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Gerenciamento de estoque: 10 passos para preparar o seu estoque com eficiência
O gerenciamento de estoque eficiente é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Um estoque bem-preparado não
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a expectativa é de 8 milhões de certificados digitais emitidos neste ano . Até setembro, já foram mais de 5 milhões de certificados computados.
O Certificado Digital é uma ferramenta importante para os empresários que precisam realizar transações via internet. Com ele o empreendedor não tem a necessidade da presença física para assinar nenhum documento – tudo é feito de forma rápida e digital.
O certificado ainda confere segurança para as movimentações das seguintes atividades: transações bancárias; declarações empresariais; logins em meios digitais; envio de documentos eletrônicos; assinatura de documentos fiscais eletrônicos e eventos fiscais.
O que muitos empreendedores não sabem é que a renovação do Certificado Digital é fundamental para que a empresa possa continuar usufruindo dos benefícios desse documento. Por isso, é importante lembrar de fazer essa renovação com pelo menos 30 dias de antecedência do vencimento.
A certificação é uma versão online do CNPJ de uma empresa ou do CPF de uma pessoa física. Por ser um documento virtual ele é apresentado como e-CNPJ ou e-CPF, e a validade pode variar entre 12 ou 60 meses (não é um documento definitivo).
Se você perde o prazo da renovação do Certificado Digital, a empresa não consegue mais emitir notas fiscais, o que prejudica pedidos e entregas, os documentos digitais perdem sua autenticidade e a companhia ou pessoa física não consegue realizar transações bancárias online.
Mas, você sabe como funciona o processo para renovação? Vamos te ajudar nisso!
Primeiramente, é preciso realizar a solicitação da renovação e, para isso, será fundamental entrar em contato com a Autoridade Certificadora que emitiu o certificado digital. A solicitação pode ser feita de modo remoto ou presencialmente.
Durante esse processo, serão necessários alguns documentos:
Pessoa física: documento de identificação (RG, CNH ou DNI) e CPF. Mas, atenção: se o certificado digital for utilizado para conectividade social, canal eletrônico de relacionamento entre os empregadores e Caixa Econômica Federal, é imprescindível anexar o comprovante de inscrição do PIS, CEI ou CAEPF também.
Pessoa Jurídica: cartão CNPJ, documentação de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/ última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto); documento de identificação do representante da empresa (RG, CNH ou DNI).
Após apresentar as documentações é só aguardar a emissão do certificado digital. O tempo pode variar, mas em alguns casos o certificado fica disponível no mesmo dia. A renovação pode ser feita por qualquer autoridade certificadora.
Para não perder uma série de vantagens que o certificado digital proporciona é fundamental garantir a renovação dentro do prazo. Conheça alguns benefícios:
Na Linx, você encontra a solução de Certificado Digital , além do processo de renovação, que também pode ser realizado por nós. Conheça nossa solução e entenda o porquê você deve escolher a Linx. Para mais informações, acesse a página de Linx Bridge: estamos prontos para te ajudar!