Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O avanço tecnológico e a crescente demanda dos consumidores por conveniência transformaram o cenário do varejo, que tem se adaptado para oferecer uma gama maior de serviços financeiros integrados e opções de pagamentos aos clientes. Junto com a oportunidade de entregar uma experiência de compras cada vez mais completa, há também os desafios de manter a operação mais segura e de proteger os dados financeiros e pessoais de quem compra no estabelecimento.
Visto isso, é extremamente importante adotar medidas de segurança apropriadas e dar a devida atenção às ameaças emergentes. Veremos neste artigo como serviços financeiros integrados à um sistema de gestão pode garantir a proteção dos dados e pode evitar potenciais fraudes na operação do negócio.
Serviços financeiros são atividades e produtos oferecidos por instituições financeiras, como bancos, seguradoras, empresas de investimento, fintechs e outras entidades do setor. Esses serviços facilitam a movimentação de dinheiro e o processamento de transações financeiras, podendo incluir investimentos, pagamentos, seguros, financiamentos, entre outras modalidades.
Quando falamos sobre serviços financeiros integrados, queremos destacar a tecnologia dos softwares de gestão e dos meios de pagamentos, que possibilita a assimilação e o compartilhamento de informações entre os dois sistemas. No mercado, já é possível encontrar soluções que funcionam dessa forma, como PDV Móvel, Conta Digital, Pix e Link de Pagamento.
A ideia por trás dessa integração é simplificar a vida do lojista, que poderá ter uma visão unificada de todos os seus pagamentos e recebimentos, garantir agilidade na operação para entregar uma experiência de compras cada vez mais aprimorada aos seus clientes e aumentar a produtividade com a diminuição de tarefas manuais realizadas pela sua equipe.
Ainda que estejamos falando dos vários benefícios de se ter uma gestão integrada no estabelecimento, um dos mais importantes continua sendo: segurança para a operação e para as transações.
Uma pesquisa realizada pela PWC, em 2022, apontou que 83% das organizações brasileiras previam aumentar os gastos cibernéticos no ano, em comparação com 69% do resto do mundo. A preocupação com a segurança da informação tem crescido cada vez mais no país, acompanhada por regulamentações que estabelecem medidas para que os negócios tenham mais cuidado com os dados trabalhados na organização, como é o caso da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados).
Ainda em 2022, dados divulgados pelo FortiGuard Labs apontaram o Brasil como segundo país com mais registros de ataques cibernéticos, com 103,1 bilhões de tentativas, entre os países da América Latina e Caribe. Por esse motivo, é imprescindível alocar investimento em tecnologias que possam entregar maior segurança para as operações do negócio.
Confira nosso artigo sobre a importância de priorizar a segurança digital no varejo.
Ao garantir a integração entre o sistema de gestão e os serviços financeiros, o varejista consegue unir o processamento de transações, prevenção a fraudes, gerenciamento de estoque e análise das informações de vendas, com a intenção de estabelecer um ambiente robusto. Nesse ambiente, a loja garante proteção às tentativas de golpe e evita riscos operacionais.
Ter os processos do estabelecimento integrados ainda possibilita uma visão unificada do negócio, uma vez que é possível monitorar as transações em tempo real e identificar atividades suspeitas. E, claro, não podemos deixar de destacar que uma operação segura oferece maior confiança e credibilidade para os consumidores.
É importante destacar que a integração não é a única forma de tornar os processos organizacionais mais seguros. Adotar medidas como criptografia de dados, autenticação em dois fatores, treinamento de funcionários, controle de acessos e sistemas de vigilância são estratégias, que além de essenciais, costumam ser eficazes para evitar qualquer tentativa de golpe ou erros na rotina do negócio.
Desde 2020, a Linx e a Stone se uniram para desenvolver soluções que oferecem uma experiência de compra completa para todos os clientes, em um único lugar. Isso significa que as tecnologias de ambas as empresas estão sendo melhoradas para uma entrega de valor ainda mais aperfeiçoada e integrada.
A fim de garantir segurança para a operação dos clientes, desenvolvemos produtos como o PDV Móvel, o ponto de venda dentro da maquininha, que evita a digitação/entrada de valores manuais, uma vez que o produto já está cadastrado no sistema e conta com um valor pré-estabelecido. Esse tipo de trava impede erros humanos no processo e, mais importante, tentativas de fraudes nas maquininhas.
O Pix e Link de Pagamento, ao serem integrados no sistema de gestão, além de garantirem que as transações ocorram de forma automática, sem a necessidade de verificar se o valor entrou em caixa, permitem a proteção dos dados financeiros e pessoais dos clientes envolvidos na compra.
Por fim, a Conta Stone e o Raio-X têm como grande benefício a visualização do caixa, de forma unificada, possibilitando acompanhar todas as entradas e saídas financeiras, assim como realizar o monitoramento das taxas de maquininhas. A partir do momento em que essas informações são disponibilizadas de forma fácil e em tempo real, a pessoa tomadora de decisão consegue se antecipar em qualquer suspeita ou informação divergente que encontre por lá.
Para conhecer mais sobre as soluções e ver como podemos te ajudar nessa integração, entre em contato por aqui.