Ransomware: entenda como proteger o seu negócio
Conectividade

Ransomware: entenda como proteger o seu negócio

Você sabia que programas de gestão e sistemas operacionais do seu varejo podem estar vulneráveis ao vírus Ransomware? Veja como se prevenir deste ataque e ainda assegurar os dados do seu negócio. 

O uso da tecnologia é fundamental para o varejista que busca otimizar seus processos e conquistar novos clientes. No entanto, percebemos que muitas empresas não se preocupam quando o assunto é segurança das informações. Diante desse cenário, os cibercriminosos se aproveitam dessas inovações tecnológicas para realizar ataques cibernéticos e roubar dados que foram registrados em algum sistema em nuvem ou computador. Assim surgiu o Ransomware

Apesar de ser um conceito abordado com uma certa frequência, muitos ainda não sabem como funciona e nem do que se trata esse sequestro digital de dados. 

O Ransomware tem como objetivo pegar as informações do computador ou servidor, e impedir o acesso a esses arquivos. Para recuperar tais dados é preciso realizar pagamentos para os criminosos virtuais e, ainda, lembrar que não existe nenhuma garantia de que os arquivos serão liberados.  

Segundo a pesquisa The State of Ransomware in Retail 2022, realizada pela Sophos (empresa global de cibersegurança), o varejo teve o segundo maior índice de ataques de Ransomware em 2021. Além disso, analisando o mercado global,  77% das empresas do varejo avaliadas foram atingidas, apontando um aumento de 75% em comparação ao ano anterior. 

O crescimento de ataques no cenário mundial impactou também a média de pagamentos de resgates dos dados: o valor médio pago foi de US$ 226.044, o que representa um aumento de 53%  em comparação a 2020, quando o número era de US$ 147.811. 

Para alertar sobre esse perigo, preparamos algumas informações para que o lojista possa se prevenir contra essas invasões nos sistemas. 

Ransomware

Quais formas de Ransomware existem?

Nos modelos atuais, existem três categorias principais de Ransomware, que são:

  • Ransomware de bloqueio: as funções básicas do computador são afetadas;
  • Ransomware scareware: quando solicita pagamento para recuperar os dados;
  • Ransomware de criptografia: arquivos individuais são criptografados.

Os ataques possuem um poder muito grande e, por isso, é sempre importante se preocupar com a segurança dos dispositivos e dados, buscando sempre manter os programas e os sistemas operacionais atualizados e devidamente licenciados.  Vale reforçar ainda a importância de  sempre fazer backup em nuvem para poder recuperar os dados perdidos após o Ransomware.

Como se prevenir das invasões Ransomware?

Para se prevenir contra esse tipo de vírus, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes:

Links suspeitos

Evite clicar em links com mensagens de spam ou páginas desconhecidas. Se clicar em links suspeitos  pode começar um download automático e levar à infecção ao seu computador.

Divulgação de informações pessoais

Nunca divulgue suas informações pessoais para fontes não confiáveis, seja por chamada de telefone, mensagem de texto ou e-mail. Os cibercriminosos podem estar planejando um ataque de ransomware e tentando coletar dados sensíveis para depois usá-los para personalizar mensagens de phishing para você. Em caso de dúvida sobre a legitimidade da mensagem, entre em contato com a pessoa que solicitou o dado. 

Anexos em e-mails suspeitos

O Ransomware também pode estar escondido em anexos de e-mails. Evite abrir anexos que são enviados por um e-mail não confiável e remetente desconhecido. Nunca abra anexos que pedem para habilitar macros para serem visualizados. 

Pendrives desconhecidos

Nunca conecte pendrives USB ao seu computador se você não souber qual a procedência deles.

Programas e sistemas operacionais atualizados

Manter a atualização dos softwares ajuda na proteção contra Ransomware. Ao atualizar esses sistemas, certifique-se de obter as informações mais recentes. Pois, isso dificulta os ataques dos cibercriminosos ao explorar as vulnerabilidade dos seus programas e sistemas operacionais. 

Fontes de download

Para minimizar o risco de baixar um Ransomware, nunca faça download de arquivos de sites desconhecidos. Lembre-se de buscar sites verificados e confiáveis. Certifique-se de que a barra de endereço da página usa “https” em vez de “http”. Além disso, um escudo ou símbolo de cadeado na barra de endereço pode indicar que a página é segura.

Serviços VPN em redes de WiFi públicas

Ao utilizar uma rede de WiFi pública no seu computador, imediatamente, você vai ficar mais exposto a invasões cibernéticas. Para manter-se protegido, evite realizar transações confidenciais ou, então, use um serviço de VPN seguro.

Os pontos acima reforçam a importância de  manter o sistema operacional e os programas de gestão do seu varejo mais seguros. Como foi citado, esse tipo de vírus Ransomware pode fazer você perder todos os seus dados de um dia para o outro. Para se proteger contra esse ataque, a Linx tem a solução Linx Safenet, que garante mais segurança para os negócios digitais. 

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato conosco, peça uma demonstração do nosso sistema e veja como podemos ajudar a proteger o seu varejo.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!