RH em concessionárias: como melhorar a gestão de pessoas
Concessionárias

RH em concessionárias: como melhorar a gestão de pessoas

Sistemas modernos de gestão do RH em concessionárias facilitam a administração das equipes e integram processos de retaguarda, reduzindo custos e aumentando a produtividade

Como todo negócio, as concessionárias de automóveis precisam lidar com questões burocráticas que são essenciais. Do envio de dados para o eSocial ao aumento de eficiência em processos que vão do fechamento do ponto ao comissionamento das equipes, existem inúmeras oportunidades de melhoria nos bastidores da operação.

A adoção de tecnologia no RH das concessionárias aumenta o controle sobre o desempenho das equipes. Isso permite que os gestores entendam melhor como tornar o negócio mais produtivo e acelera a inovação em todas as áreas do negócio. Além disso, um sistema de gestão de Recursos Humanos dá muito mais transparência às concessionárias e facilita a organização das atividades, processos e informações.

Como resultado, os profissionais de RH podem dedicar mais tempo a contribuir com a estratégia do negócio, em vez de realizar atividades operacionais. A automação da coleta e envio de informações para os órgãos competentes diminui erros, reduz custos e evita multas por atraso no envio das obrigações. Tudo isso significa mais eficiência no dia a dia.

Sistema de RH para concessionárias

Papel do RH em concessionárias

O RH costuma ser uma área de retaguarda nas empresas. Nas concessionárias não é diferente. Entretanto, o RH pode ter um papel muito importante no aumento das vendas e na criação de um ambiente de trabalho mais produtivo. Por exemplo:

  • Uma ação de incentivo às vendas é muito mais efetiva quando os resultados podem ser acompanhados em tempo real e o comissionamento é pago no tempo e no valor certo. Um sistema de gestão de RH bem estruturado atribui, automaticamente, as informações de venda ao vendedor correto, evitando erros e gerando mais satisfação.
  • A automação de processos trazida por um sistema de gestão melhora o fluxo operacional, diminui gargalos e acelera atividades como o fechamento do ponto. Uma plataforma que automatize até as atividades de RH nas concessionárias traz ganhos imediatos, como mais velocidade e ausência de erros no fechamento do ponto.
  • As informações do sistema de RH também geram ganhos indiretos para o negócio, como a possibilidade de utilizar as informações em relatórios gerenciais, em programas de premiação ou para alimentar o sistema de férias da empresa. Isso significa mais controle do desempenho e a possibilidade de desenvolver novas formas de incentivo e premiação das equipes.
  • Com base na geração, coleta e análise de informações precisas, obtidas em tempo real, o RH da concessionária passa a ter dados melhores e pode indicar aos gestores as melhorias que devem ser realizadas. Com isso, a atividade de RH passa a ser mais estratégica e menos operacional, agregando mais valor para o negócio.
  • A gestão de pessoas deixa de ser subjetiva. A partir do uso de dados e do registro, medição e comparação das atividades, cria-se um sistema mais justo de avaliação das equipes. Bons sistemas de gestão de RH permitem identificar quem realizou cada ação e, com isso, melhora todo o ciclo de avaliação de desempeno dos profissionais.
  • Os custos com infraestrutura e TI são uma parte importante das despesas de qualquer empresa. Por isso, é preciso estar sempre atento a oportunidades de ganho de eficiência. Diversos sistemas do setor automotivo têm uma grande dificuldade de lidar com as demandas de um mundo digitalizado e omnichannel. Isso leva a uma maior necessidade de customizações e de desenvolvimento interno de sistemas. Substituir plataformas antigas por sistemas modernos, que rodam na nuvem e são capazes de continuar evoluindo, pode trazer um grande avanço estratégico.
  • A gestão “olho no olho” tem suas vantagens, mas também limita o crescimento das empresas. A pandemia trouxe um tempero extra a essa questão: como gerenciar equipes trabalhando fora do escritório ou da loja? Os sistemas de gestão de RH precisam ser capazes de lidar com o trabalho híbrido ou remoto, que serão cada vez mais importantes no pós-pandemia.

