Semana do Brasil: como aproveitar a data como preparo para a Black Friday
E-commerce

Semana do Brasil: como aproveitar a data como preparo para a Black Friday

A Semana do Brasil é uma grande oportunidade para vender mais, conquistar mais clientes e preparar seu e-commerce para a temporada de fim de ano

 Em 2019, o governo brasileiro decidiu aproveitar o apelo patriótico do 7 de Setembro para criar uma nova data promocional para o varejo – e dar um up nas vendas do setor em um período de “entressafra” (entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças). Surgiu então a Semana do Brasil, oportunidade do varejo vender mais.

No primeiro ano, o evento movimentou R$ 1,86 bilhão, número que saltou 25% na edição seguinte. Em 2021, um ano complicado em razão das idas e vindas do varejo físico devido ao coronavírus, as vendas tiveram uma leve alta.

Os números mostram que a Semana do Brasil pode ser uma data promocional relevante para vários setores. Mas, acima de tudo, a data pode ser um imenso ensaio para o grande evento anual do e-commerce brasileiro: a Black Friday. Afinal de contas, os erros e acertos da operação online durante os primeiros dias de setembro trazem uma série de insights para a temporada de vendas que toma novembro inteiro – com pico de movimento nos últimos dias do mês.

vender mais na semana do brasil(1)

Pensando em vender mais na Semana do Brasil e usar a data como uma prévia para a Black Friday, esteja atento a estes  5 pontos: 

Refine sua estratégia para a Semana do Brasil

No ano passado, 67% dos consumidores ouvidos neste estudo disseram que aproveitariam a Semana do Brasil para comprar itens de desejo a preços favoráveis e 71% comprariam itens de necessidade. Isso mostra que a data tem um apelo muito amplo – e a mesma coisa acontece em novembro durante a Black Friday.

Por isso, contar com um bom direcionamento de comunicação, marketing, sortimento e entrega na Semana do Brasil confere segurança à sua estratégia para o mês de novembro. E, havendo algum ponto a corrigir, você ainda terá 50 dias para ajustes.

 Esteja atento às particularidades da Semana do Brasil

A Black Friday e o Natal são datas consolidadas, que atraem naturalmente os clientes. Uma grande parcela dos consumidores se programa para comprar itens desejados (especialmente eletroeletrônicos e informática) no fim do ano.

No caso da Semana do Brasil, porém, o cliente só irá comprar (às vezes até mesmo antecipando compras que só seriam feitas em novembro) se realmente enxergar o benefício de uma promoção que ele tenha recebido.

Por isso, é importante trabalhar seus  anúncios no e-commerce e nos marketplaces para identificar comportamentos de consumo que possam ser impulsionados para vender mais tanto na Semana do Brasil quanto na Black Friday. Afinal de contas, quanto mais você conhece o cliente, maior a possibilidade de fazer parte de outras ocasiões de consumo.

Trabalhe os seus anúncios sobre Semana do Brasil de forma estratégica

No e-commerce, a publicidade digital é sua vitrine. Você precisa atrair a atenção do cliente com criatividade, comunicando com precisão seus diferenciais e estando posicionado em locais de grande visibilidade para os clientes, ainda mais em datas promocionais como a Semana do Brasil.

Uma boa estratégia de Ads pode salvar suas vendas em qualquer data comemorativa – até no Natal. Para isso, porém, você precisa contar com uma plataforma de Ads robusta. Considere estes critérios ao fazer sua escolha: a ferramenta deve aumentar seu alcance e visibilidade,  permitir que seus produtos sejam posicionados em destaque nos marketplaces, trazer uma visão dos resultados por SKU,  qualificar o tráfego do seu site e possibilitar mudanças em tempo real.

Prepare sua plataforma para vender mais na Semana do Brasil

Você pode embarcar nas ações dos marketplaces para vender mais na Semana do Brasil e isso não impede que seu próprio e-commerce seja preparado para a data. Como cada modelo de negócio alcança consumidores diferentes, é interessante preparar sua plataforma para a ação promocional – afinal de contas, isso representa vendas adicionais.

Para que sua operação funcione perfeitamente para vender mais na Semana do Brasil – e esteja bem encaminhada para a Black Friday, a plataforma de e-commerce, o orquestrador omnichannel (OMS) e o sistema de gestão precisam contar com três fatores essenciais: escalabilidade (capacidade de crescer conforme a demanda), estabilidade (não sai do ar e não tem oscilações de performance) e flexibilidade (atende tanto às necessidades atuais quanto ao que virá pela frente).

 Cuide das integrações do negócio

Integrações são um tema mais técnico, mas fundamental para a boa performance do seu negócio digital. Seja a partir de integrações nativas ou por API (veja a diferença entre elas aqui),  elas devem permitir que os vários sistemas de negócios dentro e fora da empresa se comuniquem rapidamente, sem intervenção humana, e tragam mais produtividade para o negócio.

Neste sentido, a Semana do Brasil pode ser um excelente ensaio para a Black Friday. É uma hora interessante para fazer testes de stress e avaliar a operação da automatização do envio dos dados do pedido, ou a agilidade  da liberação de pedidos no antifraude e na administradora de cartões. Uma série de processos internos e externos pode ganhar muito mais eficiência quando as integrações estão otimizadas. Isso gera mais performance e impulsiona as vendas do e-commerce.

Tudo o que você precisa saber para investir melhor e ter resultados acima das expectativas

A Semana do Brasil vem se tornando um período promocional relevante para o varejo brasileiro, tanto como uma oportunidade extra de vendas, quanto como uma preparação para as principais datas comemorativas que virão no segundo semestre. Aproveite,  prepare-se e venda mais!

A Linx Digital conta com soluções que podem ajudar você em todas as etapas do planejamento e execução de suas ações em datas promocionais. Conte conosco na jornada de transformação de seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente