Conheça as vantagens de ter um sistema de gestão de RH na empresa

Conheça as vantagens de ter um sistema de gestão de RH na empresa

Cada vez mais, o departamento de Recursos Humanos vem conquistando importância estratégica nas empresas. Encarregado por integrar profissionais e setores, suas atividades e operações ficaram mais complexas e, para atender às demandas diárias, é preciso contar com um sistema de gestão de RH.

No entanto, nem todos os gestores, especialmente os de pequenas e médias empresas, conhecem os benefícios oferecidos por aplicações desse tipo. Por meio da automação de rotinas e processos, não só os Recursos Humanos, mas a companhia toda passa a ganhar em eficiência, redução de custos e produtividade.

Confira, neste conteúdo, as principais vantagens de um programa de gestão de RH. Boa leitura!

Qual a importância de um sistema de gestão de RH?

Existem privilégios que só a tecnologia no departamento pessoal pode oferecer. Conheça os que comprovam a importância de um sistema desse tipo.

Redução de erros

Uma solução digital tem a capacidade de realizar atividades de controle e que exigem esforço repetitivo. Nesse caso, ela se destaca diante da operação manual humana. Um sistema estruturado para automatizar rotinas de RH diminui erros no preenchimento de documentos e formulários, evitando retrabalhos e falhas grotescas.

Já na área administrativa, lesões por esforço repetitivo, má postura e sedentarismo podem ser amenizadas, o que minimiza a taxa de absenteísmo da equipe de Recursos Humanos. Esse é um tipo de problema que prejudica milhares de trabalhadores que trabalham em escritórios.

sistema de gestão de rh

Aumento da produtividade

Um dos maiores objetivos da gestão de RH é melhorar a capacidade de atuação de seu time de profissionais. Só que os colaboradores da área ainda desperdiçam a maior parte de sua jornada diária com obrigações burocráticas e se mantêm alheios ao todo, executando somente tarefas diretas.

Com um programa de RH, é possível evitar o desperdício de tempo em atividades recorrentes, como a busca por dados de talentos em arquivos físicos, o levantamento de fichas de registro empregatício, o preenchimento de formulários etc. Além de produtividade, o sistema garante transparência às tarefas e às políticas do setor.

Automação de processos

A automação concedida pelo software de gestão melhora o fluxo operacional do RH, diminuindo gargalos e ajudando na execução das avaliações de performance, no levantamento de indicadores de desempenho e na aplicação das pesquisas de clima organizacional. Com base na geração, coleta e análise de informações precisas, o time de Recursos Humanos tem maior precisão na hora de tomar decisões e indicar à gerência as mudanças e melhorias que devem ser realizadas.

Quais as vantagens do sistema de gestão de RH?

Além dos privilégios mencionados, o programa de gerenciamento de RH gera inúmeras vantagens competitivas para a empresa. Conheça as principais.

Reduz custos

Logo na hora de contratar novos talentos, esse programa apresenta diversas facilidades para o processo de recrutamento e seleção. Ele garante destaques como:

  • arquivamento e localização de currículos;
  • criação de critérios para as vagas de acordo com as aptidões e responsabilidades de cada cargo e função;
  • elaboração de métodos de entrevistas;
  • inscrição do desempenho de cada candidato ao longo das etapas de recrutamento.

Por fim, também há a possibilidade de aliar os módulos do software com ferramentas de webconferência para fazer entrevistas e testes online, reduzindo custos para a companhia e para os candidatos. Assim, a identificação de profissionais que demonstram potencial fica facilitada, resultando nas melhores contratações.

Agiliza o setor e a equipe

Além de um programa capaz de definir estratégias de gestão, ele também contribui para questões operacionais, pois pode ser integrado a outros sistemas de controle da instituição. Por exemplo, imagine que, para algumas vagas, o RH trabalha com a pretensão salarial dos candidatos.

Nesse sentido, uma aplicação de RH pode utilizar o módulo folha de pagamento para detectar valores adequados com a política de cargos e salários da empresa. Dessa forma, a tarefa de avaliar os currículos por unidade é eliminada, pois o sistema identifica os candidatos que apresentam pretensões compatíveis com o que a companhia pode pagar.

Nesse sentido, o processo fica mais ágil, uma vez que as especificações são definidas conforme as demandas que você indicar. O restante fica por conta das ferramentas tecnológicas do software.

Proporciona maior controle de frequência dos colaboradores

A gestão de tarefas que envolvem a folha de pagamento deve priorizar dados atualizados e precisos e evitar problemas graves. As informações de presença (entradas e saídas) e de horas extras são coletadas quando os funcionários batem o ponto eletrônico — esses cômputos são feitos em tempo real.

Além disso, o programa de gestão de RH faz o controle de outros registros e tarefas importantes para o setor, como o cálculo dos valores adiantados do mês (vales) e dos encargos sociais. Com a integração de dados, atrasos e faltas, o fechamento de folhas fica mais intuitivo e preciso.

Centraliza informações

Os dados ficam armazenados em uma única plataforma, facilitando o acesso e o controle geral. Essa centralização também simplifica o acesso ao histórico dos funcionários por meio de consultas rápidas. Assim, é possível evitar o acúmulo de papéis e a filtragem de registros arquivados.

Vamos supor que um colaborador esteja prestes a ser desligado da empresa e, por conta disso, será necessário calcular sua rescisão. Por meio do sistema de RH, você reúne todo o registro profissional dessa pessoa, o que permite fazer cálculos precisos e de acordo com a lei trabalhista. Como tudo fica salvo em uma única aplicação, a possibilidade de perdas é mínima, pois backups automáticos são feitos com frequência.

Faz análises em tempo real

Para tomar decisões mais acertadas, o gestor de Recursos Humanos deve consultar diversos parâmetros e analisar performances em toda a empresa. Isso ocorre quando é necessário avaliar se:

  • os aspectos de contratação de talentos estão sendo cumpridos;
  • existem oportunidades de desenvolvimento para determinados funcionários e equipes;
  • há a necessidade de investir em treinamentos e recursos de trabalho.

Com o apoio de um programa de RH, a gerência tem a chance de agir com o apoio de dados fidedignos, não em suposições. Portanto, é válido dizer que esse tipo de tecnologia aproxima líderes do processo analítico, gerando autonomia e poder de comando.

Infográfico eSocial Simplificado

Como a Linx pode ajudar?

Após conferir a importância e as vantagens do sistema de gestão de RH, é bastante provável que você esteja a fim de investir em um. Nesse caso, a plataforma Humanus, da empresa Linx, pode entregar a melhor tecnologia possível para o seu setor. Os nossos diferenciais são:

  • unificação e envio de dados para o eSocial, ficando em dia com as obrigações tributárias;
  • agilidade e eficiência nos processos;
  • aumento da produtividade;
  • otimização de tempo;
  • redução de erros operacionais;
  • diminuição de custos de RH;
  • controle de ponto eficaz;
  • eficiência nos processos seletivos;
  • formação de equipes de alto desempenho;
  • segurança de dados com tecnologia em nuvem.

O nosso sistema de gestão de RH garante funções que dinamizam, integram e facilitam as atividades diárias do departamento. Pode ser configurado para atender às demandas da sua empresa. Saiba mais no site.

Gostou do artigo e quer ficar por dentro de novidades sobre tecnologias de RH? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!