Semana do Brasil: 5 dicas imperdíveis para aumentar suas vendas
Varejo

Semana do Brasil: 5 dicas imperdíveis para aumentar suas vendas

A Semana do Brasil é a mais nova data promocional do varejo brasileiro e oferece oportunidades de aumento nas vendas; veja como usar bem a data para acelerar seus negócios.

Desde 2019, o calendário promocional do varejo conta com uma data em setembro: é a Semana do Brasil. Criada para incentivar o consumo e movimentar a economia no terceiro trimestre do ano, a ação combina o 7 de Setembro e o Dia do Cliente para criar um momento promocional verde-e-amarelo. Em 2021, a Semana do Brasil acontece entre os dias 02 e 12 de setembro.

Em 2019, a primeira edição, mesmo organizada rapidamente, contou com a presença de mais de 300 empresas e foi considerada um sucesso. A segunda, mesmo impactada pela pandemia, reuniu mais de 14 mil lojas e movimentou R$ 1,86 bilhão no e-commerce, com crescimento de 25% em relação ao ano anterior, de acordo com a Ebit Nielsen. Metade das vendas vieram da região Sudeste e 57% foram feitas a partir de um celular ou tablet.

A edição deste ano da Semana do Brasil pode ser considerada como a “semana da retomada”. Uma pesquisa da AlliN com a Social Miner mostra o que é possível esperar para a data:

  • 47% dos consumidores têm a intenção de comprar durante a Semana;
  • Somente 19% afirmam que não irão comprar;
  • 54% dos consumidores pretendem comprar em sites e aplicativos do próprio varejista;
  • 71% aproveitarão a data para buscar itens de necessidade com preços melhores;
  • 67% querem comprar itens de desejo, com bons preços;
  • 56% pretendem parcelar suas compras no cartão de crédito;
  • 39% querem usar seus programas de fidelidade para aumentar seu poder de compra na Semana do Brasil;
  • Somente 20% irão usar a data para presentear amigos ou parentes.

semana do brasil venda mais 02 e 12 de setembro

Como aproveitar a Semana do Brasil para vender mais?

Fica claro que a Semana do Brasil pode ser uma boa oportunidade para destacar seus produtos e serviços. É também um bom ensaio para as suas ações de Black Friday, já que também funciona como um período curto de vendas promocionais, em que a concorrência é acirrada. Para vender mais nos dias da promoção, esteja atento aos seguintes pontos:

1) Tenha uma estratégia definida

Tudo começa com um bom planejamento. E o primeiro passo desse plano é saber o que você quer da Semana do Brasil. Esse pode ser um excelente momento para colocar em promoção itens que não estão girando tanto ou que estão em fim de ciclo (especialmente em calçados e vestuário).

Sua estratégia pode ter como base:

  • Oferecer grandes descontos em itens específicos para girar o estoque;
  • Oferecer descontos menos intensos, mas em várias categorias, para reforçar seu posicionamento de “melhor preço”;
  • Atrair novos clientes, que serão novamente impactados na Black Friday de acordo com sua estratégia para a data;
  • Trazer de volta clientes que estão inativos;
  • Reforçar o relacionamento com seus clientes atuais.

Cada uma dessas estratégias gera ações diferentes. Por isso, saiba muito bem o que você quer alcançar.

2) Entenda o comportamento do consumidor

Cada vez mais, o planejamento das empresas precisa ser “de fora para dentro”, a partir do que o consumidor deseja. Isso faz com que pesquisas, estudos e os dados reais de comportamento que seu negócio coleta no dia a dia sejam mais e mais importantes.

A pesquisa da AlliN e Social Miner que mencionamos no início do texto mostra que 39% dos clientes querem usar pontos ou cashback dos programas de fidelidade para fazer compras. Esse pode ser um driver poderoso de vendas: oferecer pontuação extra ou mais cashback nessas compras certamente ajudará a trazer o cliente para a loja.

3) Estimule a praticidade e a conveniência

Embora a Semana do Brasil esteja crescendo como data promocional, esse ainda não é um evento consolidado. Não é como a Black Friday ou o Natal, em que as pessoas se programam para pesquisar e aproveitar ofertas. Na maioria dos casos, o cliente só irá comprar se realmente enxergar valor em uma promoção que tenha recebido na hora certa, e que não exija um grande esforço de compras.

Por isso, esteja muito atento à praticidade e à conveniência. Compras que possam ser concluídas rapidamente, em poucos cliques no online ou em poucos segundos na loja física, terão mais possibilidade de sucesso.

Infográfico pagar com qr code

4) Continue precavido

Qualquer que seja sua estratégia de comunicação e atração de clientes, lembre-se que ainda estamos em uma pandemia. Boa parte da população não recebeu a segunda dose da vacina e muitos ainda estão receosos de sair de casa para comprar. Por isso, garanta a segurança do ambiente físico: não relaxe as medidas de proteção, como distanciamento, limitação de público no PDV, álcool gel e sanitização de equipamentos.

Com base na preocupação de boa parte da população, vale a pena investir em serviços de delivery e no WhatsApp como um canal de vendas e de pagamento. Tudo o que trouxer conveniência para o cliente ajudará a deixá-lo seguro para comprar.

5) Personalize a comunicação

A Semana do Brasil é uma bela oportunidade para aumentar a performance do seu negócio e criar experiências de compra relevantes para seu cliente. E isso só é possível quando se usam soluções de personalização, mídia e retargeting. Não importa se o seu negócio é pequeno ou grande, se opera apenas lojas físicas, só está no digital ou é omnichannel, é necessário atrair, engajar e (principalmente) reengajar consumidores de forma personalizada, de acordo com o objetivo de cada um deles.

Dessa forma, sua estratégia para a Semana do Brasil precisa levar em conta os objetivos que você precisa atingir, o que o cliente deseja e, então, conectar essas duas pontas. E, se forem bem feitas, suas ações promocionais ainda ajudarão sua marca a melhorar seus resultados na Black Friday e no Natal. Por isso, não perca a oportunidade de conquistar mais clientes!

Assine a newsletter do blog da Linx e fique por dentro das novidades para o seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente