Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Se você quer saber qual é a melhor estratégia de promoção, é essencial apostar na diversificação de promoções com a ajuda da tecnologia, e assim, alavancar as vendas da sua farmácia.
Com a transformação digital no varejo farmacêutico, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos produtos e promoções. Nesse sentido, promover uma experiência de compra encantadora ao consumidor é o que todas as farmácias querem. Por isso, é indispensável entender o perfil de quem compra na sua farmácia e, como estratégia de promoção, diversificar formas de descontos, com a ajuda da tecnologia.
Para atrair a atenção dos consumidores e shoppers na sua farmácia, é preciso, em primeiro lugar, entender o perfil de quem compra nela. Esses dados podem ser analisados em um sistema de gestão eficiente, onde é possível coletar e cruzar informações pessoais (profissão, sexo, idade, etc.) com o comportamento de compra, como: preferências por produtos específicos, medicamentos de uso contínuo e promoções mais utilizadas.
Com essa tecnologia capaz de armazenar dados e automatizar processos de forma inteligente, as farmácias podem criar suas estratégias de promoção irresistíveis, sabendo como ofertar os produtos de maneira eficiente.
Na hora de montar os descontos e promoções: diversifique! É importante mostrar para o público que a sua farmácia oferta os produtos de várias maneiras, dando mais possibilidade para o consumidor encontrar formas de aproveitar. Confira alguns exemplos:
Os combos promocionais são kits de produtos que incentivam o consumidor a levar mais itens de uma vez só. Para a oferta ser mais atrativa, as farmácias aplicam um desconto especial para a venda desses produtos vendidos juntos. É ideal para movimentar o estoque ao alavancar a venda de produtos que tem baixa rotatividade, por exemplo.
Os vouchers, também conhecidos como “cupons de desconto”, compõem um tipo de promoção que surge em momentos específicos, tem limite de uso e período para expiração, contribuindo para o combo perfeito no quesito: estimular compras. Nela, um valor ou percentual é abatido do preço total de um produto ou serviço, funcionando como vale (ticket) para o cliente. Além disso, é possível engajar e divulgar esse tipo de ação nas redes sociais da loja, através de influenciadores e blogueiros.
Queridinhos pelo consumidor, os cashbacks são a promessa de ter o dinheiro de volta, ou seja, é uma estratégia de fidelização que basicamente permite que o cliente receba de volta parte do dinheiro gasto em uma compra. E esse tipo de estratégia tem ganhado tanto espaço que, no ano de 2020, o relatório Global Cashback Report constatou que os programas de fidelidade que ofereceram cashback como benefício aos seus clientes tiveram um crescimento de 3, 4 vezes em suas taxas de conversão. Sem dúvidas, oferecer esse tipo de promoção na farmácia vai expandir as suas vendas!
Programar datas comemorativas e dias da semana para ofertar produtos específicos também é uma ótima forma de promover esses itens. Nas farmácias, por exemplo, é possível escolher o “Dia do Bebê” para vender fraldas, leites, produtos de higiene, entre outros itens, ou, também, aproveitar a data comemorativa do “Dia da Mulher” para oferecer produtos HPC. Enfim, para esse tipo de campanha, é preciso estar antenado ao calendário e usar a criatividade na composição desses kits.
É o famoso “Pague dois e leve três”. O objetivo desse tipo de ação é incentivar o cliente a comprar produtos em maior quantidade, oferecendo um desconto de acordo com a quantidade de itens que serão levados em uma mesma venda. Resumindo: quanto mais a pessoa consumir produtos na loja, mais desconto ela terá.
E aqui existe a possibilidade de se trabalhar descontos diferenciados em duas situações: medicamentos próximos ao vencimento e medicamentos de uso contínuo.
No caso dos remédios com prazo de validade próximo, as farmácias podem criar uma seção específica para que o cliente identifique os descontos dessa categoria. É importante ressaltar que o vendedor da farmácia esclareça para o cliente que esses produtos, embora próximos ao vencimento, ainda podem ser consumidos sem problema alguma. Após a compra, o cliente fica satisfeito, porque ganhou um desconto relevante naquele medicamento e a farmácia também é beneficiada por não deixar aquele produto vencer na prateleira.
Já para os medicamentos de uso contínuo, é importante saber que, no Brasil, 52% das pessoas sofrem com algum tipo de doença crônica, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019. Ou seja, uma grande parte da população utiliza medicamentos de uso contínuo para o tratamento. A partir desse entendimento, a farmácia pode elaborar uma estratégia que ofereça descontos atrativos aos clientes cadastrados, para que eles façam uma escolha de compra natural sempre na mesma loja.
O Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é um programa de descontos especiais que é bastante usado em farmácias. Com ele, é possível oferecer preços mais atrativos aos clientes a partir de descontos aplicados pelos laboratórios. Mas, não para por aí! Isso porque existe a possibilidade de se trabalhar o desconto adicional PBM, claro, se a estratégia de promoção da sua farmácia for precificação e o objetivo for atrair clientes pela percepção de preço baixo.
O desconto adicional PBM é uma ferramenta disponível no sistema Linx Farma, que traz um diferencial competitivo para a farmácia no momento da venda de itens pelo PBM. Com ela, a farmácia tem total autonomia para aplicar um desconto sobreposto ao desconto já aplicado pelo PBM. Dessa forma, a loja que usa esse recurso cria uma diferenciação de preço no mercado já que todas as outras farmácias passam pelo PBM e o valor final chega a ser o mesmo.
Por fim, depois de escolher quais serão os descontos e estratégias de promoções que serão utilizados, é hora de acionar a estratégia-chave para o sucesso dessas ações: o uso da tecnologia.
Se antigamente, o caminho natural das farmácias para sinalizar descontos e promoções aos consumidores era através de etiquetas espalhadas pela loja física, cabia ao funcionário da farmácia lembrar de ofertar os produtos que faziam parte dessas ações. Atualmente, as farmácias precisam cuidar dessas campanhas não só nas lojas físicas, mas também nos canais digitais. Essa integração do físico e do digital é o que chamamos de omnicanalidade.
Controlar e gerenciar todo esse processo pode ser simplificado com a automatização, afinal, é praticamente impossível fazer uma gestão eficiente de todas essas campanhas manualmente. Com o Linx Promo, ferramenta disponível nos nossos softwares para farmácias, existe um motor de promoções que possibilita uma maior interação com o consumidor, por meio de diversas estratégias, como: campanhas, cashbacks, vouchers, vale presente, lista de preços, gestão de pontos, dentre outras.
Então, se você quer escolher a melhor estratégia de promoção e promover uma jornada de compra irresistível para os clientes da sua farmácia, a Linx tem a solução ideal para a sua loja. Somos líderes no varejo farmacêutico, contribuindo para o crescimento de mais de 10 mil farmácias, através de um ecossistema de soluções que atendem por completo a gestão da sua farmácia, seja nos canais físicos ou digitais. Fale com a gente!