Renovação do Certificado Digital: entenda como funciona o processo

Renovação do Certificado Digital: entenda como funciona o processo

De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI),  a expectativa é de 8 milhões de certificados digitais emitidos neste ano . Até setembro, já foram mais de 5 milhões de certificados computados.

O Certificado Digital é uma ferramenta importante para os empresários que precisam realizar transações via internet. Com ele o empreendedor não tem a necessidade da presença física para assinar nenhum documento – tudo é feito de forma rápida e digital. 

O certificado ainda confere segurança para as movimentações das seguintes atividades: transações bancárias; declarações empresariais; logins em meios digitais; envio de documentos eletrônicos; assinatura de documentos fiscais eletrônicos e eventos fiscais.

O que muitos empreendedores não sabem é que a  renovação do Certificado Digital é fundamental para que a empresa possa continuar usufruindo dos benefícios desse documento. Por isso, é importante lembrar de fazer essa renovação com pelo menos 30 dias de antecedência do vencimento. 

A certificação é uma versão online do CNPJ de uma empresa ou do CPF de uma pessoa física. Por ser um documento virtual ele é apresentado como e-CNPJ ou e-CPF, e a validade pode variar entre 12 ou 60 meses (não é um documento definitivo). 

Se você perde o prazo da renovação do Certificado Digital, a empresa não consegue mais emitir notas fiscais, o que prejudica pedidos e entregas, os documentos digitais perdem sua autenticidade e a companhia ou pessoa física não consegue realizar transações bancárias online.

renovação certificado digital

Mas, você sabe como funciona o processo para renovação? Vamos te ajudar nisso!

Como fazer a renovação do certificado digital?

1. Faça a solicitação

Primeiramente, é preciso realizar a solicitação da renovação e, para isso, será fundamental entrar em contato com a Autoridade Certificadora que emitiu o certificado digital. A solicitação pode ser feita de modo remoto ou presencialmente. 

2. Reúna os documentos necessários

Durante esse processo, serão necessários alguns documentos:

Pessoa física: documento de identificação  (RG, CNH ou DNI) e CPF. Mas, atenção: se o certificado digital for utilizado para conectividade social, canal eletrônico de relacionamento entre os empregadores e Caixa Econômica Federal, é imprescindível anexar o comprovante de inscrição do PIS, CEI ou CAEPF também. 

Pessoa Jurídica: cartão CNPJ, documentação de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/ última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto); documento de identificação do representante da empresa (RG, CNH ou DNI).

3. Emita a Renovação do Certificado Digital

Após apresentar as documentações é só aguardar a emissão do certificado digital. O tempo pode  variar, mas em alguns casos o certificado fica disponível no mesmo dia. A renovação pode ser feita por qualquer autoridade certificadora. 

Quais os benefícios da Renovação do Certificado Digital?

Para não perder uma série de vantagens que o certificado digital proporciona é fundamental  garantir a renovação dentro do prazo. Conheça alguns benefícios:

  • Segurança: O uso do certificado digital permite a geração da assinatura digital com o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita e ainda garante a integridade e a autenticidade do documento eletrônico.

  • Redução de custos: a assinatura digital ajuda a eliminar custos, agiliza processos e ainda é sustentável.

  • Sustentabilidade: ao transformar o físico em virtual, o certificado digital permite que os usuários não desperdicem papéis na emissão de documentos.

  • Mobilidade: quando se realiza uma assinatura digitalmente não se faz necessário estar fisicamente no local, o que  otimiza a vida do empreendedor.  

Na Linx, você encontra a solução de Certificado Digital , além do processo de renovação, que também pode ser realizado por nós. Conheça nossa solução e entenda o porquê você deve escolher a Linx. Para mais informações, acesse a página de Linx Bridge: estamos prontos para te ajudar!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!