É sábado, a temperatura está agradável e o cliente resolve sair para comer fora ou tomar um drinque. A escolha é o seu estabelecimento e a recepcionista informa: “Senhor, a demanda está um pouco grande e a espera é de, aproximadamente, uma hora”.
A cena é comum e acontece nos mais variados lugares de todo o mundo. Já os processos que contribuem para a formação de filas, prejuízos em tempo e produtividade, assim como perdas financeiras, podem ser estudados e dimensionados em busca de soluções. Para isso, organização e criatividade são palavras-chave!
Para contornar situações como essas, ter uma boa gestão de restaurante faz toda a diferença, uma vez que o principal ponto de uma administração de sucesso é saber controlar se o que foi planejado está acontecendo, se tudo caminha bem e quais fatores podem ser ajustados. Dessa forma, é importante que cada etapa (do pedido à cozinha, do caixa ao estoque) esteja alinhada com a missão da empresa sobre como alcançar seus objetivos e, principalmente, antecipar problemas que venham a surgir.
Algumas estratégias podem evitar desconfortos, tornar a espera mais agradável ou até mesmo eliminá-la. Tudo depende do modo como você gerencia a questão. O segredo é entender como isso influenciará os lucros. Conheça algumas dicas que podem te ajudar!
# Torne a espera menos aparente
Apostar em ferramentas de entretenimento pode ser extremamente positivo. Televisões, música – ao vivo ou não – e playground para as crianças são alguns exemplos que ajudam a distrair os clientes e diminuem a percepção de tempo.
Oferecer bebidas e servir alguns petiscos como cortesia também são iniciativas válidas para cativar e amenizar a expectativa por uma mesa. Pensando desta maneira, restaurantes renomados tanto pela boa comida quanto pelas longas filas, vêm adotando medidas simples, como permitir que os clientes desfrutem de aperitivos enquanto aguardam sua vez.
Outra boa ideia é investir em uma loja com venda de produtos, por exemplo, que além de distrair o visitante, pode gerar mais renda para o estabelecimento.
# Saiba gerenciar o cliente
A forma como o consumidor percebe o passar do tempo pode ser influenciada, dando a sensação de que ele é mais longo ou mais curto que a realidade. Uma demora bem explicada pode parecer menor do que é. Nesses casos, o responsável deve lidar diretamente com a ansiedade e aborrecimento do cliente. Ser cordial, chamar pelo nome e enfatizar sua preocupação, passando de vez em quando no local, além de informar o tempo restante para o atendimento são detalhes que transmitem consideração.
Muito comum, a anotação das chegadas em pranchetas também deve ser rigorosamente controlada para evitar possíveis confusões.
# Priorize o autoatendimento
A praticidade de solicitar o pedido pode ser um grande diferencial e é fator determinante para a maioria dos consumidores. Por meio de totens, recursos como o Linx Degust Autoatendimento facilitam o acesso ao cardápio antes que o cliente chegue à mesa – alternativa interessante para que ninguém perca tempo.
Para deixar o serviço mais rápido, a solução tem como objetivo principal viabilizar que as pessoas façam suas escolhas em um terminal, por conta própria, e já efetuem o pagamento ali mesmo, evitando as filas no caixa.
# Datas comemorativas
A grande maioria dos restaurantes já teve problemas com prazos de espera e reclamações em datas comemorativas. Para amenizar esses problemas, planeje melhor seu quadro de funcionários para atender de forma mais rápida e satisfatória nesses dias.
# Utilize a tecnologia a seu favor
Hoje, já estão disponíveis no mercado diversas ferramentas tecnológicas que podem melhorar a experiência de quem almeja uma mesa. Oferecer mecanismos que permitam que as pessoas consigam se locomover enquanto aguardam, fazer reservas online e acessar a lista de espera são alguns artifícios que diminuem a irritação com a demora.
As soluções não chegam a eliminar filas, mas oferecem ao estabelecimento uma ferramenta de gerenciamento mais inteligente. Isso porque, investir em um sistema de automação comercial no atendimento traz mais agilidade e permite que qualquer estabelecimento tome decisões com mais assertividade.
Além de automatizar a análise do serviço prestado, algumas soluções oferecem informações valiosas para a administração do estabelecimento, como informações sobre o fluxo de compras e os números de acesso e de vendas. Com este tipo de ferramenta, a empresa pode desde melhorar sua imagem, como também controlar o fluxo de pessoas.
Calcanhar de Aquiles para muitos, a falta de cuidado com esse momento de espera pode acarretar na perda de clientes e prejuízo financeiro para o restaurante. Para auxiliar nessa questão, a Linx está sempre pensando em estratégias que podem ajudar em sua gestão.
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