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Metas de vendas: veja como definir para a equipe de sua loja
A definição das metas de vendas de uma loja precisa ser objetiva e realista com o negócio. Entenda como definir
A reposição de estoque é essencial para a boa saúde do seu negócio. Saiba como organizar essa atividade para vender ainda mais em 2023
A reposição de estoque é uma daquelas práticas tão corriqueiras que às vezes passam batidas no dia a dia do varejo. Mas ela é fundamental para que o lojista venda mais. É como um vaso sanguíneo, que leva o oxigênio (os produtos) para as células (as prateleiras da loja): sem ele, o processo deixa de acontecer e a loja de moda e acessórios deixa de existir.
Repor o estoque significa colocar a quantidade certa dos produtos certos na melhor localização. Antigamente, isso significava colocar a quantidade correta em cada loja física – o que podia ser bem complexo em grandes redes. Hoje, significa colocar a quantidade correta em cada loja física, Centro de Distribuição, dark store e hub de distribuição – e tudo isso levando em conta a demanda de cada item nos PDVs. Muito mais complexo, não é?
Fica muito claro que controlar manualmente a reposição de itens é impossível – especialmente em segmentos com grande giro de produtos. A falta de um produto (mesmo que ele esteja disponível no depósito) traz prejuízo às vendas.
Só é possível ser eficiente na reposição dos estoques quando se usa tecnologia. A aplicação de algoritmos inteligentes que analisam os dados de venda e fazem previsões precisas da demanda permite evitar a falta de produtos ao longo da cadeia de distribuição.
Uma pergunta importante: você consegue distribuir os estoques em seus CDs, depósitos e lojas, de forma dinâmica, com precisão?
É isso que o varejo precisa fazer para conseguir atender consumidores extremamente exigentes em qualquer canal de contato. Não importa se a compra é online ou offline, se o produto precisa ser enviado para o cliente ou se ele buscará na loja, o sistema de gestão do varejista tem que ser capaz de identificar todas essas possibilidades, determinar o nível ideal de estoque e disparar novos pedidos automaticamente para os fornecedores.
De uma forma estratégica, a reposição de estoque não é somente um processo operacional: ela pode ajudar o varejo a entender melhor a dinâmica de consumo e dar visibilidade a tudo o que acontece no negócio. Em soluções avançadas de varejo, a reposição dos estoques se torna uma ferramenta essencial para prever comportamentos e identificar tendências de mercado.
Os varejistas que se destacam na eficiência da reposição dos seus estoques têm grandes vantagens em relação aos concorrentes. Entre elas estão:
Agora que você entendeu a importância de uma boa reposição de estoque, é hora de colocar a mão na massa. O que você precisa fazer para aumentar a eficiência desse processo e gerar mais resultados para o negócio? Fique atento a estes 5 pontos-chave:
Tudo começa pelos dados. Ter informações corretas sobre o que está acontecendo em cada PDV é um indicador importante do que precisa ser ajustado em seu processo de reposição. Sem tecnologia, é impossível fazer uma boa reposição – são milhares de SKUs na sua loja, em dezenas ou centenas de lojas. A quantidade de variáveis é grande demais para controlar manualmente.
Os dados dos pontos de venda físicos e digitais devem ser usados para trazer insights sobre aspectos importantes, como a velocidade de saída dos produtos das prateleiras, quais os itens que exigem reposição mais constante (têm giro mais elevado e precisam de mais eficiência no reabastecimento), quanto tempo demora para cada item alcançar o ponto de reposição (em que é preciso buscar mais produtos no estoque da loja) e em quanto tempo é preciso fazer um novo pedido ao fornecedor.
Essas informações vão ajudar a entender, por exemplo, se os estoques estão nos níveis corretos, se é necessário fazer pedidos maiores para evitar rupturas ou se você está comprando demais e mantendo os produtos por muito tempo estocados.
Entender o que acontece com os produtos dentro da sua loja é essencial para você economizar tempo e dinheiro na gestão do seu negócio.
Depois de analisar o nível de estoque de cada item em cada loja, é hora de usar inteligência para identificar o momento de fazer novos pedidos, a frequência desses pedidos e qual o volume de reposição com os fornecedores. A análise dos dados de venda é essencial nesse processo, e a automação otimiza o trabalho do seu time: em vez de analisar cada SKU, é possível criar regras para a maioria dos itens e trabalhar as exceções – itens sazonais, promoções e pontos fora da curva.
Uma vez que você tenha um sistema de gestão capaz de lidar com a complexidade do seu negócio, ganhar mais eficiência passa a ser natural. Manter as lojas com o estoque adequado exige ajuste constante, e qualquer atraso pode prejudicar a operação do negócio por muito tempo. Imagine a frustração do cliente ao se deparar com prateleiras vazias na loja ou não encontrar mais um produto desejado? A loja corre o risco de ser trocada por um concorrente.
Para que o varejo tenha uma boa reposição de estoques, precisa ter uma comunicação clara com seus fornecedores. Afinal, qualquer mudança nos prazos de entrega ou nas quantidades pode afetar a experiência do cliente. Por isso, é preciso estar sempre atualizado sobre processos de pedidos e entregas, prazos, condições comerciais e outros itens relevantes. Desenvolva parcerias com seus fornecedores para obter melhores resultados.
Uma vez implementados processos de reposição de produtos, é preciso acompanhar de perto o que acontece. Se os distribuidores ou fornecedores começarem a atrasar pedidos, isso terá impacto sobre a loja. Se uma linha de produtos deixa de ser fabricada, será preciso atualizar o mix. Os clientes podem passar a preferir outros itens, às vezes por questões econômicas. Tudo isso altera o planejamento e a reposição dos estoques.
Se o produto está vendendo mais ou menos do que o previsto, é hora de atualizar seu planejamento de demanda. O processo de coleta e análise de dados precisa ser constante – para que você colha sempre os benefícios de uma boa reposição de estoques.
Ficou claro, a essa altura, que a reposição de estoques é um processo muito dinâmico, que depende de agilidade na coleta e análise de dados e na velocidade de gestão do negócio. E como cada negócio é único, com características exclusivas, o sistema de gestão precisa ser capaz de se adaptar a essas particularidades, ao mesmo tempo em que traz para o seu negócio as melhores práticas globais.
Para isso, conte com soluções Linx Microvix para fazer a gestão de sua loja. Com o Microvix você realiza a gestão de estoque e aumenta a eficiência produtiva e operacional do negócio. Além disso, dentro do sistema é possível fazer o controle de notas de compras, organizar a lista de preços, fazer o registro de inventário, cadastrar produtos, fazer o relatório de giro médio de vendas, ter uma visão macro de todo estoque, visualizar os produtos com saldo negativo, e analisar os depósitos indisponíveis para venda.
Com as ferramentas da Linx, você tem total controle das suas vendas, estoque, operações fiscais e muito mais!