Estética e saúde
Lembretes de consultas médicas para redução de faltas
As faltas em consultas médicas representam um desafio significativo para a eficiência do sistema de saúde, afetando tanto pacientes quanto
O mercado de serviços estéticos é um dos mais aquecidos no Brasil, sobretudo se considerarmos as pequenas e médias empresas. De acordo com o Sebrae, são cerca de 64 mil empresas ativas no setor no Brasil. Por isso, aproveitamos o momento para elaborar este conteúdo especial para a sua gestão.
Aqui, você entenderá quem é o público-alvo desse segmento, além de aprender diferenciais importantes, como o processo de decisão que orienta a escolha por um salão e como a tecnologia pode melhorar tudo — tanto a sua gestão quanto os seus resultados. Então, não perca tempo e acompanhe!
Essa é uma pergunta com muitas respostas, pois a persona pode variar bastante conforme alguns aspectos do seu negócio. Um exemplo é a proposta da sua marca, que pode atrair um público mais jovem, adulto ou idoso — além de outros fatores importantes, como os procedimentos realizados, a localização e os preços.
No entanto, é possível responder a essa questão de uma maneira mais ampla. Segundo um estudo realizado pelo Sebrae/DF, em Brasília, o público-alvo desse tipo de estabelecimento costuma ser, em sua maioria, formado por mulheres entre 18 e 60 anos.
O seu salão pode abordar a modalidade unissex, mas é evidente que o público recorrente dos procedimentos é predominantemente feminino. Ainda assim, a abordagem restrita de salões exclusivamente femininos ou masculinos reverte bons resultados, com a captação do público segmentado.
Dizemos isso porque descobrir a persona do seu estabelecimento é uma informação tática. Quando você tem a persona bem definida, consegue orientar suas práticas de construção de marca, marketing, engajamento e publicidade com muito mais probabilidade de resultado.
Quando se identifica esse perfil, você pode adaptar tudo no seu negócio para melhor atender esse cliente, promovendo uma experiência mais agradável, interessante e intuitiva — capaz de superar as expectativas desse público consumidor.
Além de adaptar a linguagem e ajustar a precificação, conhecer a persona também é importante para orientar a sua estratégia e cartela de prestação de serviços. No fim das contas, quanto maior o alinhamento entre a sua marca e o seu cliente, maior o potencial de fidelização desse consumidor.
Em plena era digital, as pessoas estão mais que bem equipadas para identificar bons e maus negócios em nosso mercado. Atualmente, percebemos que existem quatro fatores que influenciam na decisão dos clientes na hora de escolher um salão. Confira!
A começar pela inteligência mais moderna, prática e rápida: para mercado, salão ou lanchonete, deu um Google, achou! Muitas vezes, a pesquisa acontece dentro do Google Maps, o que geolocaliza a pesquisa e restringe os resultados por um raio de alcance.
Por isso, uma das partes mais importantes em toda essa história é que você se certifique de que o seu salão está listado no Google, tanto no mapa quanto nas pesquisas. Para ter um card do seu estabelecimento no portal, basta seguir os passos no Google Meu Negócio.
Um dos aspectos mais importantes aqui é a avaliação. Assim como acontece no Facebook, o Google permite que seus usuários logados avaliem um estabelecimento de 0 a 5 estrelas. Quanto melhor a nota, maior o seu destaque sobre as alternativas recorrentes.
Por isso, é muito importante pedir aos clientes que avalie o estabelecimento com 5 estrelas. Esse convite à avaliação, em caso de vendas online, pode ser feito remotamente, via WhatsApp ou rede social. O objetivo é conquistar bons comentários e preservar uma boa nota no card, aprimorando a divulgação.
Digamos que o cliente chegou a entrar em contato com você, mas na hora de fechar um horário, a agenda não bateu. Sim, às vezes é impossível garantir uma vaga — o que é bom, caso isso aconteça pelo excesso de serviços e agendamentos sendo marcados.
Mas quando esse não é o caso e você ainda vê muitos clientes sendo desperdiçados por falta de disponibilidade, esse pode ser o caso de que você esteja operando com alguns problemas — seja um colaborador desatento e negligente, seja um sistema de gestão inefetivo e defasado.
Para o cliente, o problema da indisponibilidade só pode ser ignorado quando ele já é fiel aos seus serviços e não se importa de aguardar mais para ter esse contato. No entanto, a indisponibilidade pode ser um complicador na hora de captar uma nova clientela.
A precificação é um ponto-chave na sua estratégia de captação de clientes, pois é um aspecto determinante para muitos consumidores. Quanto maior a fama local e melhor a reputação digital, mais fácil será elevar os preços sem perder a fidelização e prejudicar a captação.
Outro detalhe interessante que também melhora experiência do consumidor e pode ser decisiva na fidelização são os métodos de pagamento. Em um tempo com tantas ferramentas e aplicações digitais, oferecer pagamento por Pix e demais funcionalidades é cada vez mais prático e interessante.
Vivemos na era dos influenciadores digitais. Essa tendência de publicidade orientada é muito valiosa, principalmente se o público do influenciador for compatível com a persona do seu estabelecimento e dos seus serviços.
Por influência, as pessoas optam por um salão justamente por confiarem no senso de qualidade de quem elas receberam a indicação: um amigo, parente próximo, colega ou, até mesmo, influencer digital ou celebridade na televisão.
Por meio da organização digital e da automatização, você ganha produtividade, que eleva a sua disponibilidade aos agendamentos e aumenta a captação de clientes e fidelização dos antigos, além de ampliar o número de serviços prestados e, consequentemente, o valor faturado no final de cada mês. Além disso, você passa a ter melhor controle financeiro com a gestão de operações e possibilidade de criar serviços especializados e pacotes especiais.
No fim das contas, tudo está conectado. É por isso que é tão importante não ignorar aspectos gerenciais que possam prejudicar o seu estabelecimento, principalmente na implementação de tecnologia. Com um sistema de gestão moderno e voltado para o segmento de serviços estéticos, você ganha eficiência e alavanca a satisfação do seu consumidor na experiência com a empresa.
Agora que você tem uma noção ampla sobre o setor de serviços estéticos, seu público e os principais fatores de decisão, é hora de seguir antenado em mais atualizações sobre o seu segmento. Para isso, basta acompanhar nossas páginas nas redes. Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!