E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
O ano foi repleto de inovações intensas. Veja na retrospectiva 2021 se você deixou algum ponto importante para trás
A transformação digital dos negócios, acelerada em 2020 com o início da pandemia, alcançou uma nova intensidade, ao mesmo tempo em que as mudanças no comportamento dos consumidores ditaram novas regras, escolhas e possibilidades.
O período de fim de ano / início do ano seguinte é sempre importante para reavaliar erros e acertos, repensar parcerias e fornecedores e iniciar quaisquer mudanças. Por isso, aqui vão alguns pontos da retrospectiva 2021 que precisam fazer parte dessa sua reavaliação para o novo ano:
A pandemia fez com que cada vez mais clientes baseassem suas jornadas de compra no digital. Seja em uma busca por um produto, em uma publicidade recebida no celular ou na rede social, ou mesmo fechando uma compra, o comportamento do consumidor começa e passa boa parte do tempo no celular.
Mas não basta apenas entender como o cliente se comporta nas missões de compra online: também é preciso compreender como, quando, onde e por que ele vai do online para o físico – e vice-versa. Os varejistas que estão um passo à frente conseguem reconhecer quando o consumidor que visitou o site pisa no ponto de venda físico – e assim oferecem promoções, ofertas e condições comerciais personalizadas também no PDV.
Hoje em dia, contar com uma plataforma de negócios omnichannel é essencial para levar conveniência ao consumidor, aumentar a conversão, oferecer promoções personalizadas e otimizar a gestão de estoques.
Em um primeiro momento, meios de pagamento parecem uma commodity. Afinal de contas, vender com cartão de crédito, débito e Pix é o mínimo necessário para atender às necessidades dos clientes. Mas é possível ir além.
O uso de carteiras digitais é um recurso importante para a conquista da confiança e da fidelidade dos consumidores. Trata-se de um meio simples, rápido e fácil de fazer pagamentos – e ainda apresenta a praticidade de dispensar a carteira, já que todo mundo está o tempo todo com o celular.
Oferecer a possibilidade de pagar com as principais carteiras digitais disponíveis no mercado ainda traz a vantagem de facilitar a conciliação financeira na retaguarda do negócio. Uma vantagem significativa, embora invisível para o consumidor final.
Um número cada vez maior de varejistas entende que o jogo é ganho a partir da fidelidade dos clientes. Trazer novos consumidores é sempre bom, mas os melhores consumidores são aqueles que voltam sempre. É aí que destacamos na retrospectiva 2021 o uso de várias ferramentas promocionais pode destacar seu negócio.
O cashback, por exemplo, não é exatamente um meio de pagamento, mas funciona como um grande gatilho de compras. A vantagem de obter de volta uma parte do valor da compra dá ao consumidor uma razão palpável para preferir sua loja em vez da concorrente.
Desenvolver programas de fidelidade também é uma estratégia que precisa ser explorada pelo varejo para impulsionar suas vendas e aumentar a recorrência dos clientes. Esse é um recurso importante para coletar mais informações sobre os hábitos dos consumidores, otimizar o mix de investimentos em marketing, gerenciar melhor os estoques e personalizar o relacionamento com os clientes.
Em 2021, um dos grandes movimentos do varejo foi o crescimento dos marketplaces. Para qualquer marca, a decisão está entre criar seu marketplace (para quem consegue gerar um grande volume de acessos) ou fazer parte de uma ou mais plataformas. Vender mais por meio dos marketplaces exige contar com a tecnologia certa para obter agilidade, capacidade de otimizar os investimentos publicitários e gerenciar o relacionamento com os clientes em múltiplas plataformas.
Os marketplaces são um negócio de escala e, para obter bons resultados, é preciso investir em publicidade. Mais do que investir muito, é preciso investir de maneira certa. A capacidade de otimizar cada campanha e atualizar em tempo real a presença digital em várias mídias é o que torna uma marca bem percebida nas plataformas.
Atrair a atenção do cliente não é uma tarefa simples. Por isso, ao receber o consumidor em sua loja física ou digital, seus esforços precisam estar concentrados em manter seu interesse. E, uma vez fechada uma venda, já iniciar os esforços para a próxima. Isso não precisa ser feito de forma invasiva: acompanhar o comportamento do cliente por meio de plataformas de relacionamento faz toda a diferença.
É possível aumentar a performance online ao criar experiências de compra relevantes e únicas para cada cliente. Para isso, utilize soluções de personalização, mídia e retargeting, que permitem entregar a melhor comunicação e promoções relevantes em cada ponto de contato.
Se você sente que ficou para trás em um ou mais desses temas da retrospectiva 2021, é hora de tirar a diferença. As soluções de seus parceiros de TI precisam ser capazes de atender seu negócio com eficiência, agilidade e segurança. A migração de plataformas de e-commerce, omnichannel ou vendas no varejo físico é uma decisão importante a ser tomada e, por isso, deve ser feita com muita consciência.
O início do ano é, para a maioria dos negócios, o melhor momento para dar start em qualquer mudança de sistemas. É o momento em que as vendas estão mais tranquilas, após a correria de Black Friday e Natal. Por isso, é uma oportunidade de concentrar esforços em uma migração rápida e eficiente, que permita ao seu time dominar novos processos e sistemas antes de datas promocionais importantes.
Aproveite as lições desta retrospectiva 2021 para impulsionar o crescimento de suas vendas no novo ano. Reveja sua estratégia de negócios e conte com uma estrutura tecnológica que alavanque seu crescimento. A Linx pode te ajudar nessa jornada: fale com a gente!