Satisfação de clientes: 5 pontos que fazem a diferença para bares e restaurantes
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Satisfação de clientes: 5 pontos que fazem a diferença para bares e restaurantes

Para estar sempre próximo dos clientes, aumentar sua satisfação e gerar mais fidelidade, esteja atento a estes insights e impulsione suas vendas. 

O setor de alimentos vem passando por profundas transformações, tanto no desenvolvimento de novos produtos quanto nas formas de relacionamento com os consumidores. A acelerada inovação tem levado as empresas a buscarem maneiras de estar sempre em contato com seus clientes e fazer parcerias para aumentar sua capacidade de entender comportamentos e tomar decisões. 

Um bom exemplo de como o consumidor vem estimulando novas formas de inovação aconteceu no Dia dos Namorados. De acordo com dados da Linx, com base em restaurantes de diversos tamanhos que utilizam as plataformas de gestão de delivery da empresa, o número de pedidos online aumentou 52% no dia 12 de junho em relação a uma segunda-feira normal, enquanto o faturamento saltou 117%. Consumidores pouco dispostos a enfrentar filas ou trânsito optaram por levar o restaurante para dentro de casa. 

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Além disso, a edição 2023 da Fispal Food Service, um dos principais eventos do setor de alimentação do Brasil, reforçou tendências e trouxe muitos insights importantes para entender para onde vai o segmento no nosso mercado. Esteja atento a estes 5 pontos que podem fazer a diferença para estar sempre próximo dos clientes, aumentar sua satisfação e gerar mais fidelidade: 

1. A importância da integração 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu nos últimos anos o padrão Open Delivery, que acelerou a integração das plataformas de entrega aos sistemas ERP e PDV das empresas de food service. Com isso, restaurantes com menos conhecimento técnico passam a ter mais acesso ao melhor da tecnologia. Esse é um movimento muito positivo para democratizar as oportunidades de crescimento no setor. 

E existem pelo menos 5 excelentes motivos para integrar seu app de delivery ao sistema de gestão do bar ou restaurante. Os consumidores podem não entender o que está acontecendo nos bastidores da operação, mas sentem os resultados, por meio de pedidos sempre precisos, entregues no prazo correto e sem falhas. Quanto mais o consumidor exige experiências perfeitas com as empresas, mais importante é integrar os sistemas no backoffice dos bares e restaurantes. 

2. Conheça o consumidor 

Coletar dados para entender melhor os clientes e poder personalizar o relacionamento e as promoções é cada vez mais importante. Para bares e restaurantes que já entendem os ganhos de ter uma estratégia de dados, o crescimento acontece mais rápido – e o negócio consegue aproveitar melhor as oportunidades de expansão. 

O delivery é cada vez mais importante nessa equação. Pedir refeições para entrega se tornou um hábito para os brasileiros, que se acostumam com uma alta qualidade de atendimento e com a personalização. Contar com um app de delivery próprio faz muita diferença nesse processo, pois permite que as marcas tenham um relacionamento direto com os consumidores, aumentando a satisfação dos clientes. 

3. Automatize a operação 

Sistemas de autoatendimento são cada vez mais presentes nos bares e restaurantes. Isso mostra que os consumidores gostam de efetuar pagamentos e customizar seus pedidos de forma autônoma – desde que esse processo seja livre de erros e ofereça uma experiência rápida e conveniente. 

O autoatendimento é uma das formas de automação de processos mais importantes no dia a dia dos bares e restaurantes. A ideia é reduzir filas e personalizar pedidos, mas é possível ir além: o uso intensivo de tecnologia na gestão e em cada processo do negócio diminui as perdas, melhora a gestão e reduz estoques de produtos perecíveis, tudo isso aumentando a qualidade do negócio. 

Um destaque especial para soluções de gestão de estoques e compras, cada vez mais eficientes. Com base em dados de estoque, histórico de vendas e previsões de demanda, o sistema de gestão dos bares e restaurantes gera ordens de compra automaticamente, evitando erros e agilizando processos. 

4. Colha o feedback do consumidor 

Para continuarem a crescer e serem considerados pelos clientes, os negócios de food service precisam ouvir o consumidor constantemente. Obter o feedback é muito importante para entender se novos produtos têm tido boa aceitação, se houve algum problema com o pedido (que pode apontar para a necessidade de ajustes na operação) e se há oportunidades ainda não aproveitadas. 

O interessante é que, em um mundo cada vez mais digitalizado, aumentam os canais para obter o feedback dos clientes. Redes sociais, aplicativo de delivery próprio, aplicativos de parceiros, comentários no Google, site próprio e WhatsApp são algumas das opções à disposição do seu negócio – a complexidade é cada vez maior. 

Para aproveitar bem o feedback do cliente, bares e restaurantes precisam automatizar o registro dessas informações para poder oferecer respostas em tempo hábil e gerar insights para o negócio. O caminho é integrar tudo ao CRM para poder acelerar esse ciclo de “ouvir o cliente / reagir / melhorar”. 

5. Não perca de vista a rentabilidade 

Todos os itens anteriores têm, no fundo, um único objetivo: aumentar a rentabilidade do negócio. O setor de food service está cada vez mais consciente de que manter uma operação saudável é essencial para garantir a sustentabilidade das empresas. 

Assim, o sistema de gestão precisa permitir que o empreendedor identifique rapidamente onde é preciso melhorar. Não basta ter os números: é preciso ter, em tempo real, a interpretação desses dados e a comparação com as metas estabelecidas. Dessa forma, o gestor sabe não apenas quanto está faturando e lucrando, mas também se esse número está dentro do esperado, acima ou abaixo da meta. 

A análise detalhada dos indicadores do negócio oferece uma visão completa do negócio e monitora constantemente os pontos que o gestor considera importantes. Dessa forma, qualquer desvio de rota pode ser percebido logo, o que melhora a gestão, reduz erros e perdas e cria negócios mais fortes. 

  

O setor de food service está em um momento especial, em que a busca pela rentabilidade se alinha à inovação tecnológica para impulsionar a transformação digital do mercado e aumentar as possibilidades de sucesso. Para aproveitar as oportunidades e garantir a satisfação de clientes, conte com inovações como apps próprios de delivery, que fazem o gestor ter acesso a mais dados e dão mais inteligência ao seu bar ou restaurante. 

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