Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
Adotar um bom sistema de gestão no varejo de proximidade, faz com que o seu negócio possa ganhar produtividade e acelerar as vendas. Confira 7 grandes vantagens que uma plataforma líder de mercado pode trazer para você.
O varejo de proximidade é um negócio de velocidade e prontidão. É preciso estar a postos, com o produto certo para atender a uma necessidade momentânea do cliente, e tudo na loja deve funcionar com eficiência para que o consumidor encontre rapidamente o que deseja.
O uso de um sistema de gestão no varejo de proximidade, é o primeiro passo em uma jornada tecnológica que leva o comércio a ganhar produtividade, conhecer melhor os clientes e acelerar suas vendas e resultados. Esse é um investimento que gera frutos em todas as áreas do negócio: do relacionamento com o cliente à integração com os fornecedores e ao controle financeiro. Tudo passa por uma gestão eficiente e bem estruturada.
Em primeiro lugar, a legislação exige que as lojas emitam cupons fiscais e transmitam as informações para a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Isso faz com que praticamente todo ponto de venda tenha que contar com um sistema capaz de registrar as transações feitas na loja.
Sistemas de PDV simples conseguem lidar com essa tarefa, mas é possível extrair muito mais informações e obter benefícios muito maiores. Para isso, um sistema de gestão no varejo de proximidade gera imensas vantagens:
Tarefas burocráticas, como a emissão de notas fiscais, demandam tempo e, se forem feitas manualmente, fazem com que os colaboradores gastem tempo em atividades que não geram vendas nem contribuem para a experiência do cliente. Automatizar tarefas como a entrada e saída de notas fiscais, pagamentos, realização de pedidos para fornecedores e entrada de produtos em estoque gera um ganho imenso de eficiência, que diminui custos e coloca os funcionários onde eles precisam estar: frente a frente com o cliente.
O sistema de gestão é o local por onde passam todas as informações do negócio. Por isso, também é o lugar onde é possível visualizar os indicadores de vendas e custos. Soluções que permitam ao comércio de proximidade ter controle em tempo real de tudo o que acontece no PDV e na retaguarda dão agilidade à tomada de decisões e permitem antecipar problemas. O resultado é um melhor desempenho e uma visão 360 graus do negócio.
Do uso de diferentes meios de pagamento no comércio (crédito, débito, QR Codes, Pix) ao controle dos pagamentos aos fornecedores, a gestão financeira é o oxigênio do varejo. Por isso, a gestão completa do fluxo de caixa e do capital de giro é estratégica para a saúde de qualquer negócio. Um bom sistema de gestão permite que o comércio tenha agilidade na abertura e fechamento do caixa, controle os pagamentos e recebimentos e possibilite um planejamento seguro de ações promocionais.
O varejo não pode mais se dar ao luxo de ser gerido com base na intuição. No dia a dia, a tomada de decisões precisa acontecer a partir de dados sólidos, coletados em tempo real e analisados para identificar a necessidade de mudanças de rota. Um bom sistema de gestão no varejo de proximidade consegue entender bem o comportamento do cliente, para melhorar o sortimento de cada PDV, gerenciar os níveis de estoque de forma adequada e avaliar o impacto das ações promocionais. Com o tempo, essas análises criam uma grande inteligência que, aplicada ao negócio, permite que o varejo de proximidade cresça mais rápido.
A logística é um dos pontos mais importantes de toda a estratégia de negócios. Não adianta desenvolver uma promoção incrível se o produto não estiver na loja. Sistemas de gestão de alto nível facilitam a integração com os fornecedores, permitindo que as informações fluam mais rapidamente. Com isso, processos burocráticos como a conferência na entrega dos pedidos ou o reabastecimento das lojas acontecem mais rapidamente. Além disso, as informações trocadas com o fornecedor facilitam o entendimento de tendências de mercado.
No dia a dia, o varejo gera grandes quantidades de dados sobre os produtos, que sinalizam comportamentos dos clientes. Um bom sistema de gestão é capaz de processar essas informações para gerar insights sobre as campanhas que geram mais resultados, cross selling, vendas por horário e dia da semana, e até mesmo o impacto do layout do PDV sobre as decisões de compra dos clientes.
Bons sistemas de gestão, quando utilizados por bons profissionais, identificam oportunidades para que a empresa cresça. A análise dos produtos mais comprados pode sugerir mudanças no planograma, promoções que estimulem o cross selling e parcerias com fornecedores estratégicos. Informações sobre quem é o cliente, por sua vez, podem fazer com que a empresa perceba que existe potencial para um novo ponto de venda, ou para ampliar a compra de produtos de determinadas categorias. Quem tem um bom sistema de gestão tem mais informação. E informação é poder.
Controlar de perto tudo o que acontece em seu varejo de proximidade precisa ser o primeiro passo de qualquer negócio que queira crescer e ter vida longa. Por isso, a escolha de um sistema de gestão preparado para atender às necessidades do setor é a primeira decisão estratégica importante a ser tomada. Busque um parceiro tecnológico que entenda a realidade do seu negócio e seja capaz de ajudar você a acelerar seu crescimento. Boas vendas!
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