Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Entenda a importância da segurança cibernética no varejo e como implementar

Entenda a importância da segurança cibernética no varejo e como implementar

A segurança é um aspecto indispensável para todas as decisões tomadas ao longo da vida, seja na hora de adquirir um imóvel, escolher um lugar para frequentar ou decidir quais recursos incluir em sua empresa.

Por conta disso, inúmeros empreendedores estão buscando formas para melhorar a segurança cibernética no varejo.

O meio digital pode apresentar alguns riscos, e salvaguardar suas informações e as dos clientes é imprescindível para preservar a credibilidade do seu negócio e garantir uma boa imagem da instituição no mercado.

Se você quer saber como manter a segurança cibernética de sua empresa, continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que se preocupar com a segurança cibernética no varejo?

A proteção de informações do seu negócio e de seus consumidores deve ser prioridade para qualquer empreendimento que tenha responsabilidade com todos os agentes com os quais se relaciona.

Pense, por exemplo, em uma empresa que tem os dados de seus compradores vazados por hackers. Toda a sua imagem positiva, que pode ter levado anos para ser construída, desaba em poucos dias. Isso implica na falta de confiança dos consumidores em preencher dados de cartão, processos judiciais dos indivíduos que tiveram as informações vazadas e perda de credibilidade frente aos fornecedores.

Esses problemas poderiam ser evitados se a empresa tivesse adotado uma abordagem centrada em um armazenamento seguro. Outro aspecto de grande importância para esse debate é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Ela exige procedimentos e rotinas dos negócios com o intuito de preservar da melhor forma as informações dos clientes na instituição. Desse modo, há implicações legais para empresas que atuaram de modo negligente com seus registros e bases de dados.

Muitos empreendedores não prestam a devida atenção à proteção de informações da empresa. Entretanto, um comportamento como esse pode levar a situações de risco e a implicações legais no caso de exposição das informações protegidas pela LGPD.

Banner CTA_LGPD_Shopping

Como garantir a segurança das informações digitais?

A proteção de dados engloba um conjunto de boas práticas, em diversos níveis. A seguir, apresentamos as melhores táticas para manter a proteção cibernética do seu negócio.

Treine os funcionários

A maior vantagem de ter uma equipe treinada de modo adequado é assegurar que atitudes irresponsáveis ou negligentes não ocorram no ambiente de trabalho. Ações simples, normalmente, são suficientes para proteger os dados.

Nesse contexto, você deve destacar aos colaboradores a importância de usar as redes privadas virtuais (VPNs) da empresa, orientando-os quando estão desenvolvendo atividades online durante o home office.

Outros recursos que devem ser solicitados aos colaboradores no trabalho remoto são: identificar golpes de phishing, adotar senhas complexas, efetuar as transferências com pagamento seguro, manter ativo o firewall e ter cuidado com sites desconhecidos. Se toda a equipe for orientada para tomar essas medidas de prevenção no trabalho a distância e na empresa, você manterá seu sistema mais seguro.

Se sua instituição conta com um departamento de Tecnologia da Informação, cabe a ele desenvolver e ministrar esses treinamentos. Nesse caso, você pode contar com seus próprios colaboradores para orientar toda a equipe.

Avalie o nível de segurança dos fornecedores

Como existem várias informações trocadas entre a empresa e os seus parceiros comerciais, há risco para ambos se a proteção de dados não for adequada. Assim, ataques a fornecedores têm grande potencial de paralisar e até mesmo comprometer o sistema da sua empresa.

Para garantir a segurança de dados no varejo, é preciso verificar de modo proativo os itens de segurança dos parceiros para criar um plano atualizado quanto a possíveis violações. Com isso, os negócios precisam estar atentos a toda a cadeia de informações, que se estende para seus fornecedores.

Utilize softwares e ferramentas digitais confiáveis

Softwares adequados permitem que a equipe realize suas atividades diárias sem impor riscos para a segurança digital. Os colaboradores precisam ser orientados a não baixar aplicativos ou ferramentas sem a avaliação de especialistas em tecnologia.

Além disso, o uso de ferramentas online deve ser sempre baseado em sites oficiais e com aplicativos de instituições licenciadas. Usar recursos sem licença, além de não estar dentro da lei, expõe todo seu sistema para ataques virtuais.

Para verificar se seu processo está protegido, é possível realizar testes de estresse e simular uma investida ofensiva. Com ações desse tipo, você identifica pontos fortes e fracos de sua segurança e consegue realizar os ajustes necessários para torná-la impenetrável.

Contrate tecnologias de segurança cibernética para o monitoramento das operações

O nível de segurança do seu negócio é diretamente proporcional à habilidade da equipe que a realiza e aos instrumentos tecnológicos que são empregados. Além de toda a urgência que a organização tem em adquirir esses recursos, em períodos de trabalho remoto essa necessidade fica ainda mais evidente.

Com seus funcionários enviando e recebendo informações de casa, a segurança do seu empreendimento se torna mais vulnerável. Por isso, é indispensável contratar recursos desenvolvidos especialmente para monitorar as atividades e guardar as informações, considerando as particulares do seu negócio.

Como a Linx pode ajudar a proteger sua empresa?

Ao gerenciar um negócio, você precisa contar com um ambiente adequado para se concentrar no que realmente importa: melhorar seu serviço, aumentar as vendas e ampliar o número de clientes. Ao contar com a Linx, é possível deixar de lado a preocupação com a segurança de suas informações e de seus consumidores, para assim concentrar sua energia em aspectos estratégicos.

Das soluções oferecidas pela Linx, o sistema Safenet engloba todas as características necessárias para assegurar a proteção dos seus dados. Além de possibilitar que você esteja de acordo com a LGPD, o sistema evita ataques que comprometam a sua credibilidade, minimiza todo o risco de exposição dos computadores dos colaboradores e proporciona segurança trabalhando em home office.

Ao seguir essas orientações, você garante a segurança de todos os envolvidos em seu negócio e preserva a imagem da marca no mercado. Ao somar essas boas práticas com as soluções oferecidas pela Linx, você otimiza sua segurança cibernética no varejo e tem mais tranquilidade para desempenhar a liderança do seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Acredita que investir em segurança é algo fundamental para sua empresa? Então, conheça a Linx Safenet e tenha uma solução que garante mais segurança para o seu negócio digital.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas