Segurança da informação e comportamento dos usuários
Conectividade

Segurança da informação e comportamento dos usuários

O assunto segurança da informação é muito importante, e todo cuidado é pouco, então ter uma postura segura facilita o dia a dia

Por Raulex Ramos, analista de segurança da informação na Linx

Navegar na internet já se tornou algo comum para grande parte dos brasileiros, desde consultas simples até grandes operações são feitas diariamente. Para isso, dispositivos e redes têm evoluído para oferecer uma conexão cada vez mais rápida, segura e acessível a todos. Porém, além das questões tecnológicas (operacionais e ferramentais), é importante considerarmos que a segurança da informação está diretamente ligada aos procedimentos e comportamentos do usuário. Isso vale para a navegação tanto em seu tempo livre, mas também durante os processos do dia a dia de trabalho.  

Segurança da informação e comportamento dos usuários

Por isso, esse artigo trará os cuidados básicos nesse comportamento virtual para tanto você quanto seu time navegar na rede com segurança. Boa leitura!  

Três pilares da segurança 

A segurança da informação é pautada principalmente por três fundamentos: confidencialidade, integridade e disponibilidade. No detalhe, cada um significa: 

  • Confidencialidade: certeza de que apenas pessoas autorizadas deverão ter acesso àquela informação; 
  • Integridade: certeza de que a informação está conforme você a deixou, e não houve nenhum tipo de manipulação ao longo do trajeto até o destino. 
  • Disponibilidade: ter acesso à informação sempre que necessário, senão de nada vale. 

Conexão na pandemia 

Apesar do crescente número de pessoas conectadas desde o final dos anos noventa, a pandemia contribuiu (e muito) para acelerar a transformação digital em vários setores do mercado. Com o aumento de pessoas plugadas nos seus computadores e olhando para a tela do seu dispositivo móvel, cresceu também o volume de consumidores no mercado digital, ou seja, que passaram a comprar em ambiente virtual durante qualquer momento do dia. 

Agora, imagine que para realizar um ataque cibernético a um grande e-commerce os hackers necessitam quebrar várias camadas de segurança, esse processo leva horas e até mesmo anos. 

Por esse motivo, o caminho preferido pelos cibercriminosos é lançar iscas para que os usuários facilitem a entrada. Eles fazem isso através do envio de propagandas falsas via e-mail que induzem os consumidores a clicar, um simples clique que facilita a entrada dos criminosos na rede e agiliza o acesso aos dados sensíveis de uma pessoa ou empresa. 

O que é mais fácil para o atacante fazer? Atacar inúmeras camadas de segurança que levariam horas ou até mesmo anos para quebrar uma senha, ou enviar um e-mail com uma suposta propaganda falsa induzindo o usuário a clicar e abrir uma porta no computador para roubar os dados sem muito esforços?  

Dicas de segurança 

Para evitar os golpes, seja em uma rede/tempo privado ou no ambiente de trabalho, separamos dicas pertinentes em nosso dia a dia na internet. Leia e compartilhe com o seu time! 

  • Não armazene dados de login em lugares públicos ou em locais que você não tenha controle sobre sua informação, como por exemplo, salvar seus dados de login em um card em ferramentas colaborativas publicamente; 
  • Adicione duplo fator de autenticação em seus serviços online. A maioria das ferramentas de e-mail, lojas virtuais e o próprio WhatsApp já disponibilizam esse recurso, que pode evitar que a conta seja roubada; 
  • Não use equipamentos e e-mails corporativos para uso pessoal. Lembre-se que toda informação produzida na empresa é de uso confidencial da empresa; 
  • Priorize o uso de cartão virtual para compras online. Quase todos os aplicativos bancários possuem essa função, e ela protege tanto seu limite do cartão, como seus dados. 

A importância da conexão segura no varejo físico e digital

Como falamos inicialmente, as empresas investem diariamente em ferramentas de segurança para poder proteger os dados próprios e de seus clientes, mas sem os cuidados do usuário, a operação fica exposta para os problemas. Na Linx, nos preocupamos com a segurança dos dados dos nossos clientes. Por isso, temos soluções na nuvem, seguras e robustas, garantindo tranquilidade nas operações, além de produtos exclusivos para proteger o seu negócio online.

Contamos com você na disseminação dessa cultura de segurança da informação. Mande este texto para seu time, colegas de trabalha, amigos e familiares. Faça sua parte! Quanto mais pessoas souberem dessas dicas e colocá-las em prática, estaremos menos expostos a ataques. 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente