Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Você acha que sua farmácia poderia ser mais eficiente? Se essa é sua dúvida, as respostas para esta questão podem ser encontradas por meio das informações contidas no relatório de vendas. Uma boa gestão desse relatório permite trazer mais clareza na comunicação e também mantém a equipe mais motivada.
Realizar uma boa gestão no segmento de vendas é indispensável para otimizar o desempenho de uma farmácia ou drogaria. Como este segmento do mercado tem pouca maleabilidade em termos de diferenciação de produtos, é importante otimizar todos os processos internos e conhecer bem o perfil dos clientes para conseguir obter resultados positivos.
Esse tipo de documento normalmente é preenchido pelos vendedores ou gestores da unidade. Nele, existem várias informações de como foi o processo de vendas, tais como o volume de transações realizadas, qual o montante total de receita obtido, o ticket médio do negócio, que produtos são mais demandados pelos clientes, entre outras informações.
A partir dele é possível levantar dados importantes para melhorar o fluxo de vendas e quais dos vendedores tem o melhor desempenho. Isso significa que uma boa gestão desse documento permite a identificação de quais são as falhas no processo de vendas e, uma vez identificadas, podem ser desenvolvidas estratégias para saná-las.
Além das informações referentes às estruturas internas da empresa também há informações relevantes que são externas. As informações em relação ao cliente são muito importantes para colaborar com o desenvolvimento de estratégias de marketing, além de entender a nova realidade do relacionamento com o cliente.
Um relatório de desempenho como esse é um importante mecanismo de trabalho que deve ser utilizado para auxiliar os gestores e os demais profissionais de vendas a avaliar qual a situação comercial em que a empresa se encontra. Isso vai permitir corrigir a postura da equipe e tomar decisões de modo mais assertivo e com base em dados verdadeiros e obtidos em tempo real. Por isso, construir um relatório bem-feito é indispensável para a realização de uma boa gestão.
Antes de proceder com o relatório é necessário considerar como está o funil de vendas para compreender, em uma visão mais macro, a situação da empresa. Isso permite verificar quais são as oportunidades abertas, quais os negócios que já foram acordados, as vendas que converteram, que perfil de cliente está comprando e demais aspectos importantes para a tomada de decisão. Agora, só é preciso definir quais informações são pertinentes a este documento.
Ele é um indicador de desempenho que mostra o volume de negócios que a equipe comercial consegue fechar em relação ao total de clientes que a farmácia tem. Esse parâmetro é calculado por meio da quantidade de vendas realizadas em determinado período e o faturamento total dessas vendas.
Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês
Com essa informação, é possível verificar os pontos de melhoria no negócio, como os meios de aumentar o faturamento ou ainda como melhorar o volume de vendas. Isso permite verificar se as pessoas estão gastando pouco em sua loja ou se há poucas pessoas que estão comprando de seu estabelecimento. Cada caso demanda estratégias diferentes. Por isso, esta análise é tão importante.
As informações quanto ao volume de vendas por vendedor não permite apenas o pagamento de bônus ou comissão mais justa, mas permite identificar quais as características do melhor vendedor e em que se difere dos demais. Com esse tipo de informação é possível desenvolver treinamentos para melhorar o relacionamento com clientes, adotar uma postura proativa e construir um relacionamento mais satisfatório com a demanda.
Entender em quais períodos há grandes fluxos de vendas ou quando o volume é muito baixo permite desenvolver estratégias para suavizar o fluxo de vendas e otimizar os resultados para os períodos sazonais. Entender em que épocas do ano isso acontece também orienta em termos de estoques, quantidade de pessoas na equipe de vendas, além de permitir que a empresa esteja preparada para atender bem sua demanda.
O relatório apresenta dados seguros para a equipe e permite entender de que modo as vendas ocorreram, quais os resultados obtidos e qual o comportamento dos estoques nesse período. A principal contribuição desse tipo de documento se refere ao planejamento estratégico, além da escolha de sistema para farmácia. Com o bom uso do relatório é fácil observar quais vendedores são mais eficientes e por consequência, qual tipo de abordagem de clientes que converte mais.
Uma boa gestão desse documento também favorece o planejamento em relação aos estoques, definindo que tipo de medicamento vende mais, quais não tem grande demanda e quais apresentam um fluxo normal. Ao utilizar um relatório com dados mensais ao longo de um ano é possível identificar padrões, tendências e compreender quais períodos há aumento da demanda, permitindo que a empresa se prepare tanto em termos de recursos quanto de serviços para atender esse aumento sazonal.
Compreender todos os aspectos do processo de vendas favorece na hora de construir a persona, avaliar o público-alvo, estabelecer quais os melhores canais de comunicação e, por fim, desenvolver estratégias de marketing para vender mais.
Um cuidado especial que a farmácia deve adotar é em relação às vendas de remédios. As suas vendas não devem ser estimuladas e se deve verificar os medicamentos que são comercializados apenas sob prescrição médica.
Uma estratégia de vendas adequada, por exemplo, é estimular o consumo em dermocosméticos, pois, além de possuírem boa margem de lucratividade eles não apresentam risco de uso para os clientes. Com isso é possível criar campanhas de desconto, mix de produtos e diversas formas para engajar mais vendas.
Assim, ao utilizar o relatório de vendas de modo mais adequado é possível verificar quais as forças e fraquezas do time de vendas de sua loja. Muito além de um mecanismo burocrático mensal, o relatório de vendas é uma importante ferramenta de gestão que se utilizado de modo correto permite melhorar o gerenciamento de recursos, adequar o atendimento e otimizar as vendas da farmácia.
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