Serviços financeiros: por que integrar pagamentos com softwares?

Serviços financeiros: por que integrar pagamentos com softwares?

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na evolução dos serviços financeiros. Apostar no crescimento do seu negócio deve vir acompanhado de estratégias que incentivem a integração de soluções financeiras e a automação de processos, a fim de aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência de compra do cliente. 

Neste artigo, vamos explorar o que são serviços financeiros e como a sua integração aos softwares pode trazer vantagens significativas às empresas. 

serviços financeiros

O que são serviços financeiros e quais as formas de pagamento? 

Serviços financeiros são operações que facilitam a movimentação de dinheiro e o processamento de transações financeiras. Esses serviços podem incluir investimentos, pagamentos, seguros, financiamentos, entre outras modalidades.  

A partir desse entendimento, vamos falar um pouco mais sobre facilitação de transações e transferências monetárias? Confira algumas possíveis formas de pagamento. 

Pagamento eletrônico 

Considera pagamentos que, como o próprio nome diz, são realizados de forma eletrônica, sem envolver dinheiro físico, como cartões de crédito e débito, pagamentos por aproximação (contactless), transferências e boletos bancários. Para entender melhor sobre outras possibilidades de pagamento eletrônico, acesse este artigo da Pagar.me, uma empresa do grupo Stone Co. 

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o valor transacionado por meios eletrônicos de pagamento chegou a R$ 3,31 trilhões em 2022, tendo o cartão de crédito como principal forma de pagamento, movimentando quase ⅔ desse valor. Já o pagamento por aproximação teve um aumento de 187,8% em comparação com o ano anterior, mostrando um crescimento exponencial desse formato ano após ano. 

Pagamentos digitais 

Envolve apenas os pagamentos que são realizados em ambientes digitais, ou seja, sem a necessidade da presença física no estabelecimento. Alguns exemplos dessa forma de pagamento são: carteiras digitais, Pix, link de pagamento, QR Code, entre outros. Importante ressaltar que todos os pagamentos digitais são considerados eletrônicos, mas nem todos os eletrônicos são considerados digitais – um exemplo são os cartões de crédito e débito.  

5 Vantagens de integrar os serviços financeiros a um software de gestão 

Agora que entendemos alguns dos principais conceitos e vimos exemplos de serviços financeiros, vamos abordar quais são as principais vantagens de integrá-los a um software de gestão. 

 1. Maior produtividade e gestão de tempo

De acordo com o Report de “Serviços Integrados ao ERP”, 67% dos varejistas fazem todos os pagamentos manualmente e 74% deles não usam um sistema de gestão para acompanhamento de gastos. Ao integrar os meios de pagamento ao ERP, o empresário e seus funcionários eliminam a necessidade de realizar, manualmente, determinadas tarefas como os registros de vendas e estoque, por exemplo. 

Assim, fica muito mais fácil ter controle e fazer uma gestão efetiva da sua operação, resultando, consequentemente, em mais produtividade e economia de tempo e recursos.  

2. Mais segurança para a operação

Ao automatizar os processos, a operação ganha maior segurança, reduzindo significativamente as oportunidades de fraudes nas transações. A cobrança e o recebimento do pagamento acabam acontecendo direto pelo ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, sem a necessidade de inserir o valor na maquininha e/ou no PDV. 

3. Menos erros humanos

Como a cobrança e os pagamentos são realizados direto pelo sistema, não há risco dos valores serem transacionados de forma incorreta. O empresário, dessa forma, não precisa realizar conciliação manual, o que também tende a reduzir significativamente a possibilidade de discrepâncias ou inconsistências nos registros financeiros. 

4. Escalabilidade

A integração de um sistema de gestão aos meios de pagamento proporciona escalabilidade, uma vez que o tomador de decisões obtém maior controle e uma visão mais abrangente da operação. Com um processo eficiente e livre de erros, é possível focar nos próximos passos do negócio de forma estratégica. 

5. Agilidade na operação e na conferência

A integração permite que as transações sejam efetuadas sem sair do ambiente do software, agilizando os processos de compra, recebimento e conferência, além da gestão do estoque. Um pagamento através de Pix, por exemplo, acontece automaticamente pelo ERP, ou seja, não há necessidade de entrar na conta para conferir o recebimento . 

A integração de serviços financeiros de pagamento a um software é uma estratégia inteligente para empresas que buscam automatizar suas operações, assim como oferecer uma experiência de compra mais agradável para os seus clientes. É importante ter em mente que, apesar de ser uma nova linha de custos na operação, é uma estratégia que vai garantir segurança, facilidade, controle e, consequentemente, aumento de produtividade para o negócio. 

Quer saber outras vantagens e entender mais sobre a integração de serviços ao ERP? Baixe o nosso Report Serviços integrados ao ERP: como potencializar a gestão do seu negócio. 

Conheça a integração Stone e Linx 

Desde 2020, a Linx e a Stone se uniram para desenvolver soluções que entregam uma experiência de compra completa para todos os clientes, em um único lugar.  

Para conhecer mais sobre as soluções e ver como podemos te ajudar nessa integração, entre em contato por aqui. 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!