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Relatórios gerenciais: por que eles são importantes para o varejo?

Relatórios gerenciais: por que eles são importantes para o varejo?

Esses documentos são muito estratégicos para qualquer empreendedor, já que contribuem para a tomada de melhores decisões de negócio

Reunir dados, analisar cenários e avaliar resultados são práticas que sabidamente levam à melhor gestão de um negócio. Desde as questões operacionais até as administrativas, tudo faz parte da eficiência de uma empresa e, por isso, muitos varejistas têm enxergado cada vez mais a importância dos relatórios gerenciais.

Isso porque esses documentos podem ser considerados uma espécie de “melhor amigo” do gestor. Afinal, além de mostrarem tudo aquilo que está sendo feito com excelência dentro da organização, revelam falhas em estratégias e decisões, tornando-se, assim, o braço direito para a melhoria dos resultados do negócio.

Mas o que, de fato, é um relatório gerencial? E como ele pode trazer benefícios para o dia a dia do varejo?

Vantagens dos relatórios gerenciais para o varejo

Os relatórios gerenciais são documentos que contêm as informações mais importantes sobre diferentes processos que envolvem as atividades de uma empresa. A sua principal função é permitir olhar de forma analítica para o negócio e, por este motivo, acabam servindo como um guia para tomadas de decisões mais acertadas, imprescindíveis para alcançar os objetivos desejados.

Para construir um relatório gerencial, é importante ter um objetivo. Então, antes de começá-lo, faça a seguinte pergunta: “o que eu pretendo analisar e por quê?”. Se você deseja verificar como está a sua performance de vendas, faça um relatório para isso. Ou se entende ser necessário conhecer melhor a satisfação dos seus consumidores, também crie um relatório.

Depois disso, você passa para a fase de elaboração, ou seja, de definir a linguagem que será usada, verificar qual conteúdo fará parte do documento e o formato em que será apresentado (com informações gráficas e muito visuais, por exemplo). Tudo isso para que, no fim, eles sirvam para direcionar diversos aspectos do negócio, do financeiro ao controle de portaria.

Estão entre os principais benefícios de um relatório gerencial:

  • Ter uma visão global de desempenho do seu empreendimento;
  • Tomar decisões estratégicas a partir de dados precisos e relevantes;
  • Evitar prejuízos devido à má interpretação de necessidades e cenários do negócio;
  • Melhorar processos e aumentar a produtividade das equipes, seja no ponto de venda, no e-commerce ou até mesmo na parte administrativa;
  • Aumentar a rentabilidade e a lucratividade da empresa.

Os tipos de relatórios gerenciais

Como você pôde perceber, em um relatório gerencial, é importante que os dados sejam claros, corretos e objetivos, permitindo que sejam analisados de forma a evitar prejuízos e melhorar processos e resultados. Para isso, existem diversos tipos de documentos de análise. Uns estão mais voltados para gerenciar o negócio do ponto de vista financeiro, outros relacionados à produtividade, entre outros exemplos.

Veja, a seguir, alguns tipos de relatórios e entenda como eles podem ajudar você a melhorar a gestão do seu negócio:

Fluxo de caixa diário ou mensal

Para manter a boa gestão, é imprescindível ter um relatório gerencial do fluxo de caixa, que contempla todas as movimentações de entrada e saída. Com os relatórios diários, por exemplo, é possível monitorar com frequência a movimentação de dinheiro da empresa, e essa será a base de conhecimento que vai ajudar o negócio a ficar de portas abertas. Para isso, devem constar informações como: valores recebidos, pagos, saldo do final do dia etc.

Além disso, existem aqueles relatórios produzidos mensalmente, que ajudam o gestor a realizar planejamentos com maior tranquilidade, podendo prever como estará o saldo do caixa para períodos projetados. A ideia é que nunca falte recursos e que a empresa não opere no “vermelho”.

Giro de estoque

O relatório de giro de estoque é a maneira ideal de se ter uma visão mais detalhada e única do seu estoque. Neste documento, devem constar as informações que indicam a demanda dos produtos, ou seja, a quantidade vendida dentro de um período de tempo.

Esse cálculo é aplicável para qualquer tipo de estoque, independentemente da sua complexidade (com produtos perecíveis, por exemplo). Portanto, com ele, é possível saber a situação das suas mercadorias e o volume atualizado de cada item, além de ser o indicador mais adequado para saber de forma precisa de quanto em quanto tempo seu estoque precisa ser renovado e qual é o período do ano em que o giro de um produto é maior, permitindo que você se prepare para garantir que não falte nada para os seus clientes.

Produtos mais vendidos

O controle de vendas é essencial para acompanhar o desempenho do seu negócio no mercado. Por isso, outro relatório gerencial muito importante para o varejo é o de produtos mais vendidos.

Nele, devem constar informações do ranking de produtos conforme as vendas do dia, da semana, do ano ou até mesmo de todo o histórico de vendas das mercadorias. Tudo isso ajudará você a entender com qual produto alcança melhores resultados, podendo aprimorar e personalizar as suas estratégias de marketing e, logo, aumentar as suas conversões em vendas.

Satisfação do cliente e do colaborador

Para o varejista, também é fundamental medir a satisfação do cliente e do colaborador. Afinal, eles são personagens muito importantes para o sucesso de uma loja.

Neste documento, é possível reunir informações como a opinião dos clientes sobre determinado atendimento, qualidade de um produto ou, no caso do colaborador, incluir dados de uma pesquisa de satisfação sobre como ele está se sentindo diante das funções desempenhadas, dos benefícios e da política da empresa. Assim, você consegue olhar para dentro dos muros da empresa e saber se está sendo realmente competitivo no mercado.

Como falamos, esses são apenas alguns casos de relatórios gerenciais que ajudam a aumentar o potencial competitivo de qualquer varejista no mercado. Continue acompanhando o blog e saiba mais sobre todos os assuntos envolvidos no universo do varejo.

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