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Rede 5G: os impactos na experiência do cliente na loja

Rede 5G: os impactos na experiência do cliente na loja

O 5G vai revolucionar a forma como consumimos. E você, varejista, está preparado para essa mudança? Falta de tempo, de ideias, de orçamento e de planejamento não podem mais impedi-lo de aplicar inovações tecnológicas em seu negócio.

Essa revolução não deve ser vista como causa de preocupação e sim como uma oportunidade. Para ajudar, neste artigo vamos explicar os impactos da rede 5G na vida de clientes e lojistas. Confira e se prepare para o amanhã!

O que é a rede 5G e qual será sua importância?

5G se refere à quinta geração de telefonia móvel. Ela tornará a conexão muito mais veloz e estável — 10 gigabytes por segundo —, acabará com o limite em pacotes de dados e ampliará a cobertura — 1 milhão de aparelhos conectados simultaneamente por quilômetro quadrado — sem drenar a bateria dos dispositivos móveis.

A importância dessa tecnologia no dia a dia fica clara ao se considerar a demanda por conectividade e segurança em tempos de home office e vendas on-line que o atual contexto de pandemia tem imposto às relações profissionais, pessoais e de consumo em todo o mundo.

Como essa tecnologia é usada no comércio?

As melhorias que a rede 5G disponibilizará permitirão a utilização, em larga escala, do Big Data, da Internet das Coisas (IoT), da Inteligência Artificial (IA) e da Realidade Aumentada (RA), entre outras inovações, para melhorar o relacionamento com o cliente e a gestão dos negócios.

Apesar de já serem usadas no varejo, tanto no site da loja quanto no estabelecimento físico, com o início da operação do 5G a disponibilidade dessas tecnologias não encontrará mais limitações técnicas e se tornará mais acessível.

Hoje, a IA interage com consumidores, melhorando a experiência pós-venda, a Realidade Aumentada oferece projeções em 3D por meio de telefones cujas câmeras estão ligadas, para experimentar opções de decoração, vestuário ou maquiagem, e a IoT conecta equipamentos e agiliza processos. No futuro, haverá uma evolução constante em novas formas de empregá-las.

Como ela tem influenciado a experiência do cliente?

A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas se relacionam com o mundo, incluindo o modo como consomem, e com o 5G isso não será diferente. A nova rede vai agregar muitos benefícios que proporcionarão conveniência, experiência e inovação. Veja, a seguir, o que muda.

Relação com o produto antes da compra

A Realidade Aumentada impactará profundamente vendas e marketing, pois mudará a forma como o público se relaciona com os produtos e as marcas. Por exemplo: um produto visualizado no perfil de uma loja nas redes sociais poderá ser experimentado imediatamente por meio da RA.

Facilidade de acesso às informações para comparações

A disponibilidade e a capacidade de conexão que a rede 5G possui tornarão possibilidades como pagar mais caro ou não encontrar o produto desejado inconcebíveis, uma vez que o consumidor poderá pesquisar por preço e estoque de lojas, em tempo real, antes de sair de casa.

Nesse caso, um item publicado em uma rede social poderá ser buscado pelo cliente. Ele vai, diretamente, até o estabelecimento mais próximo onde está disponível o melhor preço, bem como, o modelo, tamanho ou cor que deseja adquirir.

Demanda por um atendimento personalizado

O Big Data e a Inteligência Artificial são tecnologias que vêm sendo utilizadas para personalizar o atendimento. Com o 5G, o processamento e a transmissão desses dados ganharão velocidade e tornarão esse processo imediato.

Isso possibilitará que um totem de autoatendimento utilize um software de reconhecimento facial, cumprimente o consumidor pelo nome e sugira opções de acordo com seu perfil de consumo.

Contato com a loja de forma remota

A Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada permitirão a compra sem contato, não só online, mas no estabelecimento. Procurar o item desejado no estoque sem necessitar contatar um atendente, pagar sem passar no caixa e adquirir um produto sem sair de casa, mas com a certeza de que não precisará trocá-lo ou devolvê-lo, são algumas das possibilidades para a utilização dessas tecnologias no varejo.

Como se preparar para atender às expectativas do consumidor?

A rede 5G deixará os consumidores ainda mais exigentes, pois as limitações técnicas serão superadas. Para ser inesquecível, a experiência de compra vai depender apenas da empresa.

Para fortalecer essa relação com os clientes, utilizando a rede 5G a favor do desenvolvimento do negócio, algumas providências já podem ser tomadas.

Invista em navegabilidade

Site, loja virtual e blog devem ser de fácil navegação, com um design responsivo e um layout que facilite a jornada de compra. Detalhes, como o tamanho das letras ser ajustável e a qualidade das imagens, são importantes, assim como disponibilizar a busca de produtos com filtros e promover um checkout rápido.

Todo o site deve proporcionar uma experiência ágil, resoluta e personalizada, de modo que o consumidor não sinta dúvidas em relação ao que está comprando nem precise de um grande esforço para realizar a aquisição.

Seja confiável

A proteção de dados tem sido uma preocupação constante para quem consome online. Por isso, desde as soluções de pagamento até a segurança da hospedagem do e-commerce, a confiabilidade deve ser o objetivo norteador.

Um cliente não vai comprar de uma empresa ou em um site que não lhe passe segurança. Investir a fim de garantir isso impactará positivamente nas vendas e na imagem do negócio.

Prepare a plataforma

A rede 5G levará ao uso de diferentes dispositivos para navegação e de novas ferramentas e soluções para compras; assim, é preciso assegurar que a plataforma não tenha nenhuma limitação para essas integrações.

Outros pontos fundamentais são a estabilidade da plataforma e a velocidade para o carregamento das páginas. A falta de ambos os atributos fará com que muitos usuários desistam de efetuar a compra.

Disponibilize opções omnichannel

A experiência do cliente já é um dos mais relevantes fatores para escolha da loja, recompra e fidelização. Com o 5G, as interações serão diferentes, mas o público esperará ainda mais agilidade e personalização delas. Assim é necessário oferecer um atendimento integrando todos os canais.

Tecnologias como a Inteligência artificial, o Big Data e a Internet das Coisas darão o suporte adequado para atingir essas elevadas expectativas que os consumidores passarão a ter.

Escolha fornecedores de qualidade

A qualidade do atendimento oferecido dependerá da qualidade da tecnologia utilizada. Contar com fornecedores confiáveis e que possam se tornar parceiros de mercado será fundamental para o desenvolvimento e a perpetuação do negócio em longo prazo.

Uma revolução inevitável está batendo às nossas portas com a chegada da rede 5G. A mudança na forma de consumir já está acontecendo: adaptar-se e investir em tecnologia na operação da loja é a única alternativa para se manter no mercado — e este é o momento para isso.

Percebeu como a rede 5G impactará a sua vida como lojista? Achou as dicas para você se adaptar úteis? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e prepare seus clientes para essa nova era.

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