Quais são os benefícios da farmácia adotar o PBM?
Farmácias e drogarias

Quais são os benefícios da farmácia adotar o PBM?

Por Érica dos Santos Sudré, Analista de Negócios na Linx.

 

PBM é a sigla utilizada para Phamacy Beneficit Management, conhecida no Brasil desde 1990 como Programa de Benefícios em Medicamentos, que tem como objetivo apoiar as políticas de benefícios da farmácia proporcionando aos consumidores descontos nos medicamentos, desde a linha de medicamentos originais até as genéricas.

Atualmente, os PBM’s são divididos em dois grupos, sendo o primeiro o PBM oferecido pelo Governo, chamado Farmácia Popular, que visa atender toda a população através do fornecimento de medicamentos que são considerados essenciais ao tratamento de patologias crônicas com maior ocorrência no Brasil, tais como: hipertensão e diabetes. Medicamentos de hipertensão, diabetes e contraceptivos ficam disponíveis nas farmácias que possuem credenciamento ao programa com desconto de até 90% sobre o valor cobrado normalmente, sendo que alguns são oferecidos sem nenhum custo para o cliente. O segundo grupo é o dos PBMs privativos, qual fazem parte o E-Pharma, Portal da Drogaria, Vida Link, Funcional Card, Orizon, Pharmalink e outros, que também dão acesso à população a medicamentos necessários para tratamento de doenças com descontos especiais.

A seguir, vou citar os principais benefícios das farmácias que aderirem a esse programa.

 

Clientes Satisfeitos

Os clientes tendem a se sentir mais satisfeitos quando percebem a economia na compra de medicamentos oferecidos com desconto, pois muitas vezes possuem um alto custo e estão vinculados a remédios de uso contínuo. Dessa forma, o cliente tem a percepção de que está sendo cuidado pela farmácia.

Fidelização de Clientes

Uma vez cadastrado em algum PBM, o cliente recebe descontos em alguns produtos, o que incentiva que ele volte a comprar no mesmo estabelecimento, o qual lhe proporcionou uma melhor experiência de compra e economia. Essa pode ser uma maneira da farmácia aumentar seu faturamento.

Ganho de competitividade

A competitividade em preços é um grande diferencial para qualquer negócio. Ao aderir a parceria com os PBM’s, a farmácia irá praticar os mesmos preços de grandes redes nos medicamentos que fizerem parte do programa de benefícios, fazendo com que ela não perca competitividade, pois os descontos dos PBM’s são padronizados.

Não dá para perder essa oportunidade, certo? Sabendo disso, os sistemas para o segmento de farmácias da Linx já possuem integração e estão homologados com a maioria dos PBM’s, sendo necessário apenas que o estabelecimento faça o credenciamento com o Programa de Benefícios para a farmácia passar a receber descontos dos fabricantes dos medicamentos ou receber a reposição dos itens que são vendidos através do programa. Dessa forma, o estabelecimento não tem prejuízos financeiros com a disposição desses medicamentos que fazem parte do programa de benefícios. Já os consumidores que desejam adquirir o benefício de descontos em medicamentos precisam fazer o cadastro no PBM ou serem beneficiários de empresas que tenham vínculo com algum PBM.

 

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente