, é garantir que a sua empresa abrace os avanços digitais e otimize o trabalho de gestão.

Agora que você já sabe como um sistema para farmácia desempenha um papel fundamental para o sucesso do seu negócio no curto e no longo prazo, que tal dar o próximo passo? Entre em contato conosco, saiba mais sobre as features da Linx Sistemas e como elas podem potencializar os resultados da sua empresa!

Ir para

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas