Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
Sistemas modernos de gestão do RH em concessionárias facilitam a administração das equipes e integram processos de retaguarda, reduzindo custos e aumentando a produtividade
Como todo negócio, as concessionárias de automóveis precisam lidar com questões burocráticas que são essenciais. Do envio de dados para o eSocial ao aumento de eficiência em processos que vão do fechamento do ponto ao comissionamento das equipes, existem inúmeras oportunidades de melhoria nos bastidores da operação.
A adoção de tecnologia no RH das concessionárias aumenta o controle sobre o desempenho das equipes. Isso permite que os gestores entendam melhor como tornar o negócio mais produtivo e acelera a inovação em todas as áreas do negócio. Além disso, um sistema de gestão de Recursos Humanos dá muito mais transparência às concessionárias e facilita a organização das atividades, processos e informações.
Como resultado, os profissionais de RH podem dedicar mais tempo a contribuir com a estratégia do negócio, em vez de realizar atividades operacionais. A automação da coleta e envio de informações para os órgãos competentes diminui erros, reduz custos e evita multas por atraso no envio das obrigações. Tudo isso significa mais eficiência no dia a dia.
O RH costuma ser uma área de retaguarda nas empresas. Nas concessionárias não é diferente. Entretanto, o RH pode ter um papel muito importante no aumento das vendas e na criação de um ambiente de trabalho mais produtivo. Por exemplo:
Contar com um sistema de gestão de RH que dá liberdade aos gestores para administrar as equipes de onde estiverem, com baixo custo, transparência nas informações e controle total da performance do negócio, aumenta a possibilidade de sucesso das concessionárias de automóveis.
Uma vez que esteja claro que as plataformas atuais de RH da empresa não permitem dar um salto de qualidade na gestão e adaptar o negócio às demandas do mundo pós-pandemia, é hora de substituir os sistemas. Mas o que é preciso levar em conta ao escolher um sistema de RH para sua concessionária?
A decisão depende de vários fatores, que têm pesos diferentes para cada negócio. Esteja atento a estes pontos para fazer a melhor escolha:
Para lidar com os desafios de um futuro que não sabemos como será, e que pode mudar rapidamente, toda empresa precisa ter sistemas flexíveis, capazes de se adaptar às diferentes necessidades de negócio. Plataformas baseadas em cloud computing conseguem entregar essa flexibilidade, ao mesmo tempo em que oferecem performance e podem ser ajustadas a qualquer momento, de acordo com o que a empresa precisa.
Em um mundo que muda rapidamente, não faz sentido fazer a gestão de versões de sistemas. O modelo tradicional de customização e versões de software cria “Frankensteins” que são cada vez mais difíceis de atualizar. Essa é outra vantagem de plataformas em nuvem. Elas são automaticamente atualizadas pelo fornecedor, o que aumenta a segurança dos sistemas e permite adotar rapidamente novos recursos importantes para o negócio.
O volume de relatórios, obrigações, leis e impostos que as empresas brasileiras precisam gerenciar pode ser sufocante. Como se não bastasse, toda essa burocracia passa, de tempos em tempos, por alterações em regras, processos e alíquotas. Sua plataforma de RH precisa ser capaz de lidar não somente com as questões trabalhistas atuais, mas também ser atualizada rapidamente quando houver qualquer mudança de regras. Esse é um ponto crítico para o seu negócio – e merece o máximo de atenção.
O eSocial é um programa pelo qual as empresas precisam entregar, periodicamente, uma série de informações sobre a gestão de pessoas ao Governo Federal. Como o sistema também passa por atualizações de tempos em tempos e se transformou no principal canal de relacionamento do RH com o governo, o sistema de gestão de RH precisa estar sempre alinhado às novidades do eSocial. As plataformas mais avançadas são capazes de centralizar a administração, coleta e envio de dados para o eSocial, o que traz uma grande agilidade aos processos de gestão de pessoas.
Por fim, o sistema de gestão de RH não pode funcionar como um mundo à parte. Pelo contrário: ele precisa aumentar a capacidade dos gestores de entender seus times e estimular seu sucesso. Da construção de uma base de dados unificada para as informações dos colaboradores à integração com sistemas de vendas e treinamento, as melhores plataformas do mercado são capazes de criar uma “única verdade” dentro da empresa, com informações centralizadas e que podem ser acessadas por todas as áreas que precisarem.
Os melhores sistemas de gestão de RH do mercado dão às empresas a possibilidade de atuar com base em dados sólidos – não em suposições. Com isso, permitem que os líderes sejam mais analíticos e tenham mais autonomia e capacidade de gestão de suas equipes.