Contar com um sistema de gestão de RH que dá liberdade aos gestores para administrar as equipes de onde estiverem, com baixo custo, transparência nas informações e controle total da performance do negócio, aumenta a possibilidade de sucesso das concessionárias de automóveis.

Substituição de sistemas de RH em concessionárias: o que levar em conta

Uma vez que esteja claro que as plataformas atuais de RH da empresa não permitem dar um salto de qualidade na gestão e adaptar o negócio às demandas do mundo pós-pandemia, é hora de substituir os sistemas. Mas o que é preciso levar em conta ao escolher um sistema de RH para sua concessionária?

A decisão depende de vários fatores, que têm pesos diferentes para cada negócio. Esteja atento a estes pontos para fazer a melhor escolha:

1)      O poder da nuvem

Para lidar com os desafios de um futuro que não sabemos como será, e que pode mudar rapidamente, toda empresa precisa ter sistemas flexíveis, capazes de se adaptar às diferentes necessidades de negócio. Plataformas baseadas em cloud computing conseguem entregar essa flexibilidade, ao mesmo tempo em que oferecem performance e podem ser ajustadas a qualquer momento, de acordo com o que a empresa precisa.

2)      Atualização constante

Em um mundo que muda rapidamente, não faz sentido fazer a gestão de versões de sistemas. O modelo tradicional de customização e versões de software cria “Frankensteins” que são cada vez mais difíceis de atualizar. Essa é outra vantagem de plataformas em nuvem. Elas são automaticamente atualizadas pelo fornecedor, o que aumenta a segurança dos sistemas e permite adotar rapidamente novos recursos importantes para o negócio.

3)      Atendimento aos aspectos legais

O volume de relatórios, obrigações, leis e impostos que as empresas brasileiras precisam gerenciar pode ser sufocante. Como se não bastasse, toda essa burocracia passa, de tempos em tempos, por alterações em regras, processos e alíquotas. Sua plataforma de RH precisa ser capaz de lidar não somente com as questões trabalhistas atuais, mas também ser atualizada rapidamente quando houver qualquer mudança de regras. Esse é um ponto crítico para o seu negócio – e merece o máximo de atenção.

4)      Unificação e envio dos dados para o eSocial

O eSocial é um programa pelo qual as empresas precisam entregar, periodicamente, uma série de informações sobre a gestão de pessoas ao Governo Federal. Como o sistema também passa por atualizações de tempos em tempos e se transformou no principal canal de relacionamento do RH com o governo, o sistema de gestão de RH precisa estar sempre alinhado às novidades do eSocial. As plataformas mais avançadas são capazes de centralizar a administração, coleta e envio de dados para o eSocial, o que traz uma grande agilidade aos processos de gestão de pessoas.

Banner CTA_Ebook Planejamento de RH

5)      Alinhamento aos processos de negócios

Por fim, o sistema de gestão de RH não pode funcionar como um mundo à parte. Pelo contrário: ele precisa aumentar a capacidade dos gestores de entender seus times e estimular seu sucesso. Da construção de uma base de dados unificada para as informações dos colaboradores à integração com sistemas de vendas e treinamento, as melhores plataformas do mercado são capazes de criar uma “única verdade” dentro da empresa, com informações centralizadas e que podem ser acessadas por todas as áreas que precisarem.

Os melhores sistemas de gestão de RH do mercado dão às empresas a possibilidade de atuar com base em dados sólidos – não em suposições. Com isso, permitem que os líderes sejam mais analíticos e tenham mais autonomia e capacidade de gestão de suas equipes.

 

A evolução do RH em sua concessionária começa com a Linx. Fale com a gente e modernize a gestão de suas equipes!

 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente