Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
O uso de soluções tecnológicas como aplicativos para gerenciamento remoto dos negócios traz agilidade e informação em tempo real para melhorar a gestão do posto de combustível
Dados da Agência Nacional do Petróleo mostram que existem atualmente mais de 40 mil postos de combustíveis no mercado brasileiro. Desses, quase 20 mil são de bandeira branca e uma parcela significativa dos demais são negócios independentes, em que o próprio dono precisa fazer a gestão do negócio. Isso significa que, na maior parte dos postos brasileiros, não existe um profissional de mercado dedicado 100% à administração do posto.
Nesses casos, a gestão tradicional do posto, na base do “olho do dono engorda o gado”, não funciona. O gestor simplesmente não tem tempo para acompanhar tudo o que acontece, e precisa contar com o apoio de um sistema que traga inteligência para a administração. A partir do acompanhamento diário do negócio, dashboards inteligentes podem ser criados para mostrar ao dono do posto exatamente o que ele precisa saber para tomar melhores decisões.
O uso de um aplicativo como o Linx Gestor App para fazer a gestão remota do negócio faz com que o posto traga inovação para a administração e aumente a sua rentabilidade. Com a operação cada vez mais complexa dos postos, seja pela presença de outros negócios (como lojas de conveniência e prestação de serviços automotivos), seja pelos aspectos tributários e fiscais, trabalhar sem um sistema de gestão integrado e que traga uma visão do negócio em tempo real é uma grande oportunidade para perder dinheiro.
A gestão de qualquer negócio de varejo é uma corrida eterna para solucionar problemas e encontrar maneiras de aumentar a saúde financeira. Em um posto de combustíveis não é diferente. Ainda mais considerando o novo papel dos postos no pós-pandemia, em que a possibilidade de entregas rápidas e as visitas mais frequentes dos clientes geram novas oportunidades de venda – e não apenas para os combustíveis, mas para todo o mix que a praça oferecer.
Não custa lembrar que, hoje, os postos de combustíveis estão se transformando, cada vez mais, em “mini shoppings que vendem gasolina”, pois se tornam mercados de proximidade e centrais de serviços. Além da tradicional venda de combustíveis, é preciso lidar com uma série de novos negócios, como venda de alimentos (food service), delivery de pedidos, minimercados e uma infinidade de serviços. Tudo isso faz com que a gestão do posto de combustíveis precise ter novas competências para se destacar no mercado:
A necessidade de otimizar processos e eliminar falhas faz com que os postos precisem acompanhar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) do negócio. KPIs são métricas que indicam o desempenho do posto de combustíveis a partir da análise de dados. Dessa forma, eles permitem avaliar melhor a atual situação da empresa e tomar decisões sem “achismos”, embasadas em informações reais. O resultado é uma gestão menos sujeita a falhas, com a possibilidade de antecipar problemas e contornar situações rapidamente.
Você quer saber quais são os principais KPIs para acompanhar no seu posto? Confira aqui!
O uso de sistemas tecnológicos é, em alguns casos, uma obrigação legal (todo mundo precisa emitir notas fiscais, por exemplo), mas é possível ir muito além disso. Com o uso de uma solução mobile, por exemplo, o dono do posto pode, a partir do seu smartphone ou tablet, saber como está o estoque de seus produtos e dos combustíveis, além de acessar um dashboard com os principais dados do negócio.
Em outras palavras, com o uso de tecnologia você pode ter a operação do posto de combustíveis na palma da mão e ter uma visão completa do que está acontecendo. Há alguns anos, esse era um diferencial importante da operação. Hoje, é fundamental para dar apoio ao crescimento dos negócios.
Para que isso aconteça, é essencial que a solução se conecte aos sistemas de gestão do posto de combustíveis, facilitando a administração do dia a dia. Dessa maneira, o gestor não precisa mais correr o risco de não saber o que está acontecendo no posto, ou de não conseguir obter uma informação importante quando precisa dela.
Abastecer o carro é o básico da operação do posto. Especialmente nestes tempos de inflação mais alta e forte impacto do preço dos combustíveis no orçamento dos clientes, os postos que conseguem oferecer crédito para os clientes (seja por recursos próprios ou em parcerias com bancos) ou realizam promoções personalizadas com preços diferentes ou cashback indicam que estão atentos ao que está acontecendo. Com isso, têm mais chance de fidelizar os consumidores.
Para o responsável pela gestão do posto de combustíveis, pode ser muito difícil acompanhar tudo o que está acontecendo – especialmente quando ele não consegue estar o tempo todo no local. É isso que torna tão importante acessar os dados em tempo real – dessa forma, o gestor pode entender o que ocorre no posto e tomar decisões mesmo quando ele não está fisicamente lá. É visão estratégica do negócio e gestão à distância!
Apesar do posto de combustíveis ser um negócio para onde os clientes costumam ir (o delivery já é uma possibilidade em alguns mercados, mas normalmente o consumidor é que vai ao posto), o negócio não precisa ser fixo. No caso dos combustíveis, especialmente, a mobilidade é desejada: muitas vezes, os clientes preferem ficar dentro do carro até mesmo para pagar. Por isso, ter soluções de mobilidade, como um PDV Móvel, é essencial.
Hoje em dia, grande parte das vendas transacionadas nas soluções Linx acontecem por meio do PDV Móvel. Esse é um indicador claro do tipo de experiência que o consumidor deseja obter: prática, rápida, conveniente.
O Linx Gestor App oferece um sistema de gestão fácil de usar e que descomplica o controle do dia a dia no posto e loja de conveniência, fornecendo uma visão completa e transparente da operação. O app permite que, em tempo real, o gestor altere preços dos combustíveis diretamente na bomba, centralize a administração de fornecedores e acompanhe as vendas de seu negócio em seu celular ou tablet.
Somente uma empresa com grande experiência de mercado como a Linx consegue colocar tudo isso à disposição de postos de combustíveis em todo o Brasil. Atualmente, mais de 35% dos postos brasileiros utilizam soluções links, em um total de mais de 13 mil postos e lojas de conveniência filiados às maiores distribuidoras do mercado.
Você quer saber mais sobre as soluções Linx para postos de combustíveis e lojas de conveniência? Fale com a gente e transforme a gestão do seu negócio.