Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Por que investir em um sistema de frente de caixa para sua farmácia? Veja!

Por que investir em um sistema de frente de caixa para sua farmácia? Veja!

Donos de pequenos negócios, muitas vezes, não encontram tempo para implementar melhorias em suas empresas ou por estarem muito envolvidos com a operação do dia a dia, ou por não terem afinidade com a administração de um empreendimento. Em farmácias, isso não é diferente. A atenção ao atendimento no balcão ou as dúvidas sobre gestão colocam os proprietários em desvantagem.

Uma solução simples e eficaz para aumentar rentabilidade e a eficiência desse tipo de empresa, melhorando a administração e o atendimento, é investir em um sistema de frente de caixa completo, que vá além de emitir notas. Quer saber mais sobre o assunto? Confira este artigo que conta tudo para você!

O que é um sistema de frente de caixa?

O sistema de frente de caixa, ou sistema ponto de venda (PDV), é um software destinado à gestão das vendas, do seu registro até o pagamento. Em pequenos negócios os softwares somente são usados na emissão de notas fiscais e para atender obrigações ficais.

Porem, mais do que um programa de computador para realizar o controle de caixa, ele permite o acesso e o controle de todas as movimentações relativas à atividade-fim do varejo, beneficiando sua administração e o atendimento ao público.

Por que investir em um sistema de frente de caixa para farmácias?

Se o sistema de frente de caixa permite a gestão total da loja, suas vantagens vão da compra do estoque até o pagamento pelo cliente. Melhora tanto aspectos financeiros quanto o relacionamento com os consumidores, permitindo otimizações. Veja mais benefícios a seguir.

Gera integração entre os setores

Dados são fundamentais para gestores em todas as áreas. No varejo, ter todos os setores integrados permite que eles informem, por exemplo, em tempo real:

  • volume de vendas em um determinado período;
  • valores de tributação;
  • produtos mais procurados;
  • quantidades em estoque;
  • pagamentos realizados e a entrar;
  • convênios.

Todas eles são fundamentais para a melhoria e a otimização dos processos internos e da administração da empresa, oportunizando insights inovadores e ação preventiva, além de evitar danos.

Otimiza o controle de estoque

Algumas das formas de otimização do controle de estoque em uma farmácia que o uso de um software de frente de caixa possibilita são:

  • não deixar os produtos mais procurados em falta;
  • não ter itens com a validade próxima ou encalhados;
  • fazer melhores negociações com segurança de que não haverá perdas;
  • aproveitar oportunidades ou descontos.

Diminui a chance de perda por erros

O fechamento de venda tradicional abre precedente para perder os registros em cobranças a prazo ou outras falhas humanas. Com um sistema de frente de caixa completo, os produtos registrados têm suas informações salvas e todos os dados têm back-up. Diminuindo riscos.

Banner CTA_Guia definitivo para o planejamento estratégico em farmácias

Melhora a gestão do negócio

Estar com as informações ao alcance de um clique, sempre em tempo real e organizadas para a melhor compreensão, permite a rápida percepção de problemas, bem como a ágil e assertiva tomada de decisão para que a ação corretiva ou preventiva seja eficaz.

A gestão se torna mais fácil, eliminando tarefas e documentos que, em excesso, causam mais dificuldades do que geram resultados, aumentando a confiabilidade e diminuindo o tempo gasto em atividades que não agregam aos resultados.

Reduz os custos

A redução de custos se dá em várias frentes com a implementação desse tipo de software — desde mitigar a possibilidade de falhas, prevenindo-as, passando pela agilização dos processos e chegando à questão da melhoria na gestão de estoques e pagamentos.

Proporciona mais rapidez

O tempo tem sido cada vez mais valorizado. Com o constante dinamismo exigido no cotidiano das pessoas, atender de forma ágil é uma vantagem competitiva. A automação do fechamento das vendas torna esse processo rápido e seguro, atendendo melhor a essa demanda dos consumidores.

Todo o processo de emissão de notas fiscais , acompanhamento de estoque e cobranças, em um sistema de frente de caixa completo, passa a ser automatiza. Diminuindo imprevistos como a possibilidade de erros que causem problemas contábeis, assim como, a demanda de tempo de execução.

Gera fidelização de clientes

No ramo farmacêutico, para fidelizar clientes é preciso primar pelo atendimento e pela confiabilidade. O uso de softwares de frente de caixa completos tem impactos positivos e significativos nesses pontos. Cada vantagem desse sistema é um meio para garantir a qualidade e a velocidade nos atendimentos, sem que uma prejudique a outra, e para assegurar o retorno do comprador.

Como escolher o melhor sistema de frente de caixa para farmácias?

Sistemas informatizados podem parecer difíceis de escolher e serem custosos, principalmente quando não atendem às necessidades do seu negócio. No caso de softwares de frente de caixa, alguns pontos devem ser avaliados:

  • especialização: a empresa licenciadora entende as necessidades do varejo?
  • especificidade do sistema: qual é a adequação do software em relação ao nicho ou ramo do negócio?
  • suporte: como é a área do cliente? Quais os meios de contato?
  • soluções de pagamentos: quais opções poderei oferecer aos meus clientes? Como elas podem facilitar a administração do meu negócio?
  • integração on e offline: o sistema está preparado para integrar uma loja online?
  • gestão: como são os relatórios? Quais funcionalidades o sistema oferece?
  • facilidade de uso: como é a navegabilidade do sistema?

Na Linx, você pode ter todos esses requisitos, e muitos mais, atendidos. Como especialistas em varejo, podemos ajudar a potencializar a rentabilidade e descomplicar a gestão da sua farmácia por meio de um sistema moderno, prático e intuitivo, oferecendo as melhores soluções.

Utilizar plenamente as opções de informatização de processos é importante em todos os segmentos e para todos os tamanhos de empresas. Mesmo no varejo, onde tudo parece mais fácil de controlar, essa é uma vantagem prática, em agilidade e informação, para sair à frente e oferecer os melhores produtos e preços para seus clientes.

Nesse sentido, investir em um sistema de frente de caixa, que ofereça mais do que o básico, para a gestão das vendas e dos estoques, causa impactos positivos na administração, agregando benefícios tanto para consumidores e como proprietários, quando bem escolhido.

Quer todos os benefícios do sistema de frente de caixa completo no seu negócio? A Linx é a parceira que você procura. Conheça mais sobre nosso produto destinado a farmácias e tenha certeza disso!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas