Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Regras fiscais são imunes ao COVID-19

Regras fiscais são imunes ao COVID-19

Desde fevereiro, quando foram confirmados no Brasil os primeiros casos positivos da Covid-19, a área fiscal e tributária das empresas tem vivenciado um cenário de muitas mudanças. Isso devido a uma série de medidas adotadas pelo governo para facilitar e incentivar a comercialização de produtos primordiais na prevenção do contágio do vírus entre as pessoas.

Diante disso, uma grande dificuldade das empresas brasileiras é se adequar a esta quantidade atípica de regras e se beneficiar dos possíveis incentivos fiscais e tributários, pois, normalmente, contam com um time interno bem enxuto. Em alguns casos, essas companhias optam em terceirizar esse tipo de serviço, para não ter grandes preocupações e porque ter um time interno de profissionais especializados para acompanhar as 27 unidades federativas e a União teria um custo alto, o que inviabiliza manter essa estrutura.

Normalmente, contratar uma empresa terceirizada para executar as readequações fiscais e tributárias também pode ser caro. Neste caso, o contratante acaba adquirindo um pacote básico, cujo objetivo é simplesmente cumprir as responsabilidades, para não sofrerem autuações.

Ficou claro que, aproveitar uma variedade de benefícios, como obter uma redução de custos com impostos e facilidades nos processos de tributação, nem sempre é uma realidade para a maioria das empresas, pois essas ainda carecem de automatizações e integrações sistêmicas. Estima-se, por exemplo, que uma companhia conta com pelo menos dois ou mais sistemas diferentes para garantir suas entregas de obrigações fiscais principais e acessórias. Por isso, buscar tecnologias integradas pode ser uma saída.

Para ajudar o varejista com esse desafio, vou listar alguns exemplos de cenários caóticos e como buscar uma solução no mercado para cada um deles. O primeiro deles é no caso de a empresa não ter a visibilidade das notas fiscais emitidas contra seu CNPJ ou não conseguir validar se está pagando tributos a mais do que o necessário. Primeiramente, fique tranquilo porque você não é o único nesta situação, isso é bem comum de se encontrar no mercado. Por isso, é uma boa ideia investir em soluções que de forma automatizada apresentam todas as suas notas de entrada e saída, trazendo facilidade e muito mais segurança para suas rotinas fiscais.

Outro cenário comum é aquele terrível medo que vem aumentando conforme as empresas se aproximam do ciclo de fechamento do mês. A luta contra o relógio pode deixar qualquer um de cabelo em pé, portanto busque ferramentas no mercado que antecipem inconsistências e que sugiram planos de ações, deste modo você evita aquelas surpresas típicas do fechamento do mês.

Enfim, o mercado está cada vez mais buscando trazer a tecnologia como uma aliada no desafio de otimizar processos e garantir mais segurança para a operação. Isso é ainda mais essencial com o dinamismo das obrigações fiscais e tributárias. Parece complexo, mas conte com a tecnologia para ser a parceira estratégica para descomplicar processos e controlar a operação.

 

Entenda como a tecnologia da Linx pode te apoiar com o controle das novas regras fiscais e tributárias! Clique aqui.

 

Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses. Ao acessar o site da Linx, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas