Retail Media: entenda a importância dos anúncios para as campanhas digitais
E-commerce

Retail Media: entenda a importância dos anúncios para as campanhas digitais

A estratégia retail media é a oportunidade de conquistar novos clientes através de campanhas de anúncios. Descubra sua importância e como implementar em seu negócio.  

Para converter os consumidores nos meios digitais muitas empresas utilizam de anúncios como estratégias de vendas. Mas, com os avanços do comportamento do consumidor, se faz necessário criar campanhas em espaços do varejo digital que atinjam o consumidor na hora certa, e assim, impacte a sua tomada de decisão dentro do site de compras.  

É neste momento que usamos a inteligência e a estratégia retail media para permitir que as marcas publiquem os seus anúncios dentro dos e-commerces e marketplaces. A principal diferença entre retail media e os ads convencionais é que o uso de dados utilizados para separar as ofertas são feitos pelo próprio varejista, e não por plataformas de publicidade terceirizada.  

Ou seja, os dados que são oferecidos pelo retail media já estão cadastrados na plataforma de vendas e já foram autorizados o uso das informações. Dessa forma, o lojista não precisa de ferramentas de permissão para gerar oportunidades que alcance o seu cliente ideal.  

Segundo o estudo feito pela Boston Consulting Group (BCG) e pelo Google, o retail media está mudando o varejo e deve gerar um lucro de, aproximadamente, US$75 bilhões até 2026. A pesquisa ainda apontou que os gastos dos anunciantes em plataformas de organizações varejistas devem apresentar um crescimento de 22% ao ano. 

retail media

Como funciona o retail media na prática? 

Para que seus produtos sejam anunciados dentro da plataforma de algum lojista, a empresa anunciante precisará pagar uma quantia. Dessa forma, o varejista usa o seu banco de dados para segmentar os anúncios, e assim, serão direcionados a um público específico onde as chances de conversão de vendas serão maiores.   

Além disso, com a estratégia retail media a marca tem opção de personalizar os anúncios para direcioná-los de acordo com a característica do cliente e assim proporcionar uma boa experiência de compra.  

Quais as vantagens do retail media? 

Agora, vamos te apresentar os benefícios de usar estratégia retail media dentro do varejo digital. Confira! 

1. Abrangência do público-alvo

O retail media permite que as empresas tenham oportunidades para alcançar diretamente o seu cliente certo dentro dos canais de vendas do varejo. Isso permite uma maior exposição do lojista e ainda aumenta o engajamento e conversão da marca.  

2. Segmentação mais precisa

Quando as marcas conseguem aproveitar os dados dos varejistas, eles conseguem segmentar as campanhas com mais precisão. Assim, eles direcionam os anúncios específicos aos consumidores que desejam por seus produtos. A segmentação mais refinada permite um maior retorno sobre o investimento e os recursos são direcionados aos clientes certos.  

3. Decisão de compra

O retail media permite que as marcas influenciem as decisões de compras de maneira mais direcionada. Os anúncios estratégicos podem fornecer informações relevantes sobre os produtos e incentivar o consumidor a tomar a decisão desejada. O reflexo disso é o aumento das vendas.  

4. Mais visibilidade da marca

Com o retail media as marcas conseguem ter mais visibilidade nos canais de vendas digitais. Os anúncios são exibidos de maneira com que as marcas consigam ser notadas pelos leads, e isso permite uma geração de reconhecimento do produto.  

5. Parcerias estratégicas

O retail media tem o poder de construir parcerias estratégicas entre marcas e varejistas. Essa ligação pode ajudar nas campanhas, compartilhar recursos e impulsionar o crescimento.  

Como implementar a estratégia retail media? 

Para ter sucesso com retail media é preciso ficar atento a alguns cuidados durante sua execução. Veja como implementar na prática.  

1. Tenha objetivos claros

A partir do retail media, a marca precisa definir o que será conquistado com a estratégia. Entre as metas que se pode ter, estão: aumentar o número de vendas de um produto durante a campanha ou aumentar o tráfego para seu site mensurar as visitas recebidas. Contudo, o mais importante dos objetivos é metrificar os resultados e ajustar as ações quando for preciso.  

2. Selecione o seu público-alvo

Para gerar vendas de sucesso, a marca precisa oferecer o produto na hora certa para o cliente. Por isso, pesquise quem são o público-alvo da sua marca, qual o seu comportamento, qual a faixa etária e os interesses. Dessa forma, você consegue criar um perfil de cliente onde você possa direcionar as campanhas de anúncios dos seus produtos.  

3. Crie anúncios que sejam atrativos

A qualidade dos anúncios divulgados podem ser determinantes para decisão de compra do consumidor. Diante disso, crie anúncios atrativos e que sejam otimizados para os dispositivos móveis, use títulos curtos e imagens de alta qualidade e faça descrições completas sobre o produto.  

4. Faça campanhas otimizadas

Ao realizar campanhas de retail media, lembre-se que devem ser monitoradas para identificar possíveis ajustes de melhorias. Entenda os dados gerados para personalizar a experiência do cliente durante a conversão dos anúncios.  

5. Use uma plataforma de varejo

Quando se usa uma plataforma de retail media integrada a plataforma do seu comércio eletrônico, o lojista consegue realizar uma campanha de acordo com perfil do seu cliente e ainda faz a gestão completa das vendas durante a divulgação do anúncio.  

Linx Ads: a solução de anúncios para o seu negócio digital 

Dentro das soluções da Linx, temos uma plataforma de gestão de campanhas de produtos patrocinados em e-commerces e marketplaces. Em um único lugar, é possível gerenciar e ativar anúncios. 

A nossa ferramenta Linx Ads atende duas dores do mercado varejistas, que é o destacar produtos por meio de anúncios patrocinados e ampliar a visibilidade das marcas dentro de portais e sites de alto tráfego.  

Com esse cenário, a Linx Ads foi desenvolvida para 3 perfis:  

  • Seller: pequenos lojistas que vendem dentro de marketplaces; 
  • Indústria: grandes marcas que atuam com agências; 
  • Publishers: marketplaces, e-commerces e portais que desejam monetizar seus espaços por meio de publicidade.  

Os nossos anúncios são exibidos dentro de vitrines patrocinadas que são exibidas em e-commerces e marketplaces de diversos segmentos.  

Os números da solução Linx Ads confirmam o sucesso da nossa plataforma.   

  • + R$ 52 milhões de receita movimentada;  
  • + de 1 bilhão de GMV movimentado através das vitrines de Ads;  
  • + 120 mil cliques nas vitrines de Ads; 
  • + de 1 milhão de conversões geradas.  

Se você ficou interessado pela nossa ferramenta, entre em contato com nosso time. Somos autoridade de retail media para e-commerces! 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!