E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
A resposta rápida é “depende”. Saiba o que levar em conta na hora de ter um e-commerce e veja quando mais tempo pode significar mais qualidade, eficiência e faturamento
Desenvolver um e-commerce (ou substituir uma plataforma que já não dá conta do recado) é um momento sempre importante para as empresas. Afinal de contas, essa é uma oportunidade para entrar ou acelerar o ritmo em um mercado que faturou R$ 169,6 bilhões em 2022 e projeta para este ano movimentar R$ 186 bilhões.
Estar presente no mundo digital também é um caminho rápido e eficiente para estar em contato com os consumidores. Afinal de contas, atualmente 93% das jornadas de compra começam no digital – e mesmo que apenas uma parte delas seja finalizada online, ter um e-commerce robusto é um fator de qualidade e que gera credibilidade com o público.
Quando é tomada a decisão de implementar um e-commerce (ou de fazer um upgrade em relação à plataforma já usada), uma pergunta frequente é “quanto tempo demora para o e-commerce estar no ar”. E essa é uma das perguntas mais difíceis de responder de antemão, por vários fatores:
Lembre-se que a construção de um e-commerce precisa sempre levar em conta a facilidade de uso do sistema, para que o consumidor tenha a melhor experiência possível e se sinta confortável em navegar e comprar em seu site.
Um erro sério (e infelizmente ainda comum) que muitas empresas cometem é não realizar um bom planejamento do projeto de e-commerce. Essa é uma etapa que não pode ser ignorada, nem feita de forma descuidada: é no planejamento que o empreendedor pode identificar o que ele precisa para garantir que a loja virtual o atenda, quais recursos ele precisa e o que ele poderá vir a necessitar no futuro.
Fazer um bom planejamento do e-commerce traz diversos benefícios:
Um erro comum em projetos de e-commerce é escolher uma solução tecnológica e então tentar adaptá-la ao negócio. Antes de se preocupar com a tecnologia que será usada na loja online ou como serão os processos de negócios depois que o e-commerce estiver funcionando, é preciso avaliar se faz sentido, para o seu negócio, ter uma presença online (e de que forma).
Parece uma pergunta básica – e é. Mas fazer essa pergunta pode impedir que um lojista invista mais do que pode ou precisa. Em alguns casos, o empreendedor pode não precisar de um e-commerce, e sim de uma solução de link de pagamento, por exemplo.
Dedicar tempo ao planejamento é muito importante para definir exatamente o que será necessário para o negócio – e quanto melhor o planejamento, mais rápida e sem sobressaltos será a implementação do e-commerce.
No e-commerce, não existe uma solução que é a melhor para todo mundo. O que existe é a melhor solução para o seu caso, de acordo com suas necessidades, estratégia de negócios, tipo de produto, concorrência e volume de vendas esperado.
De modo geral, a escolha de uma plataforma de e-commerce recai em um destes três tipos:
São sistemas padronizados, com poucas possibilidades de personalização, e que podem ser usados sem custo de implementação. Normalmente, essa é uma opção para quem não tem experiência em e-commerce e não espera vender muito pela plataforma.
Embora exista a óbvia vantagem do baixo custo, sistemas desse tipo costumam ter uma performance inferior à de opções pagas, o que influencia diretamente na conversão e no sucesso do negócio. Além disso, no caso de uma eventual falha no sistema, a falta de suporte técnico pode ser um problema sério.
As plataformas de código aberto são vistas como sistemas universais, que são eficientes para atender a maioria das necessidades de negócios. Elas são desenvolvidas por uma rede de profissionais, permitindo atualizações e correções por qualquer pessoa. Também costumam ser gratuitas, mas com um suporte mais próximo trazido pela comunidade de desenvolvedores envolvida na melhoria contínua do sistema.
Nesse caso, as desvantagens estão na necessidade de contratação de pessoal especializado na manutenção ou alteração do código. Plataformas abertas são projetos pré-formatados: quem quiser algo diferente precisará ser especialista ou contratar alguém com experiência para cuidar do projeto.
Como o nome diz, esses são os casos de plataformas de e-commerce em que o lojista paga um valor fixo ou um percentual das vendas em troca de desenvolvimento, implementação, suporte, segurança e atualização. Plataformas desse tipo podem funcionar no modelo Software as a Service (SaaS), em que existe o pagamento de uma mensalidade para uso da loja; ou no modelo personalizado, criado especificamente para atender às características específicas do seu negócio.
Plataformas SaaS têm um investimento menor que uma plataforma personalizada, porém é preciso estar atento ao modelo de cobrança (por transações ou por visualizações) para que os custos de uso estejam dentro do previsto. Já nas plataformas personalizadas, o investimento inicial e de atualização pode ser maior, pois todo o sistema é ajustado de acordo com as necessidades específicas do seu projeto.
O tipo de modelo adotado também influencia no tempo de implementação do e-commerce. Por outro lado, plataformas mais robustas têm recursos mais avançados e podem ajudar você a obter melhores resultados.
Um bom exemplo é o Linx Commerce, a plataforma de e-commerce da Linx. Com ela, é possível trabalhar integrações nativas que demandam muito menos esforço (e tempo) de implementação. Além disso, é possível personalizar a vitrine da loja virtual de acordo com a preferência de cada visitante, utilizar a busca inteligente e desenvolver ações para engajar ou recuperar clientes a partir de e-mails automáticos, mensagens push 100% customizáveis e recomendações personalizadas. A construção de todo um ecossistema tecnológico, com integrações nativas entre as soluções, reduz a complexidade e o tempo de implementação, além de facilitar o crescimento futuro do e-commerce.
Atuando em diversas áreas do varejo e com clientes dos mais variados tamanhos, a Linx é especialista na criação de lojas virtuais de alta performance, integrada aos maiores marketplaces e com os melhores recursos de personalização. Sabemos que implementar um novo e-commerce é uma tarefa sensível para o negócio. Por isso, apresentamos máxima eficiência com o menor impacto possível durante a implementação ou migração do seu e-commerce.
Conte com a gente para expandir suas vendas!