E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
A Semana do Brasil é uma grande oportunidade para vender mais, conquistar mais clientes e preparar seu e-commerce para a temporada de fim de ano
Em 2019, o governo brasileiro decidiu aproveitar o apelo patriótico do 7 de Setembro para criar uma nova data promocional para o varejo – e dar um up nas vendas do setor em um período de “entressafra” (entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças). Surgiu então a Semana do Brasil, oportunidade do varejo vender mais.
No primeiro ano, o evento movimentou R$ 1,86 bilhão, número que saltou 25% na edição seguinte. Em 2021, um ano complicado em razão das idas e vindas do varejo físico devido ao coronavírus, as vendas tiveram uma leve alta.
Os números mostram que a Semana do Brasil pode ser uma data promocional relevante para vários setores. Mas, acima de tudo, a data pode ser um imenso ensaio para o grande evento anual do e-commerce brasileiro: a Black Friday. Afinal de contas, os erros e acertos da operação online durante os primeiros dias de setembro trazem uma série de insights para a temporada de vendas que toma novembro inteiro – com pico de movimento nos últimos dias do mês.
Pensando em vender mais na Semana do Brasil e usar a data como uma prévia para a Black Friday, esteja atento a estes 5 pontos:
No ano passado, 67% dos consumidores ouvidos neste estudo disseram que aproveitariam a Semana do Brasil para comprar itens de desejo a preços favoráveis e 71% comprariam itens de necessidade. Isso mostra que a data tem um apelo muito amplo – e a mesma coisa acontece em novembro durante a Black Friday.
Por isso, contar com um bom direcionamento de comunicação, marketing, sortimento e entrega na Semana do Brasil confere segurança à sua estratégia para o mês de novembro. E, havendo algum ponto a corrigir, você ainda terá 50 dias para ajustes.
A Black Friday e o Natal são datas consolidadas, que atraem naturalmente os clientes. Uma grande parcela dos consumidores se programa para comprar itens desejados (especialmente eletroeletrônicos e informática) no fim do ano.
No caso da Semana do Brasil, porém, o cliente só irá comprar (às vezes até mesmo antecipando compras que só seriam feitas em novembro) se realmente enxergar o benefício de uma promoção que ele tenha recebido.
Por isso, é importante trabalhar seus anúncios no e-commerce e nos marketplaces para identificar comportamentos de consumo que possam ser impulsionados para vender mais tanto na Semana do Brasil quanto na Black Friday. Afinal de contas, quanto mais você conhece o cliente, maior a possibilidade de fazer parte de outras ocasiões de consumo.
No e-commerce, a publicidade digital é sua vitrine. Você precisa atrair a atenção do cliente com criatividade, comunicando com precisão seus diferenciais e estando posicionado em locais de grande visibilidade para os clientes, ainda mais em datas promocionais como a Semana do Brasil.
Uma boa estratégia de Ads pode salvar suas vendas em qualquer data comemorativa – até no Natal. Para isso, porém, você precisa contar com uma plataforma de Ads robusta. Considere estes critérios ao fazer sua escolha: a ferramenta deve aumentar seu alcance e visibilidade, permitir que seus produtos sejam posicionados em destaque nos marketplaces, trazer uma visão dos resultados por SKU, qualificar o tráfego do seu site e possibilitar mudanças em tempo real.
Você pode embarcar nas ações dos marketplaces para vender mais na Semana do Brasil e isso não impede que seu próprio e-commerce seja preparado para a data. Como cada modelo de negócio alcança consumidores diferentes, é interessante preparar sua plataforma para a ação promocional – afinal de contas, isso representa vendas adicionais.
Para que sua operação funcione perfeitamente para vender mais na Semana do Brasil – e esteja bem encaminhada para a Black Friday, a plataforma de e-commerce, o orquestrador omnichannel (OMS) e o sistema de gestão precisam contar com três fatores essenciais: escalabilidade (capacidade de crescer conforme a demanda), estabilidade (não sai do ar e não tem oscilações de performance) e flexibilidade (atende tanto às necessidades atuais quanto ao que virá pela frente).
Integrações são um tema mais técnico, mas fundamental para a boa performance do seu negócio digital. Seja a partir de integrações nativas ou por API (veja a diferença entre elas aqui), elas devem permitir que os vários sistemas de negócios dentro e fora da empresa se comuniquem rapidamente, sem intervenção humana, e tragam mais produtividade para o negócio.
Neste sentido, a Semana do Brasil pode ser um excelente ensaio para a Black Friday. É uma hora interessante para fazer testes de stress e avaliar a operação da automatização do envio dos dados do pedido, ou a agilidade da liberação de pedidos no antifraude e na administradora de cartões. Uma série de processos internos e externos pode ganhar muito mais eficiência quando as integrações estão otimizadas. Isso gera mais performance e impulsiona as vendas do e-commerce.
A Semana do Brasil vem se tornando um período promocional relevante para o varejo brasileiro, tanto como uma oportunidade extra de vendas, quanto como uma preparação para as principais datas comemorativas que virão no segundo semestre. Aproveite, prepare-se e venda mais!
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